Certificação JAVA ou Pós-Graduação?

[quote=javaAurelio]Por que sera que quando eu tirei a certificacao as coisa ficaram pior?

Tenho certificacao Java
Sei bem J2me, j2se, j2ee, delphi

Emprego que é bom NADA.
[/quote]

A certificação não é garantia de emprego , a outros fatores que te levam
a conseguir um bom emprego…

experiencia , projetos opensource , livros lidos , vontade de aprender ,
são algumas das caracteristicas que o pessoal busca hoje.

Ah , e a certificação entra como um diferencial. :wink:

Que fique claro que nao estou julgando você nem ninguem apenas
estou expondo minha opniao. :thumbup:

Sem experiencia , tem que começar “de baixo” mesmo procure por estagios…

Estagio em Brasilia nada.

Como é que um empresa quer um bom profissional se nao alferece nem estagio.

Engraçado que desenvolver em casa e no curso nao é considerado experiencia. Por Que?

So porque nao tenho Experiencia comprovada nao tenho nem uma chance em uma empresa,

Ano apassado fazia curso de J2EE, e estagiando em uma empresinha de Clipper.

Desenvolvendo uma aplicacao em um sistema j2ee com struts com a interacao de uma aplicacao j2me e mySql, e no estagio procurando erros em um aplicativo clipper.

Ó COISA BOA EM ?

[quote=javaAurelio]Estagio em Brasilia nada.

Como é que um empresa quer um bom profissional se nao alferece nem estagio.

Engraçado que desenvolver em casa e no curso nao é considerado experiencia. Por Que?

So porque nao tenho Experiencia comprovada nao tenho nem uma chance em uma empresa,

Ano apassado fazia curso de J2EE, e estagiando em uma empresinha de Clipper.

Desenvolvendo uma aplicacao em um sistema j2ee com struts com a interacao de uma aplicacao j2me e mySql, e no estagio procurando erros em um aplicativo clipper.

Ó COISA BOA EM ?

[/quote]

Cara…ninguem começa ganhando bem, todo mundo, pelo menos que eu conheço, me incluindo nisso, começa estagiando e ganhando bem pouco.

O mercado de trabalho é bem concorrido, e “saber bem” uma coisa não te ajuda em nda, é preciso comprovar que você sabe mesmo.

Por exemplo, um entrevistador pergunta para você, qual a sua experiência profissional?

Ai você responde : Nenhuma, mas eu sei bem “isso”, sei bem “aquilo”.

Ninguem vai te contratar assim, procure por estágios, se envolva em projetos open source como já foi dito aqui, comece de baixo, aos poucos.

Tem que ralar amigo, não basta decorar a prova, tirar certificação e achar que vai sair por ai ganhando 40 reais a hora, talvez esse seja o grande erro de muitos profissionais que tentam entrar no mercado de TI.

É preciso muito esforço e dedicação.

[quote=Maurício Linhares][quote=luidhi]Não dê crédito a uma empresa que não reconhece um certificado java. Se não conhece a certificação, imagina como deve ser o “niver técnico” da empresa…
[]'s [/quote]

Antes de dizer isso você primeiro deveria descobrir porque eles não reconhecem. O que eu mais vejo é gente certificada que não tem experiência nenhuma de mercado e não sabe nada além da decoreba do papel.[/quote]
Opa! Fui mal interpretado. Já trabalhei com gente certificada que não sabia lógica de programação. Não reconhecer, entendo como ignorar que o cara tem certificado, ou até recusar.
Conheço empresa (um banco de grande porte), que não pega gente que estudou na USP, porque um pessoal dessa entidade fez umas melecas por lá.
[]'s

[quote=luidhi][quote=Maurício Linhares][quote=luidhi]Não dê crédito a uma empresa que não reconhece um certificado java. Se não conhece a certificação, imagina como deve ser o “niver técnico” da empresa…
[]'s [/quote]

Antes de dizer isso você primeiro deveria descobrir porque eles não reconhecem. O que eu mais vejo é gente certificada que não tem experiência nenhuma de mercado e não sabe nada além da decoreba do papel.[/quote]
Opa! Fui mal interpretado. Já trabalhei com gente certificada que não sabia lógica de programação. Não reconhecer, entendo como ignorar que o cara tem certificado, ou até recusar.
Conheço empresa (um banco de grande porte), que não pega gente que estudou na USP, porque um pessoal dessa entidade fez umas melecas por lá.
[]'s
[/quote]

Se alguém pensa que apenas tendo certificação vai há algum lugar está completamente errado!!!

