Certificação JAVA ou Pós-Graduação?

Estou finalizando minha especializacao em Tecnologia Java e achei muito valido para minha carreira. Atualmente sou professor.

Concordo que academicamente ou em setores publicos a especializacao conta mais do que certificacao.

Mas na especializacao o que voce aprende em contado com outros profissionais sendo mestres e doutores que utilizam java em grandes projetos, eh inconparavel.

hum… bom post ricardo… vc me fez pensar no caso viu… ja pensei em fazer sim uma especialização em java quando terminar meu bacharelado…

Em vez de se confiar em uma certificação, que pode muito bem ser fruto de decoreba e está predendo a credibilidade, confie-se em trabalhos feitos. Publique artigos e tutoriais em sites e revistas especializados, participe de listas, de projetos open-source e do seu grupo de usuários local, apareça para o mundo. Isso sim vai fazer diferença quando você estiver em uma entrevista de emprego, porque você vai ter alguma coisa real pra mostrar.

Certificação só vai fazer diferença se nem você nem o seu concorrente tem nada pra mostrar, porque se ele não tiver uma certificação mas tiver muito trabalho comprovado, duvido que a sua certificação vá fazer alguma diferença.

mauricio , vc falou tudo… velho hehe isso eh essencial é o que sempre busco… no caso citado pelo mauricio ai uma certificacao ainda ajudava para comprar aquilo que vc ta mostrando, por exemplo vc trabalha como freelance e tem cinco clientes… vc pode informar para um novo cliente que vc atende a tal outros e vc tem conhecimento teoricos sobre tal plataforma… o qual seria a certificação diretamente da sun(no caso java). Os rh’s eles as vezes sempre que algo real…depende da função a exercer…

flw… gostei da palavra do mauricio :smiley:

Se uma pós-graduação pode se comparar a uma certificação não tenha dúvidas: [size=24] corra[/size] para muito longe desta instituição de ensino.

Acho q depende:

:arrow: se vc já sabe java, dificilmente vc verá algo diferente na pós do que já sabe e não irá lhe acrescentar muito.
:arrow: pós pode gerar networking, mas não acredito q valha a pena
:arrow: currículo, vale apenas se o seu objetivo é algum emprego onde pós vale mais, tal como estatais.
:arrow: se vc não sabe java, pode ser interessnate ao invés de fazer vários cursos, mas o tempo de aprendizado numa pós é consideravelmente maior (um ano) enquanto nos cursos normalmente é uma, duas semanas.
:arrow: se já sabe java o melhor é partir para certificação (eu pretendo fazer isso)

Eu fiz pós em java, em termos de custo benefício valeu mais do q fazer vários cursos, tinha bagagem de OO, ams era meio capenga e programava em delphi. A pós ajudou a solidificar os conceitos de java, mas é na prática q vc percebe os detalhes, (seja fazendo pós, custo ou autodidata).

Meu objetivo agora é certificação, para mim deu certo essa sequencia, mas vai de cada um.

engraçado hoje de manhã vindo trabalhar estava pensando nessa dúvida mesmo: Pós ou Certificação ???
Eu não tenho experiência em Java mas estou estudando em casa a noite e pretendo tirar a certificação. Mas sem experiência o mercado aperta.
Se procurar nas empresas a 1a coisa que pedem é experiência. Depois pode vir o certificado. Eu estou estudando pois além de consolidar conhecimentos em OO, aprendo a linguagem (não só a linguagem como tb os diversos frameworks, grupos de trabalho, ferramentas open source…) que pra mim vem sendo um universo muito interessante (trabalhei até hj só com MS).
Mas a próxima meta é uma pós sim ! E pretendo fazar algo referente a Eng. de Software. Vamos ver até lá…

Para quem quer seguir carreira como programador/desenvolvedor a pós-graduação em engenharia de software é a mais indicada?

no caso da pós- o nome da instituição conta tanto quanto pesa na graduação ?

