Tenho algumas dúvidas referênte a essa certificação, gostaria de algumas opiniões.
Com essa série de alterações feitas pela Oracle, mudaram algumas nas certificações, essa é a correta a iniciar as certificações?
Estou pensando em investir no Exam 1Z0-803 como primeira certificação Java, vale a pena tal investimento?
Estou com o livro “Oracle Certified Associate Java SE 7 Programmer Study Guide 2012”, além do livro da Sierra, para certificação Sun ainda, será que com isso dou conta ou é necessário comprar mais algum livro?
Exato . A partir da versão 7 é necessário e obrigatório ter a certificação do tipo SCJA. Sim vale a pena o investimento pois ela é muito procurada pelos empregadores . Sim este livro já é suficiente, pelo menos foi pra mim q acabei de tirar para SCJP 6 , acredito q seja o suficiente para o SCJA que é um pouco mais fácil. Eu tinha também o livro de simulados da Kathy e comprei um simulado online da Whizlab.
A
aprendiz.devel
Legal alex, parabéns pela certificação!
Esse da Kathy eu comprei ele tbm, o “Oracle Certified Associate Java SE 7 Programmer Study Guide 2012” é bem atualizado, por isso gostei.
Se não for abusar alex, quanto tempo de estudo vc dedicou diariamente? Em quantos meses se dedicou a certificação? Vc seguiu a ordem de capítulos do Kathy?
Abraços
A
alexmonassa
olha acho q em média 4h por dia ,5 dias na semana ,já tá bom demais . E olha que eu já sabia bastante java. tipo já tava num nível avançado . Acredito se vc tirar primeiro a certificação OCJA e depois tentar a OCJP leva menos tempo, pois essa graduação oferece a vc uma evolução ao invés de pular de nivel duma só vez. Eu demorei 6 meses no tempo total, só que teve um período que tive que parar de estudar ai voltei praticamente do zero . A dica é Leia cada capítulo devagar no seu ritmo. Sem pressa . Não se impressione com o tamanho do livro ou quantas páginas estão faltando ou ainda quantas páginas vc leu no dia . O importante é sempre entender . se for preciso releia as partes/objetivos não entendidos. Eu por exemplo , na pressa de terminar logo fiz a primeira leitura em pouco mais de 1 mês só que vi que não tava ainda preparado e fiz a segunda leitura , que foi bem mais demorada e sem pressa.
E por último , sim eu segui a ordem dos capítulos da Kathy pois há um certo encadeamento da matéria , um capítulo avançado dependerá do entendimento de um capítulo básico, tão bem ordenados .
dxos
Minha Opinião,
Certificação vale a pena sim, apesar de todas discussões que houve, como disse na minha opinião, é sempre um algo a mais no currículo, ou seja, vale sim o investimento.
Todos que eu conheço tomaram como base os livros da Kathy para realizar os estudos, e todos obtiveram sucesso apenas estudando com ele, eu mesmo tirei a OCJP apenas com o livro dela.
A
aprendiz.devel
alexmonassa:
olha acho q em média 4h por dia ,5 dias na semana ,já tá bom demais . E olha que eu já sabia bastante java. tipo já tava num nível avançado . Acredito se vc tirar primeiro a certificação OCJA e depois tentar a OCJP leva menos tempo, pois essa graduação oferece a vc uma evolução ao invés de pular de nivel duma só vez. Eu demorei 6 meses no tempo total, só que teve um período que tive que parar de estudar ai voltei praticamente do zero . A dica é Leia cada capítulo devagar no seu ritmo. Sem pressa . Não se impressione com o tamanho do livro ou quantas páginas estão faltando ou ainda quantas páginas vc leu no dia . O importante é sempre entender . se for preciso releia as partes/objetivos não entendidos. Eu por exemplo , na pressa de terminar logo fiz a primeira leitura em pouco mais de 1 mês só que vi que não tava ainda preparado e fiz a segunda leitura , que foi bem mais demorada e sem pressa.
E por último , sim eu segui a ordem dos capítulos da Kathy pois há um certo encadeamento da matéria , um capítulo avançado dependerá do entendimento de um capítulo básico, tão bem ordenados .
Legal alex, valeu as dicas!!!
Estou querendo seguir o ordem de capítulos não da Kathy mas esse exclusivo para essa certificação e usar o da kathy como auxiliar. Mas isso é negociável, vou ver se vale a pena assim… abraço
A
aprendiz.devel
dxos:
Minha Opinião,
Certificação vale a pena sim, apesar de todas discussões que houve, como disse na minha opinião, é sempre um algo a mais no currículo, ou seja, vale sim o investimento.
Todos que eu conheço tomaram como base os livros da Kathy para realizar os estudos, e todos obtiveram sucesso apenas estudando com ele, eu mesmo tirei a OCJP apenas com o livro dela.
Valeu por participar com sua opinião dxos.
Tu tirou a 1Z0-803 com o livro da Kathy? E conta aí como foi sua preparação, quanto tempo de estudo diário? quanto tempo se preparando?
Abraços
dxos
Na realidade eu tirei a 1Z0-851 que é a OCJP 6
Estudos foi com o livro da Kathy sobre esse exame, e estudava cerca de 3 ou 4 horas por dia, e no final de semana, fazia uma rapidinha de 30 min a 1 hora, só para não perder ânimo na segunda feira, segui a ordem dos capítulos do livro, fazia anotações sobre as duvidas que eu tinha durante o capitulo, e se ao final não tivesse sanado as dúvidas ai perguntava ao google… =D
Ao todo estudei cerca de 3 meses, porém se tornaram 6, pois tive que parar os estudos por causa do TCC da faculdade, ou seja, estudei 2 meses parei durante quase 3 meses, e ai voltei e estudei mais 1 mês os capítulos que faltavam.
Ao final fiz algumas vezes simulado que veio junto ao livro e foi isso.
A
aprendiz.devel
dxos:
Na realidade eu tirei a 1Z0-851 que é a OCJP 6
Estudos foi com o livro da Kathy sobre esse exame, e estudava cerca de 3 ou 4 horas por dia, e no final de semana, fazia uma rapidinha de 30 min a 1 hora, só para não perder ânimo na segunda feira, segui a ordem dos capítulos do livro, fazia anotações sobre as duvidas que eu tinha durante o capitulo, e se ao final não tivesse sanado as dúvidas ai perguntava ao google… =D
Ao todo estudei cerca de 3 meses, porém se tornaram 6, pois tive que parar os estudos por causa do TCC da faculdade, ou seja, estudei 2 meses parei durante quase 3 meses, e ai voltei e estudei mais 1 mês os capítulos que faltavam.
Ao final fiz algumas vezes simulado que veio junto ao livro e foi isso.
Legal dxos, valeu por relatar aí como estudou, isso vai ser bem importante… penso em fazer algo parecido. Abraço.