Certificação JAVA - Auxílio para conseguir a certificação

7 respostas
S

Opa!!!

até hoje aprendi a programar no “braço”. Assim foi com linguagem de CLPs (ladder), C, Delphi, C++ (BCB), ASP e PHP.

Pela primeira vez vou mudar a forma de aprender. Peço aos senhores ajuda para conquistar a certificação JAVA.

Entendo que para a maioria a questão se limite a estudar um livro e fazer a prova. Mas meu nível tá mais baixo…

Gostaria de ajuda para uma introdução rápida ao universo JAVA:
-O que ler para me situar,
-onde entender as evoluções de versão (1.4, 1.5, 2 e 5?),
-os escopos (ME, SE, EE),
-o que os testes (310-XYZ) significam ou abrangem,
-como são feitas as provas (em casa, no papel?), quanto custam e, finalmente,
-qual livro estudar.

Peço sua ajuda para coroar meus conhecimentos em informática com uma certificação.

Valeu a boa vontade!
suetaM

7 Respostas

Roger75

Antes de tirar a certificação, acho que o ideal seria tentar usar a linguagem “no braço” como você fez com as outras linguagens, se você for totalmente novo em Java. Um livro bom é o do Deitel (Java como Programar), que vem com um CD de exemplos.
Para a certificação tem aquele livro da Kathy Sierra (um azul e vermelho).
Para fazer a prova de certificação você tem que comprar um voucher na Sun ligando para o 0800 deles. Depois que vier o voucher você agenda a prova no site da Prometric (www.2test.com). O valor deve estar uns 330 reais, mas ligue para confirmar.

A

suetaM:

suetaM

Tutoriais e apostilas. Na Web você encontra muito. Começe por este site e termine no Google. Por que tutorias? São menos burocráticos e mais didáticos. Nao use uma IDE robusta como o Eclipse. Sugiro o GEL (apesar de estar descontinuado) mas, é simples e fácil de usar.
Faça muitos testes com as APIS principalmente Swing para interiorizar os conceitos OO do Java.

suetaM:

suetaM

Comece com “Para quem está começando…” em anexo e faça a página da SUN um link inicial. Tem tudo lá.

suetaM:

suetaM

Preocupe apenas em entender o SE neste momento. Os outros são consequências do anterior. De novo… site da Sun.

suetaM:

suetaM

Tem tudo no site da Sun.

suetaM:

suetaM

As provas sao feitas em um centro Autorizado prometric mais proximo de você e diretamente no computer. Deve-se informar nos site da PROMETRIC. Mas de novo… nao se preocupe com isso agora. Preocupe-se apenas em aprender a linguagem.

suetaM:

-qual livro estudar.
suetaM

Existem muitos. O mais famoso é o Java Como Programar do Deitel. Para certificação deve pegar um livro mais específico como o da Kathy Sierra.

amilhoranza

Um bom livro que é muito didático é o Head First Java ou sua versão em português “Usa a cabeça”.

akumaldo

amilhoranza:
Um bom livro que é muito didático é o Head First Java ou sua versão em português “Usa a cabeça”.

Você já leu esse livro??eu gostaria de saber mais sobre ele…
como ele trata dos assuntos??

LPJava

suetaM:
Opa!!!

até hoje aprendi a programar no “braço”. Assim foi com linguagem de CLPs (ladder), C, Delphi, C++ (BCB), ASP e PHP.

Pela primeira vez vou mudar a forma de aprender. Peço aos senhores ajuda para conquistar a certificação JAVA.

Entendo que para a maioria a questão se limite a estudar um livro e fazer a prova. Mas meu nível tá mais baixo…

-qual livro estudar.

Peço sua ajuda para coroar meus conhecimentos em informática com uma certificação.

