Certificação Java OCA , como estudar , por onde começar?

25 respostas
LeonardoFernandes

Tenho dúvidas sobre a certificação OCA Java, sei que ela é pré - requisito para a OCPJP e tal !

Porém na internet não encontro muitos materias informando como estudar para OCA, seu formato. Queria saber se alguem ja tirou essa certificação, como estudar para ela , e também em questão de que material estudar, livros e etc .

Agradeço desde já !

25 Respostas

C

Bom dia

Então leonardo, eu tenho a OCA Java SE 5/6 http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=378219&lang=PTB&p_exam_id=1Z0_850, utilizei o livro SCJA para me preparar para o exame, quando fiz esta prova já tinha a Programmer, então não tive muita dificuldade de passar pois o seu conteúdo é mais superficial.

Falou.

LeonardoFernandes

Ei Vinicius valew pela resposta,

Vou começar por isso livro então, pois penso em tirar a OCA e depois tirar minha OPCJP.

belashi

Ae Leonardo, segue uma orientação feita pelo Bert Bates (um dos autores dos guias de estudos para certificação java) sobre a OCA 7.

Hi Guys,

If you’re pursuing the OCP for Java 7 certification, and if you’re not already certified, you now have to pass your OCA exam before you can attempt the OCP exam.

If you’re studying for the OCA, our book (K&B 6), should give you pretty good coverage. If you study the following chapters from K&B 6 you should be in pretty good shape for the OCA:

chaps: 1, 2, 3, 4, and 5
chap 6 - the String and StringBuilder sections
chap 7 - the hashCode() and equals() sections, and only the ArrayList class.
chap 10

The chapters (and sections) listed above ARE NOT a perfect overview of everything you might encounter on the real exam, but I’d say they represent a 95% overlap. We’ll be nailing down that last 5% over the next several weeks.

In terms of the OCP - we have some MONSTER additions to make to K&B 7 to cover that exam - we’re working on it!

hth,

Bert

Fonte: http://www.coderanch.com/t/570025/java-programmer-SCJP/certification/Java-candidates-OCA-OCP

LeonardoFernandes

Legal cara, gostei do post! estou pra comprar esse livro !
porém em português.

claudsan

Conseguiu encontrar em português? Ou para comprar aqui no brasil? vlw.

Outra dúvida o que realmente é essa OCA?

asousaj

oracle certified associate - Equivalente a antiga SCJA

asousaj

Editado

Duplicou a mensagem

claudsan

Valeu asousaj!

Você esta estudando?

Comprou algum material especifico ?

asousaj

Comprei o livro da kathy sierra mesmo, muito bom o livro.
Na net tem simulados, pode ajudar depois de ja ter estudado o livro.
Vou fazer OCJP6 mesmo.

Complicado é que trabalho no minimo 8 hs/dia, faço facul de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, e ainda tenho 3 filhos … mas mesmo assim me esforço muito pra estudar ao máximo.

Tenho gostado muito do que tenho aprendido depois que comecei a estudar pra certificação.

claudsan

É assim mesmo, sem persistência a gente não chega lá não, to nesse barco também, boa sorte!

bfilardi

Fala Pessoal,

Estou me preparando para tirar a OCA em Novembro e estou um pouco na dúvida com algumas coisas. No início do meu estudo, há alguns meses atrás, eu comprei o simulado da Whizlabs para treinar as questões. No entanto depois de um tempo vi que esses simulados estão um pouco maçantes e parei de testar nesse simulado.

Comprei recentemente o simulado da Oracle (Resolvi ir direto na fonte!!!) e notei um padrão diferente nas questões até agora. Por exemplo vejo um simulado muito mais teórico. Por exemplo, quase não encontrei questões referentes a UML nesse simulado da Oracle.

Alguém sabe dizer se alguma coisa mudou nas provas da OCA? O enfoque está mais teórico? O simulado do Whizlabs continua bom?

SierraEx

belashi:
Ae Leonardo, segue uma orientação feita pelo Bert Bates (um dos autores dos guias de estudos para certificação java) sobre a OCA 7.

Hi Guys,

If you’re pursuing the OCP for Java 7 certification, and if you’re not already certified, you now have to pass your OCA exam before you can attempt the OCP exam.

If you’re studying for the OCA, our book (K&B 6), should give you pretty good coverage. If you study the following chapters from K&B 6 you should be in pretty good shape for the OCA:

chap 10

The chapters (and sections) listed above ARE NOT a perfect overview of everything you might encounter on the real exam, but I’d say they represent a 95% overlap. We’ll be nailing down that last 5% over the next several weeks.