rpz as vezes sim as vezes nao… depende muito do cara tb… se vc eh bom nao eh a universidade que vai dizer se vc dorme e acorda no mundo que vc gosta vc eh bom… se vc vive aquilo vc eh bom… entao a universidade eh vai um amadurecimento troca de experiencia com professores que tem doutorado na area ou mestrado ou q tem muita experiencia no caso de eng. de software. No tempo de hoje… se vc for bom, as empresas nao olhar se fez uma federal ou nao principalemente na area de TI que tem muita vaga e pouca gente… nao dar para ficar a dedo ne? Engenharia de Software eh uma mina de ouro para vc escolher aonde quer trabalhar e ditar seu salario desde que vc se garanta no que faz… pq passos errados… falta de experiencia… e so teoria vc nao passa do primeiro projeto heheh :smiley:

É o seguinte galera minha opnião, eu estava com essa mesma dúvida aí decidi fazer os dois este ano inicio uma pós e tiro minha certificação, tem pessoas que não acham interessante fazer uma pós em Java mas… opnião deles eu farei… acho sim de extrema importância tenho amigos que ja fizeram e hoje estão muito bem…
E no caso de pegar livros e estudar em casa!!! acho interessante sim estudar em casa isso eu faço também aos fins de semana, porém não tenho como provar no meu currículo que estudo em casa, no caso de pós ou certificado vai estar lá no cv…

Abçs espero que não me entendam mal isso é apenas uma discussão… e essa é minha opnião…

Abçs galeraaaa… :stuck_out_tongue:

Eu procuro não depender de uma linguagem / IDE / S.O específico, talvez por isso eu não faria uma pós em Java. Prefiro tirar uma certificação e estudar em casa mesmo. Ou, pra quem tem amigos que também se interessam no ramo, discutir soluções e algoritmos, não necessariamente em Java.

Se os senhores me permitem uma pergunta mais abrangente, aqui vai:
Pós-graduação em Java existe? Uma vez que não existem mestrados e doutorados em uma linguagem de programação, uma pós-graduação neste sentido seria latu-sensu, isto é, do latim para: “sentido amplo, abrangente”(de acordo com Cláudio Moreno, linguísta. www.sualingua.com.br).
Portanto, limitar uma pós-graduação a uma linguagem, ou mesmo a uma tecnologia implementada por ela (como componentes web com Java) me parece limitar o “latu-sensu”, ou seja, limitar a abrangência da especialização, tornando-a desnecessária Enfim, acredito ser tão desarrazoada a idéia de haver alguma instituição promovendo o conceito de tal especialização quanto a idéia de o mercado um dia cobrar profissionais com tal grau.

[quote=Felipe de Menes e Morais] Se os senhores me permitem uma pergunta mais abrangente, aqui vai:
Pós-graduação em Java existe? Uma vez que não existem mestrados e doutorados em uma linguagem de programação, uma pós-graduação neste sentido seria latu-sensu, isto é, do latim para: “sentido amplo, abrangente”(de acordo com Cláudio Moreno, linguísta. www.sualingua.com.br).
Portanto, limitar uma pós-graduação a uma linguagem, ou mesmo a uma tecnologia implementada por ela (como componentes web com Java) me parece limitar o “latu-sensu”, ou seja, limitar a abrangência da especialização, tornando-a desnecessária Enfim, acredito ser tão desarrazoada a idéia de haver alguma instituição promovendo o conceito de tal especialização quanto a idéia de o mercado um dia cobrar profissionais com tal grau.[/quote]

Caros amigos, eu vi a discussão e resolvi fazer parte, pois, eu passei e estou passando pela mesma situação…Até ontem eu estava com está dúvida: fazer uma pós em java(mais certificação java) ou fazer uma pós-graduação em engenharia de software (mais certificação java)?.