certificação+esforço+n coisas = sucesso :wink:

Agora, galera o tema aqui é pós ou certificação?

abraços

estava eu pensando aqui com os meus botões e objetos e lembrei uma coisa: Dificilmente não passo por uma entrevista de emprego, e vejo o que me traz isso é o fato de ter passado em grandes empresas e ter participado de grandes projetos. Ou seja, trabalhar em equipe e conviver com conflitos.
Isso é diferencial também. E o fato de ser tiozão já (32 anos).
Por isso acho que temos muito a aprender com o Luca.
[]'s

Bom pessoal, sou novo por aqui e vcs me ajudaram bastante, pois agora tenho certeza do que fazer primeiro.
Cheguei a conclusão que o ideal, pelo menos na minha opnião seria estudar e tirar uma certificação e apos alguns projetos de estudo fazer um pos em engenha de software.

Talvez este não seja um topico apropriado para esta pergunta, mas como gostei das msgs aqui postadas, gostaria perguntar a vcs mesmo.

Bom como tb estou engatinhado com java, quero focar meus esforcos em um certificacao primeiramente. A pergunta eh: Pelo que entendi existem varios tipos/modalidades/areas de certificaes, eh isso mesmo ? se sim qual seria apropriado pra um iniciante e quais seriam os passos seguintes ?

vls

[quote=SousaGyn]Bom pessoal, sou novo por aqui e vcs me ajudaram bastante, pois agora tenho certeza do que fazer primeiro.
Cheguei a conclusão que o ideal, pelo menos na minha opnião seria estudar e tirar uma certificação e apos alguns projetos de estudo fazer um pos em engenha de software.

Talvez este não seja um topico apropriado para esta pergunta, mas como gostei das msgs aqui postadas, gostaria perguntar a vcs mesmo.

Bom como tb estou engatinhado com java, quero focar meus esforcos em um certificacao primeiramente. A pergunta eh: Pelo que entendi existem varios tipos/modalidades/areas de certificaes, eh isso mesmo ? se sim qual seria apropriado pra um iniciante e quais seriam os passos seguintes ?

vls[/quote]

Jogo rápido para não fugir do assunto do tópico…
http://www.guj.com.br/posts/list/7458.java

POrraaaaaaaaaaaaaa até aqui encontro esse fragoso, tah loco…

Dae meu, tb está na dúvida se faz certificação ou Pós, eu tb to assim cara…

E ai velho, oque anda fazendo da vida cara…
Eu acredito mais que fazer a certificação vale mais a pena que a pós, porque certificação você é foda naquiloo, agora pós específico de java nunca vi… se tive me passa, quero dar uma olhada…

abraços.

então… depois que esse topico foi desenterrado das profundezas … vou opinar

se o interesse de momento da pessoa é exclusivamente o mercado, eu optaria por certificação ao invés da pós em java… seria interessante fazer pos em gerenciamento de projetos ou engSoftware aplicada, porém no mercado as certificacoes java geralmente tem mais valor que pos em java…

caso o interesse de momento seja mais amplo, talvez concursos ou vida academica, não sei, optaria pela pós ao invés da certificação… porém, pós em java, depende muito da instituição, da ementa… talvez seria mais interessante rever esses “conceitos” de pos graduacao, porque do jeito que as pessoas estao colocando seus conceitos de pos, isso está muito mais pra curso de caelum do que pos… não estou diferenciando nível e qualidade, estou diferenciando foco… o que é bem diferente

:wink:

Nada impede você de cursar uma Pós-Graduação e obter uma certificação. na minha opnião a certificação vem fundamentar os conhecimentos obtidos com tanto esforço e dedicação.

Olá

Andei dando uma sapeada neste tópico e achei a discussão super interessante. O tópico ficou muito bom mesmo.

Achei opiniões excelentes como algumas do Phillip, do Maurício e de outros. O Phillip disse uma coisa certa: não há como comparar uma pós com uma certificação, se elas puderem se comparar então é para passar longe da pós.

Estas pós graduações caça níqueis que existem por aí nem devem ser consideradas como opções válidas para ajudar a carreira de alguém. Se for para gastar muita grana então faça MBA ou algo ligado a finanças, administração ou marketing.

Pós graduação de informática só serve para alguma coisa se for bem teórica daquelas que ensinam coisas que a graduação não pode se aprofundar. É pro cara aprender coisas que só com livros é difícil aprender. Exemplo: há muitos anos atrás trabalhei com um cara que fazia mestrado e ele estava se aprofundando em OLAP. Dúvido que na faculdade isto seja dado decentemente. Há muitas outras coisas úteis que algumas faculdades passam voando como inteligência artificial, data mining, criptografia, etc. Os caras bons em BI tem profundo embasamento teórico. O mesmo se pode dizer do cara capaz de bolar um algorítmo bom para um credit score. Procurem saber o quanto vale isto.

Faculdade que ensina usar framework da moda pode quando muito ser chamada de curso profissionalizante. Fazer pós para aprender J2EE como haviam algumas por aí é pior para a carreira do que ir para o bar aumentar o network e ganhar experiência de vida. Se a pós ensinava os antigos EJBs 2.x (maior tolice que já vi em 38 anos de informática) então era caso de reclamar no Procon.

Como o Maurício disse, optar por fazer pós ou mestrado, não impede de buscar a certificação. São coisas que não devem ter nada a ver. Eu, se fosse estudante de informática, tentaria obter pelo menos umas 2 ou 3 certificações (as 2 de Java que a maioria tem e mais alguma outra de Scrum, Linux, Red Hat, Oracle ou sei lá o que).

Mais importante do que obter certificações é ler bons livros. No momento estou muito influenciado pelo DDD do Eric Evans.

Se você pretende ser programador e nada mais do que isto, então não precisa de faculdade nenhuma e nem do livro do Evans. Se já entrou em alguma saia imediatamente.

Mas se você um dia gostaria de entender de desenvolvimento de sistemas, então não deixe de ler o DDD (leia o livro ao invés do resumo quickly em PDF). E procure ler também sobre XP, TDD, desenvolvimento ágil, SCRUM e tudo o mais que tem MUITO valor do que uma provinha da Sun com validade curta.

[]s
Luca (que quando contrata desenvolvedores dá muito mais valor a outras coisas do que a certificação de programador)

Cerificação = Vc ganha conhecimento na linguagem;

Pós = Vc aprende a resolver problemas…

Acho pós mais importante…

[quote=joao210180]Cerificação = Vc ganha conhecimento na linguagem;

Pós = Vc aprende a resolver problemas…

Acho pós mais importante…[/quote]

percebeu q sua resposta veio 2 anos depois ?

Sim Lavieri, mas eu tenho certeza que muitos ainda verão este tópico…

2 curtidas

Eu mesmo estava lendo agora :smiley:

1 curtida

Creio que os dois são bastante importantes…E cada um tem o seu valor…O legal da certificação é que qualquer empresa do mundo irá reconhecer
que você é um certificado java, por isso creio que tenha um valor um pouco maior que uma pós-graduação feita em uma faculdade conhecida apenas aqui
no Brasil…Muito interessante este tópico!

Acredito que a certificação é mais voltada para o mercado de trabalho e a pós para o “mercado” universitário. Algumas empresas não valorizam a pós de um funcionário. A faculdade sempre valorizará sua pós e você por exemplo pode fazer também um doutorado, por exemplo.

Acho que as duas coisas são importantes e tem um nível de dificuldade muito diferente também. A realização de um bom mestrado/doutorado demanda um grande esforço por parte do estudadnte. A realização de uma certificação demanda um esforço bem inferior.

O mestrado/doutorado também abre portas para se lecionar em uma universidade.

A minha opinião é que a pós sem dúvida é muito melhor que uma certificação. Agora, se você não tiver pós e tirar várias certificações acredito que será um profissional qualificado também.

Eu vou fazer mestrado e pretendo tirar a certificação também.

acredito que melhor a certificaçãoo

desenterrando… :stuck_out_tongue:

Eu acho melhor ganhar na mega-sena…
Deixando a fuleragem de lado…

Pós(descente) é algo menos volátil que estudar tecnologia, um paradigma que nem OO por exemplo, vai durar quanto tempo?
Já aprender uma linguagem ou plataforma em uma “pós”, é pegar onda no mercado.

Eu ficaria com a Pós (denovo, uma pós de verdade). E estudaria Java por fora, tiraria certificações pois acho que são uma boa forma de aprender.
Mercado também é muito bom, o que você aprende sonzinho em casa, aprende bem mais em equipe, unindo experiências.
Outra coisa são os frameworks que você nem tem como certificar-se, mas que são muito utilizados.

Em ordem de importância?

PÓS >> MERCADO >> CERTIFICAÇÃO

Entenda-se como MERCADO {“Projetos”,“Frameworks”, “Projetos Open Source”…}