Certificação Java OCA

4 respostas
T

Trabalho como programador júnior e estou pensando em dedicar um tempo para estudar e prestar a prova para certificação java da Oracle (OCA), como forma de ser melhor considerado em uma possível promoção em minha empresa atual.

Todos os dias após chegar do trabalho separo algum tempo para estudar mais e mais java. Apesar de não ter tanto tempo de experiência, vejo que tenho melhor base de conhecimento que companheiros no mesmo nível, e até em determinados momentos do que programadores em níveis acima. Sempre que possível prefiro pegar tarefas até mais complexas que eles, para uma melhor evolução minha.

Gostaria de saber das pessoas mais experientes na área, inclusive aquelas que já tiraram alguma certificação. Vale a pena tirar ela? Se sim, qual versão do java, 7 ou 8?

Desde já agradeço pelas respostas.

4 Respostas

lucas.souza

Thiago o peso da certificação é relevante para a carreira.

Acredito que seja uma forma de titulação mas que não garante a qualidade do seu trabalho.

Ela serve como um indicador da atenção que o profissional dá para a sua própria qualificação. Muitas certificações em uma mesma área refletem um profissional com alto nível de especialização em determinada tecnologia. Mas isso não determina que este será competente.

Como você, aparentemente está iniciando, vejo a certificação como uma boa ferramente de estudo geral. E provavelmente irá te ajudar na sua carreira se você focar ela nesta área.

Devido à pouca experiência, no entanto, recomendo mais um tempo de experimentação. É muito comum a mudança de direcionamento com o ganho de experiência, principalmente no mundo de hoje com tantas tecnologias diferentes surgindo.

Pessoalmente atuo em uma posição de liderança técnica há alguns anos, participando de diversa seleções e formações de equipe. Tive contato com profissionais muito certificados e ruins (pouco produtivos ou mesmo danosos) e e com profissional se qualquer certificação muito bons (extremamente produtivos e positivos). Mas em todos os processos de seleção de currículos aqueles que possuem este tipo de titulação são percebidos mais rapidamente.

Espero ter ajudado.

T

Lucas, obrigado pela resposta.

Legal saber sobre a atenção maior que receberei em seleções de currículos. É meu objetivo focar nessa área a curto prazo (próximos 10 anos), então acredito que vou dedicar um tempo para tirar pelo menos a primeira certificação.

peczenyj

cara existem ramos onde ter certificação é diferencial. ter uma, não conta pontos negativos.

eu conheço empresas que se preocupam com a formação academica e formandos oriundos de faculdades menores nem são chamados pra entrevista. talvez uma certificação desempate nesses casos.

agora existe um ramo de trabalho em desenvolvimento de software onde vc não trabalha apenas com Java e outras linguagens vc não tem ( ou pelo menos não é difundido ) certificações. nesse caso outras coisas substituem como ter projetos open-source ( github por exemplo ), ter trabalho em projetos relevantes, palestrar, ter algum blog visivel com conteudo bom, etc.

tudo isso é relevante, o diferencial é o peso. para um trabalho mais corporativo talvez vc ser palestrante ou instrutor de curso não seja tão relevante quanto uma certificação. cabe a vc encontrar o tipo de carreira que vc quer seguir.

eu investiria mais em idioma inglês e certificação TOEFL por exemplo.

T

Legal Tiago, pretendo investir mais também em meu Inglês.

Quando você diz projetos open-source, você se refere a projetos iniciados do 0? Bibliotecas? Aplicativos mobile? Ou apenas a contribuições pontuais em algum projeto com qual eu simpatize no GitHub por exemplo?

Criado 27 de outubro de 2016
Ultima resposta 3 de nov. de 2016
Respostas 4
Participantes 3