In terms of the OCP - we have some MONSTER additions to make to K&B 7 to cover that exam - we’re working on it!

hth,

Bert

Fonte: http://www.coderanch.com/t/570025/java-programmer-SCJP/certification/Java-candidates-OCA-OCP

Interessante este post do Bert Bates, que bom que o material K&B 6 cobre 95% da OCA.

O que me assustou é as MONSTER additions para o 7.

Bom, mesmo assim, continuo com K&B 6 até descobrir a existência de um material melhor, ou lançar um K&B 7.

D

belashi:

Hi Guys,

chap 10

hth,

Bert

N querendo desenterrar o topico, mas ja desenterrando.
Eles falaram q p fazer o OCA 7 a gente pode ler o livro SCJP 6, é isso mesmo. Até mesmo pq a Kathy Sierra n fez o livro SCJA 6, esse livro foi feito por um outro autor.
Eu entendi bem mesmo?

cleo.junior

Eu comprei este daqui em inglês, mas ainda não comecei a ler:

OCA Java SE 7 Programmer I Study Guide (Exam 1Z0-803) (Oracle Press)

Para quem não está com pressa, vale mais a pena já encomendar o da Kathy Sierra e Bert Bates, que cobre a OCA e OCP, mais ainda está em pré-venda:

OCA/OCP Java SE 7 Programmer I & II Study Guide (Exams 1Z0-803 & 804) (Certification Press)

Mas o material mais completo e atualizado está disponível em: http://docs.oracle.com/javase/tutorial

D

devaney:
belashi:

Hi Guys,

chap 10

hth,

Bert

N querendo desenterrar o topico, mas ja desenterrando.
Eles falaram q p fazer o OCA 7 a gente pode ler o livro SCJP 6, é isso mesmo. Até mesmo pq a Kathy Sierra n fez o livro SCJA 6, esse livro foi feito por um outro autor.
Eu entendi bem mesmo?

To procurando no forum deles mas n descobri ainda se o livro SCJP 6 da Kathy serve tb p o OCA 7. Lembrando q o livro SCJA 6 n foi escrito pela dupla K & B.

F

Pretendo obter uma certificação em Java, e acho que a OCJA seria um bom começo. O que vocês acham? Qual a opinião de vocês sobre esta certificação? :wink:

furacao123

cleo.junior:

Para quem não está com pressa, vale mais a pena já encomendar o da Kathy Sierra e Bert Bates, que cobre a OCA e OCP, mais ainda está em pré-venda:

OCA/OCP Java SE 7 Programmer I & II Study Guide (Exams 1Z0-803 & 804) (Certification Press)

Mas o material mais completo e atualizado está disponível em: http://docs.oracle.com/javase/tutorial

Quando esse segundo livro abordando OCA e OCP chega no mercado?

Sharkns

cleo.junior:

Cara quanto tempo demorou pra chegar o seu? Também comprei esse ai que alias parece ser muito bom, comprei em novembro estou ansioso aqui esperando chegar rsrs.

furacao123

Entao eu ainda nao comprei, mas na amazon ainda esta como pre venda.

Ruttmann

[size=18]Publication Date: March 22, 2013[/size]

Tá lá na página do livro, ou seja, é lançado dia 22 de março de 2013…

furacao123

Existe algum lugar que lança promoções para compra de voucher com direito a retake?

cleo.junior

furacao123:
cleo.junior:

Quando esse segundo livro abordando OCA e OCP chega no mercado?

Olha, no site da editora consta a data como 26 de abril de 2013.

cleo.junior

Sharkns:
cleo.junior:

Cara quanto tempo demorou pra chegar o seu? Também comprei esse ai que alias parece ser muito bom, comprei em novembro estou ansioso aqui esperando chegar rsrs.

Eu comprei o meu pelo site da Livraria Cultura e veio super rápido. Pela Amazon eu não sei dizer.

claudsan

Ainda estou esperando a versão em português tomara que chegue antes da nova versão.

:slight_smile:

MarcolaLipe10

A versão em português ja chegou ???

E ja podemos pular a OCA e fazer diretamente a OCP ???

Obrigado amigos … :smiley:

Esse ano eu tiro a minha !!!

Criado 31 de julho de 2012
Ultima resposta 7 de fev. de 2014
Respostas 25
Participantes 14