Certificação Java - Exam 1Z0-803

8 respostas
A

Olá pessoal,

Tenho algumas dúvidas referênte a essa certificação, gostaria de algumas opiniões.

• Com essa série de alterações feitas pela Oracle, mudaram algumas nas certificações, essa é a correta a iniciar as certificações?
  • Estou pensando em investir no Exam 1Z0-803 como primeira certificação Java, vale a pena tal investimento?
  • Estou com o livro “Oracle Certified Associate Java SE 7 Programmer Study Guide 2012”, além do livro da Sierra, para certificação Sun ainda, será que com isso dou conta ou é necessário comprar mais algum livro?

Abraço

8 Respostas

A

Exato . A partir da versão 7 é necessário e obrigatório ter a certificação do tipo SCJA. Sim vale a pena o investimento pois ela é muito procurada pelos empregadores . Sim este livro já é suficiente, pelo menos foi pra mim q acabei de tirar para SCJP 6 , acredito q seja o suficiente para o SCJA que é um pouco mais fácil. Eu tinha também o livro de simulados da Kathy e comprei um simulado online da Whizlab.

A

Legal alex, parabéns pela certificação!
Esse da Kathy eu comprei ele tbm, o “Oracle Certified Associate Java SE 7 Programmer Study Guide 2012” é bem atualizado, por isso gostei.
Se não for abusar alex, quanto tempo de estudo vc dedicou diariamente? Em quantos meses se dedicou a certificação? Vc seguiu a ordem de capítulos do Kathy?

Abraços

A

olha acho q em média 4h por dia ,5 dias na semana ,já tá bom demais . E olha que eu já sabia bastante java. tipo já tava num nível avançado . Acredito se vc tirar primeiro a certificação OCJA e depois tentar a OCJP leva menos tempo, pois essa graduação oferece a vc uma evolução ao invés de pular de nivel duma só vez. Eu demorei 6 meses no tempo total, só que teve um período que tive que parar de estudar ai voltei praticamente do zero . A dica é Leia cada capítulo devagar no seu ritmo. Sem pressa . Não se impressione com o tamanho do livro ou quantas páginas estão faltando ou ainda quantas páginas vc leu no dia . O importante é sempre entender . se for preciso releia as partes/objetivos não entendidos. Eu por exemplo , na pressa de terminar logo fiz a primeira leitura em pouco mais de 1 mês só que vi que não tava ainda preparado e fiz a segunda leitura , que foi bem mais demorada e sem pressa.
E por último , sim eu segui a ordem dos capítulos da Kathy pois há um certo encadeamento da matéria , um capítulo avançado dependerá do entendimento de um capítulo básico, tão bem ordenados .

dxos

Minha Opinião,

Certificação vale a pena sim, apesar de todas discussões que houve, como disse na minha opinião, é sempre um algo a mais no currículo, ou seja, vale sim o investimento.
Todos que eu conheço tomaram como base os livros da Kathy para realizar os estudos, e todos obtiveram sucesso apenas estudando com ele, eu mesmo tirei a OCJP apenas com o livro dela.

A

alexmonassa:
olha acho q em média 4h por dia ,5 dias na semana ,já tá bom demais . E olha que eu já sabia bastante java. tipo já tava num nível avançado . Acredito se vc tirar primeiro a certificação OCJA e depois tentar a OCJP leva menos tempo, pois essa graduação oferece a vc uma evolução ao invés de pular de nivel duma só vez. Eu demorei 6 meses no tempo total, só que teve um período que tive que parar de estudar ai voltei praticamente do zero . A dica é Leia cada capítulo devagar no seu ritmo. Sem pressa . Não se impressione com o tamanho do livro ou quantas páginas estão faltando ou ainda quantas páginas vc leu no dia . O importante é sempre entender . se for preciso releia as partes/objetivos não entendidos. Eu por exemplo , na pressa de terminar logo fiz a primeira leitura em pouco mais de 1 mês só que vi que não tava ainda preparado e fiz a segunda leitura , que foi bem mais demorada e sem pressa.
E por último , sim eu segui a ordem dos capítulos da Kathy pois há um certo encadeamento da matéria , um capítulo avançado dependerá do entendimento de um capítulo básico, tão bem ordenados .

Legal alex, valeu as dicas!!!
Estou querendo seguir o ordem de capítulos não da Kathy mas esse exclusivo para essa certificação e usar o da kathy como auxiliar. Mas isso é negociável, vou ver se vale a pena assim… abraço

A

dxos:
Minha Opinião,

Certificação vale a pena sim, apesar de todas discussões que houve, como disse na minha opinião, é sempre um algo a mais no currículo, ou seja, vale sim o investimento.
Todos que eu conheço tomaram como base os livros da Kathy para realizar os estudos, e todos obtiveram sucesso apenas estudando com ele, eu mesmo tirei a OCJP apenas com o livro dela.

Valeu por participar com sua opinião dxos.
Tu tirou a 1Z0-803 com o livro da Kathy? E conta aí como foi sua preparação, quanto tempo de estudo diário? quanto tempo se preparando?
Abraços

dxos

Na realidade eu tirei a 1Z0-851 que é a OCJP 6

Estudos foi com o livro da Kathy sobre esse exame, e estudava cerca de 3 ou 4 horas por dia, e no final de semana, fazia uma rapidinha de 30 min a 1 hora, só para não perder ânimo na segunda feira, segui a ordem dos capítulos do livro, fazia anotações sobre as duvidas que eu tinha durante o capitulo, e se ao final não tivesse sanado as dúvidas ai perguntava ao google… =D
Ao todo estudei cerca de 3 meses, porém se tornaram 6, pois tive que parar os estudos por causa do TCC da faculdade, ou seja, estudei 2 meses parei durante quase 3 meses, e ai voltei e estudei mais 1 mês os capítulos que faltavam.
Ao final fiz algumas vezes simulado que veio junto ao livro e foi isso.

A

dxos:
Na realidade eu tirei a 1Z0-851 que é a OCJP 6

Estudos foi com o livro da Kathy sobre esse exame, e estudava cerca de 3 ou 4 horas por dia, e no final de semana, fazia uma rapidinha de 30 min a 1 hora, só para não perder ânimo na segunda feira, segui a ordem dos capítulos do livro, fazia anotações sobre as duvidas que eu tinha durante o capitulo, e se ao final não tivesse sanado as dúvidas ai perguntava ao google… =D
Ao todo estudei cerca de 3 meses, porém se tornaram 6, pois tive que parar os estudos por causa do TCC da faculdade, ou seja, estudei 2 meses parei durante quase 3 meses, e ai voltei e estudei mais 1 mês os capítulos que faltavam.
Ao final fiz algumas vezes simulado que veio junto ao livro e foi isso.

Legal dxos, valeu por relatar aí como estudou, isso vai ser bem importante… penso em fazer algo parecido. Abraço.

Criado 11 de janeiro de 2013
Ultima resposta 12 de jan. de 2013
Respostas 8
Participantes 3