Valeu a boa vontade!
suetaM

assim parceiro acredito que primeiro vc tem q saber pq quer migrar para java? e oq vc entende pela linguaguem…eu ja programei em php e dei umas pixeladas no asp…mas migrei para por ser uma linguaguem do futuro em todas as organizações…hj as mesma fala em diminuição de custo e o java está ai… e outros aspectos positivos da linguagem… Bom eu particulamente nao tenho paciencia de pegar tutoriais e apostilas da net e ler… varias e n saber qual ler…sacow…entao comprei um livro(deitel 6 edição) e um tutorial especifico para certificação que um analista e certificado em java me deu…mas eh para prova 1.4 mas ta legal os assuntos sao “praticamente os mesmos” porem na 1.5 está voltada para os updates… em questao das provas as mesmas eh feita no computador, se quer aprender java para certificação nao pode querer ir de maneira rapida como falou, apenas passar por cima e entender algumas sintaxe…tem q entender o pq de cada {} cada linha cada erro…se realmente ta afim de fazer a certified e alem de ser um profissional qualificado na linguaguem… a questao da versao do java el esta na 1.5 que a SUN chama de java 2. versao que está em fase beta…ainda… porem no mercado n importa se vc programa em 1.4 ou 1.5 por enquanto o que importa eh q vc sabe programar…e solucionar um problema…como vc eh iniciante = a eu… aconselho começar a estudar por 1.5 ja que eh uma nova versao do java mesmo ela em versao beta ainda…ate pq tem o exame em portugues da mesma… para a certificação vc precisa adquirir o voucher(passporte) para certificação nao nominal, que custa 330,00(oh saudad eda promoção de 200,00) e vc precisa fazer o que o parceiro acima falou escolher o local aonde vai fazer o exame e pronto o resultado eh na hora! Score 80%. E respondendo a pergunta do livro, Recomendo deitel 6 edição… estou lendo o mesmo e to gostando ele está me mostrando as atualizações que sofreu na nova versao…e ta sendo de certo modo claro…e nos exercicios ele cobra tudo q deu no capitulo ate o capitulo 8 eh ± 35 ~40 pg cada cap, com bastante exercicios…muitos falam mal dele…pq ser um livro extenso, mas para ler deitel tem q ter paciencia e nada de estar ancioso senao n termina e perde o $$ investido…mas digo ele nao eh recomendado para certificação…porem ajuda cerca de uns 50% pois muitos que fez o novo exame disse q ta caindo bastante o que tem de novo no java 2. Não li nenhum outro livro alem do deitel pretendo ler corejava… minha meta eh termina de ler deitel em outubro…estou na pagina 230 por ai falta apenas 800pg leio ele umas 4 horas por dia! devido trabalho e estudo(agora to de ferias)… mas veja o anexo metodologia de estudar qualquer livro deve auxiliar valeuz!! eita que eu falo d+! foi mal!!

H

Terminei de ler o livro Head First Java, achei bastante interessante a maneira que ele trata o assunto, eu como estou começando, achei muito facil, logo no inicio do livro, é falado a metodologia usada no livro, linguagem fácil e exercicios que realmente vão por em pratica oque vc leu.
Agora passei pro livro de certificação, queria ter lido o do deitel antes, mais to respirando java todos os dias e ja to com o voucher na mão, então é estuda estuda e estuda xD

akumaldo

hideekii:
Terminei de ler o livro Head First Java, achei bastante interessante a maneira que ele trata o assunto, eu como estou começando, achei muito facil, logo no inicio do livro, é falado a metodologia usada no livro, linguagem fácil e exercicios que realmente vão por em pratica oque vc leu.
Agora passei pro livro de certificação, queria ter lido o do deitel antes, mais to respirando java todos os dias e ja to com o voucher na mão, então é estuda estuda e estuda xD

Como você faz para respirar java???:smiley:
ahahhaha brincadeirinha boba…
mas obrigado pelas impressões do livro head first java…:smiley:

Criado 4 de julho de 2006
Ultima resposta 10 de jul. de 2006
Respostas 7
Participantes 7