Eu acho que chegar a uma conclusão de qual é a melhor opção fica a cargo de cada um.No meu ponto de vista a escolha depende bastante da atual situação profissional e qual rumo o profissional quer dar a sua carreira, por exemplo: vc é um programador e quer continuar programando?Então faça java!Se vc quer ser uma Analista, então faça Engenharia…(e não adianta falar que fazer um curso de 2 semanas adianta para aprender java…)

Atualmente, eu estou trabalhando com VB, já possuo uma experiência de 2 anos programando com tal linguagem, e senti a necessidade de procurar uma nova linguagem e eu escolhi java.Tenho contato com java +ou- 1 ano e posso afirmar que não é uma linguagem simples de se trabalhar: é totalmente diferente programar orientado a objeto( quem já iniciou com java ou com outra linguagem OO sabe do que estou falando).Para se tornar um bom programador java é necessário dedicação e tempo… bem diferente das demais linguagens…não que as outras não precisam…mas java é diferente(pode acreditar).

Eu decidi fazer uma pós em java(mais certificação), visando me aprofundar neste mundo OO, pois, pretendo trabalhar mais um pouco programando e depois com analise(ai depois penso em fazer outra pós em engenharia de software…) e para isso preciso conhecer o necessário para trabalhar com java: UML, JAVA, IDE, ferramentas cases, XML, boa praticas, frameworks e etc…(e tudo isso, num curso de duas semanas, vc não vai conseguir ver…)

Outra coisa que me motiva a fazer uma pós em java é o retorno mais rápido do que se eu fizesse agora uma, em engenharia de software…Quem está começando agora a programar(no meu caso), acho melhor fazer uma pós em Java(ganhar experiência) e depois fazer uma outra em engenharia, até pq, nossa área não podemos ficar parados…precisamos de uma constante atualização…

Abraços!

Sendo sincero ao extremo: Pós-graduação não deve ser confundida com curso técnico. Vocês não precisam de uma pós, precisam de um curso de Java (na minha opinião real apenas bons livros bastam, mas isso vai de cada pessoa).

Existem escolas excelentes que ensinam a linguagem profundamente, garanto que muito mais que estas ‘pós em Java’ vão fazer. Claro que numa pseudo-pós desta você ganha o diploma de pós-graduado que, muito teoricamente quer dizer algo.

mais uma pos nao seria um curso tecnico… acho que a pos ia envolver pesquisar… entender o por que e ter uma visão diferente para os problemas… acho que vale apena fazer uma pos em java eu mesmo pretendo fazer uma pos em java e depois uma eng. de software quando estiver mais maduro… nao adianta fazer eng. de software se o cara nao tem experiencia em nada… nem trabalhar em equipe… eng. de software as empresas que experiencia no minimo 3 anos… ate para estagio de programador java eu vejo ai 1 ano… quanto mais engenharia hehe.

Procure a ementa de uma pós e você vai ver que de pesquisa e teoria não tem nada.

Olhe alguns exemplos que achei:

http://www.cesumar.br/posgraduacao/2004/java.php
http://www.estacio.br/posgraduacao/cursos/informatica/des_java.asp
http://www.fiap.com.br/portal/int_cda_conteudo.jsp?ID=90113
http://www.fiap.com.br/portal/int_cda_conteudo.jsp?ID=116777

São todos cursos técnicos com pouquíssimas horas e preço exorbitante.

Uma pós em orientação a objetos, por exemplo, é um bom escopo mas não pode nem pensar em passar longe de Design by Contract, ADT, ORM e métricas.

Estas pseudo-pós (teoricamente) ensinam a programar em Java, sao mais caras e possuem carga horária menor que bons cursos.

E cuidado com pós em Engenharia de Software. A maioria é um curso de RUP que você teria mais proveito fazendo num centro de treinamento IBM/Rational.

