Ola
existem casos onde a vaga exige, por alguma razão, certificação. ou existe um sistema de pontuação e ter uma ou mais certificações ganham mais pontos. isso é mais comum em consultorias. é um mercado restrito mas importante.
se a vaga não menciona isso, então o que vale são outras caracteristas, que podem ser a experiência, aparencia, renome da faculdade, quem indica, mapa astral, etc. infelizmente o mundo de recrutamento e seleção pode ser muito singular e vc pode ser reprovado pq tem lua em Touro ou pq alguem mandou vc desenhar uma pessoa na chuva e vc esqueceu de desenhar o chão.
quando vc cria uma boa rede de amizades na sua area de trabalho, vc descobre quais empresas são assim e quais são realmente sérias na hora de contratar.
não quero desanimar ninguem mas ja desanimando, ainda existe um preconceito contra quem tem certificação que eu vi em alguns casos bem raros, do tipo “puxa esse cara tem certificações A, B e C, ele deve ter um cara caretão, etc”. de novo entra a questão de ter uma rede de contatos: alguem pode te alertar antes “po omite q tu tem certificação pq o Fulano não gosta”.
se eu fosse avaliador, eu entenderia que quem fez certificação estudou um X daquela tecnologia e conseguiu passar na prova, o que vai direcionar algumas perguntas minhas do tipo: essa pessoa vai se adaptar em outra linguagem se for necessario? sera que isso é relevante?
até pq eu não posso comparar com alguem que nao fez a certificação, pq a mesma pode ter tido motivos variados ( grana, tempo, etc ).
a verdade é que seleção de candidatos é um processo que varia de empresa pra empresa, e nunca é justo.
eu investiria o meu tempo e dinheiro em aprender um idioma como o inglês. IMHO é bem mais relevante. Agora sera que uma certificação como IELTS ou TOEFEL agregam? Não sei.
enfim, meus dois centavos.