Caro Marcio,
Acredito que para certificacao de programador Java 1.5, vc de fato deve investir bastante e “transbordar” conhecimentos para nao ter nenhum tipo de surpresa.
Existem varios treinamentos no mercado, mas dificilmente um deles vc sai da sala de aula e vai para a prova direto, pois algumas questoes, realmente acabamos por decorar na vespera, so para tirar a certificacao, como para muitos era o caso de deslocamento binario na SCJP 1.4.
Passada a certificacao de programador, tudo fica bem mais tranquilo, ai posso afirmar que para a de Web, se vc assistir um treinamento ou ler um livro e escrever de verdade um aplicativo Web, com tudo que tem direito, vc vai conseguir passar na prova, ou seja, a de Web é muito mais facil que de programmer.
A ultima que eu fiz foi a de arquiteto, que por incrivel que pareca, eh muito tranquila tb, se comparado com a de programador.
Bem, eu sou da Globalcode e la temos mini-cursos gratuitos para certificacao e alguns materiais no site para download, alem de treinamentos. Para ser mercadologicamente justo e nao simplesmente aproveitar esse espaco alheio para propagandas, a Caelum tb disponibiliza um treinamento focado so em certificao, acho que vale a pena dar uma olhada geral.
Uma otima pratica que vimos na nossa escola em Florianopolis, eh o pessoal de JUGs como este, se juntam para estudar um tanto por semana juntos.
Qualquer informacao adicional, estamos a disposicao.
Um abraco,
Vinicius Senger
Fundador Globalcode