[quote=Lintz_net] Eu decidi fazer uma pós em java(mais certificação), visando me aprofundar neste mundo OO, pois, pretendo trabalhar mais um pouco programando e depois com analise(ai depois penso em fazer outra pós em engenharia de software…)…

…Quem está começando agora a programar(no meu caso), acho melhor fazer uma pós em Java(ganhar experiência) e depois fazer uma outra em engenharia, até pq, nossa área não podemos ficar parados…precisamos de uma constante atualização…

Abraços![/quote]

Caro Lintz_net, permita-me comentá-lo. Hoje, depois de alguns anos de experiência acadêmica, e de algum tempo no mercado propriamente dito eu consigo enxergar a sua preocupação. De fato, o mercado tem uma certa paixão pelo paradigma Orientado a Objetos. Parece razoável, portanto, que tecnologias embasadas neste paradigma sejam tão bem vistas por pessoas com boa intuição, e que às vezes chegam ao mercado sem nenhuma experiência. Logo, a conclusão óbvia a que se chega é: é preciso ter experiência e conhecimento. Porém, em nenhuma área de conhecimento, e muito menos na área de tecnologia de informação, a experiência é ganha dentro de uma sala de aula. E digo mais, na maioria das vezes nem o conhecimento o é.
Estes valores, experiência e conhecimento, são como abacaxis. Não se colhe abacaxi sem se espetar nas folhas. E não se come abacaxi, sem descascá-lo. Análogamente, não se obtém experiência sem antes “enfiar a mão nos espinhos”, e não se obtém conhecimento sem antes “descascar” diversos “abacaxis”. Assim, a melhor especialização é o mercado. Uma vez no mercado, um curso de especialização, ou seja, uma pós-graduação, será naturalmente uma necessidade se sua carreira se voltar à tal área de estudos.
Exemplo claro é um colega de trabalho com quem convivo na SSP-GO. Ele é arquiteto certificado pela Sun, e foi nomeado recentemente o coordenador de tecnologia da gerência de desenvolvimento de sistemas. Assim, sua carreira o levou à uma necessidade: estar preparado para decisões e gerenciamento de projetos e de pessoas. Logo, o MBA, ou a pós-graduação se tornou uma necessidade. Ela, isto é, a pós-graduação, não foi o “ingresso” ou o “cartão de visitas” dele para entrar no mercado.
Em resumo, o mercado deseja um profissional especializado, desde que este profissional já esteja inserido nele. Um profissional especializado que deseja experiência é caro para qualquer empresa. Enfim, tudo no seu tempo tem a sua importância! No seu tempo!
(Chega, meus posts estão ficando enormes.)

Concordo com você Felipe, mas sempre o mercado exigirá muito… Então a galera tem que correr atrás, se tiver facilidade em estudar em casa, pegar alguns bons livros e arrepiar… As vezes fico surpreso com algumas vagas para estágio exigindo uma par de coisas…
No meu caso estou pensando em tirar certificação próximo ano… pesquisei alguns livros… diria um seguinte para a galerinha que está iniciando… tirar uma certificação ajuda e muitoooo!!!
Neste caso, não vá procurar estágio, vai procurar logo programador Jr. e etc… rs

Bom é isso aew galera,

Abraços,

J.P.

[quote=Maurício Linhares]Você vai pagar pra fazer uma pós graduação em uma linguagem de programação?

É melhor comprar os livros e estudar em casa.

Se for fazer uma pós, faça em alguma coisa que vá servir por muito tempo, pra ter conhecimento técnico é melhor ir numa dessas escolas de treinamento e fazer um curso específico.[/quote]
Também acho, tenho um conhecido que fez pós em Oracle… com o diploma mais R$ 2,00 ele toma um café aqui na paulista…

Por que sera que quando eu tirei a certificacao as coisa ficaram pior?

Tenho certificacao Java
Sei bem J2me, j2se, j2ee, delphi

Emprego que é bom NADA.

Trabalho em uma Tomografia como gravador de CD durante 8 horas por dia.

Recebo ordens de umas pessoas que sao formador e pos graduados ganhando 1200 por mes e eu podende ganhar muito mais.

ISSO É FODA :twisted: :evil: :evil: :evil: