Certificação Java OCA

4 respostas
T

Trabalho como programador júnior e estou pensando em dedicar um tempo para estudar e prestar a prova para certificação java da Oracle (OCA), como forma de ser melhor considerado em uma possível promoção em minha empresa atual.

Todos os dias após chegar do trabalho separo algum tempo para estudar mais e mais java. Apesar de não ter tanto tempo de experiência, vejo que tenho melhor base de conhecimento que companheiros no mesmo nível, e até em determinados momentos do que programadores em níveis acima. Sempre que possível prefiro pegar tarefas até mais complexas que eles, para uma melhor evolução minha.

Gostaria de saber das pessoas mais experientes na área, inclusive aquelas que já tiraram alguma certificação. Vale a pena tirar ela? Se sim, qual versão do java, 7 ou 8?

Desde já agradeço pelas respostas.

4 Respostas

lucas.souza

Thiago o peso da certificação é relevante para a carreira.

Acredito que seja uma forma de titulação mas que não garante a qualidade do seu trabalho.

Ela serve como um indicador da atenção que o profissional dá para a sua própria qualificação. Muitas certificações em uma mesma área refletem um profissional com alto nível de especialização em determinada tecnologia. Mas isso não determina que este será competente.

Como você, aparentemente está iniciando, vejo a certificação como uma boa ferramente de estudo geral. E provavelmente irá te ajudar na sua carreira se você focar ela nesta área.

Devido à pouca experiência, no entanto, recomendo mais um tempo de experimentação. É muito comum a mudança de direcionamento com o ganho de experiência, principalmente no mundo de hoje com tantas tecnologias diferentes surgindo.