Certificação Java - como?

Olá !!!
Estou interessado em obter certificação JAVA, mas eu entendo só o básico . Creio que essa certificação que descutimos aqui no fórum é uma prova.

Minha pergunta é, alguem sabe um site bom onde podemos fazer curso on-line de Java ??? Ou alguma escola aqui em Campinas ???

Meu interesse é nessas 3 certificações

• Sun Certified Java Programmer (SCJP)
  • Sun Certified Mobile Application Developer (SCMAD)
  • Sun Certified Enterprise Architect (SCEA)

No aguardo Márcio

Vc vai achar um bom curso … quer dizer … um excelente curso ai em
Campinas na GlobalCode

Vale a pena …

eu estou estudando para certificação em casa mesmo comprei uns livros:

• deitel sexta edição (li apenas a parte de java e orientação a objetos)
  • kathy sierra
  • Certificação java - roberto

nao tneho $$ para curso to me virando… mais o curso eh legal para quem puder pagar… muitos aqui no forum, fez a certified sem fazer curso porem para isso exigi muita disciplina… e lembre-se o curso nao aprova vc… ele apenas lhe o caminho que vc tem q trilhar… tudo depende de VC.

Marcio estou fazendo curso no Senac no Rio. Estou aprendendo muita coisa, mas pelo que vi, para fazer a prova de certificação vou precisar estudar mais. Na verdade me aprofundar em alguns assuntos mais cobrados. Na minha opnião um curso ajudar para a hora da certificação, mas sem o estudo por conta própria fica quase impossível. Reforço a indicação do livro da kathy Sierra pois usarei ele, e muuuuita gente que passou o usou também. Boa sorte e sucesso!

Boa tarde galera !!

Agradeço pelas respostas . . .vou entrar em contato com a escola Global para ver o método de ensino deles.

Em relação ao Livro DEITEL, vou ver esta edição, não a conhecia, eu tenho um livro dele mas é relacionado a INTERNET & WORLD WIDE WEB

caso haja mais dicas, podem mandar aqui que eu leio

Abraços !!!

Se você quer apenas estudar pra certificação, não compre o livro do Deitel, compre o da Kathy. Mas se você quiser aprender Java, ai sim compre o do Deitel (ou compre os 2, pois o da Kathy também ensina muita coisa)…

Eu estou estudando o livro Java Como Programar sexta edição e não me arrependo. Logo vou pegar o da Kathy Sierra em ingles. Mas isso é para certificação SCJP 5.

Agora Sun Certified Enterprise Architect (SCEA) é outra conceito hein! Acho melhor já estar trabalhando a alguns anos na área, porque pelo que eu sei este não é sobre a linguagem como o primeiro e sim como gerir projetos em Java.

Os cursos da Global Code são muito bons, mas não creio que apenas com um curso de java se consiga passar na prova da certificação. Para isso, ainda acho melhor comprar uns livrões e sair lendo… Minhas sugestões vão abaixo:

Para aprender java (e a programar também):
:arrow: Java como Programar

Para certificação SCJP e quem ainda não programa em java:
:arrow: Head First Java, 2nd Ed

Para certificação SCJP e quem já programa em java:
:arrow: SCJP Sun Certified Programmer for Java 5 Study Guide - Kathy Sierra & Bert Bates

[editado]
Ah!, todos esses livros cobrem o Java 5. Recentemente tirei a certificação SCJP 1.4, mas só não tirei a do java 5 porque já estava estudando há um bom tempo pra 1.4. Quem for começar a estudar agora, o correto é tentar a SCJP 1.5.
[/editado]

Caro Marcio,

Acredito que para certificacao de programador Java 1.5, vc de fato deve investir bastante e “transbordar” conhecimentos para nao ter nenhum tipo de surpresa.

Existem varios treinamentos no mercado, mas dificilmente um deles vc sai da sala de aula e vai para a prova direto, pois algumas questoes, realmente acabamos por decorar na vespera, so para tirar a certificacao, como para muitos era o caso de deslocamento binario na SCJP 1.4.

Passada a certificacao de programador, tudo fica bem mais tranquilo, ai posso afirmar que para a de Web, se vc assistir um treinamento ou ler um livro e escrever de verdade um aplicativo Web, com tudo que tem direito, vc vai conseguir passar na prova, ou seja, a de Web é muito mais facil que de programmer.

A ultima que eu fiz foi a de arquiteto, que por incrivel que pareca, eh muito tranquila tb, se comparado com a de programador.

Bem, eu sou da Globalcode e la temos mini-cursos gratuitos para certificacao e alguns materiais no site para download, alem de treinamentos. Para ser mercadologicamente justo e nao simplesmente aproveitar esse espaco alheio para propagandas, a Caelum tb disponibiliza um treinamento focado so em certificao, acho que vale a pena dar uma olhada geral.

Uma otima pratica que vimos na nossa escola em Florianopolis, eh o pessoal de JUGs como este, se juntam para estudar um tanto por semana juntos.

Qualquer informacao adicional, estamos a disposicao.

Um abraco,
Vinicius Senger
Fundador Globalcode