certificação java e futuro da tecnologia java

1 resposta
slopes.ricardo

Olá pessoal,
Vou iniciar o meu primeiro semestre do curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas.
Já tenho uma boa lógica de programa (Procedural). Estava iniciando meu estudo em Python, mas vi
que aqui em minha região (Salvador/BA) não tem vaga para desenvolvedor em Pyhon, as vagas são, em sua grande maioria, para Java, PHP e .NET (C#).
Li esse artigo no blog do alura e me interessei. Pelo que já vi de Java, enquanto linguagem, achei bem organizada e com a sintaxe facil para mim, pois estudei logica de programa com C.

Ouvi boatos de que Java está chegando ao fim, que as empresas querem reduzir os custos com desenvolvimento e por isso estão adotando outras tecnologias e que a Oracle abandonou o Java. Queria ouvir alguma opinião seria a respeito.

Também queria saber se caso eu deseje estudar para uma certificação em Java, devo começar logo com Java 8 ou ainda vale a pena a certificação de Java 7?

Desde de já peço desculpas caso minhas duvidas sejam tolas, porém sou um iniciante.

Abraços.

1 Resposta

sergiolopes

Olá ótimas perguntas!

Na minha visão o Java estava longe do fim. É ainda uma das plataformas mais usadas no mundo e tem um grande apelo nas empresas. A Oracle não abandonou o Java não, muitas novidades estão sendo pensadas. Chuto dizer até que o ritmo e impacto das novidades hoje é maior até que na época da Sun.

O mercado hoje em dia porem é bem mais pulverizado que antes. Muitas linguagens são usadas e muitas vezes a mesma empresa usa várias diferentes.

Como decisão de carreira eu acho bem certeiro aprender Java sim. Mas depois que já tiver aprendido bastante recomendo sim aprender mais linguagens, e ter um conhecimento diversificado.

Sobre a certificação: se vai estudar agora no zero, eu iria direto pra última versão já. Não vejo porque tirar a anterior.

Abraço

Criado 22 de dezembro de 2015
Ultima resposta 22 de dez. de 2015
Respostas 1
Participantes 2