[quote=Felipe de Menes e Morais] Se os senhores me permitem uma pergunta mais abrangente, aqui vai:
Pós-graduação em Java existe? Uma vez que não existem mestrados e doutorados em uma linguagem de programação, uma pós-graduação neste sentido seria latu-sensu, isto é, do latim para: “sentido amplo, abrangente”(de acordo com Cláudio Moreno, linguísta. www.sualingua.com.br).
Portanto, limitar uma pós-graduação a uma linguagem, ou mesmo a uma tecnologia implementada por ela (como componentes web com Java) me parece limitar o “latu-sensu”, ou seja, limitar a abrangência da especialização, tornando-a desnecessária Enfim, acredito ser tão desarrazoada a idéia de haver alguma instituição promovendo o conceito de tal especialização quanto a idéia de o mercado um dia cobrar profissionais com tal grau.[/quote]
Caros amigos, eu vi a discussão e resolvi fazer parte, pois, eu passei e estou passando pela mesma situação…Até ontem eu estava com está dúvida: fazer uma pós em java(mais certificação java) ou fazer uma pós-graduação em engenharia de software (mais certificação java)?.
Eu acho que chegar a uma conclusão de qual é a melhor opção fica a cargo de cada um.No meu ponto de vista a escolha depende bastante da atual situação profissional e qual rumo o profissional quer dar a sua carreira, por exemplo: vc é um programador e quer continuar programando?Então faça java!Se vc quer ser uma Analista, então faça Engenharia…(e não adianta falar que fazer um curso de 2 semanas adianta para aprender java…)
Atualmente, eu estou trabalhando com VB, já possuo uma experiência de 2 anos programando com tal linguagem, e senti a necessidade de procurar uma nova linguagem e eu escolhi java.Tenho contato com java +ou- 1 ano e posso afirmar que não é uma linguagem simples de se trabalhar: é totalmente diferente programar orientado a objeto( quem já iniciou com java ou com outra linguagem OO sabe do que estou falando).Para se tornar um bom programador java é necessário dedicação e tempo… bem diferente das demais linguagens…não que as outras não precisam…mas java é diferente(pode acreditar).
Eu decidi fazer uma pós em java(mais certificação), visando me aprofundar neste mundo OO, pois, pretendo trabalhar mais um pouco programando e depois com analise(ai depois penso em fazer outra pós em engenharia de software…) e para isso preciso conhecer o necessário para trabalhar com java: UML, JAVA, IDE, ferramentas cases, XML, boa praticas, frameworks e etc…(e tudo isso, num curso de duas semanas, vc não vai conseguir ver…)
Outra coisa que me motiva a fazer uma pós em java é o retorno mais rápido do que se eu fizesse agora uma, em engenharia de software…Quem está começando agora a programar(no meu caso), acho melhor fazer uma pós em Java(ganhar experiência) e depois fazer uma outra em engenharia, até pq, nossa área não podemos ficar parados…precisamos de uma constante atualização…
Abraços!