Certificação Java - SCJP como funciona - post InfoQ

12 respostas
LPJava

ae galera,
Vejo aqui no forum, varios topicos sobre a SCJP se vai de 5 ou 6, ou se vai vim mudanças por parte da Oracle etc. Enfim, é uma serie de perguntas a respeito dessa famosa certificação. Então acabei reunindo boa parte das perguntas mais tradicionais e fiz um post na nossa comunidade InfoQBrasil. confiram:
http://www.infoq.com/br/articles/como-funciona-a-scjp

Ainda dar pra ganhar um exemplar do livro Guia do Exame SCJP, se vacilar :D.

abracos,

12 Respostas

romarcio

Muito legal seu artigo, foi bem útil e interessante mesmo.

Tinha algumas dúvidas mesmo sobre essa questão da prova em ingles ou portugues. Vou ter que pensar bem quando quizer fazer a prova, pq uma palavra em ingles que não entenda já mata a questão.

E sobre a SCJA, vejo poucos falando aqui no forum que tenham feito, é importante para as empresas que levam em consideração a SCJP ?

Diabo_Loiro

Muito bom o post… e legal o livro não tive a oportunidade de ler ele… mais deve ser bom pois vejo que é um cara ativo na comunidade costuma escrever artigos técnicos de qualidade etc… eu particularmente não gosto muito de livros nacionais pois geralmente são muito inferiores comparados aos em ingles por exemplo, não sei o pessoal que escreve livros no brasil gosta de fazer resumao… livros pequenos não sei parece que pessoal tem medo de realmente soltar a mão e escrever um livro de 400 paginas por exemplo…

hehe Pretendo escrever um livro sobre dev de games quando tiver mais tempo e conhecimento… vejo em muitos livros que compro que as editoras procuram autores para livros de informática.

parabéns novamente por mais um post de qualidade.

LPJava

opa! pessoal legal o feedback de vcs.

A respeito da SCJA ela nao eh tao falada pq as empresas que pedem certificacao poe la no minimo SCJP, e a SCJA seria bom tirar pra nivel de conhecimento que eh bem rico mesmo, mas a nivel de mercado é quase zero.

Diabo Loiro, a questão de autores brasileiros nao escreverem muitooo, é que tudo depende do seu publico-alvo, com base no que vai abordar, escritores nao pode escrever pelo ego, e sim com quem vai ler, deve se preocupar com o leitor. E saber se eles gostam de ler livros grandes ou não, e se escrever livros grandes, eles vao pagar por eles? Lembre-se que quanto mais escreve mais caro fica. Porem, quantidade de pagina nao quer dizer que é qualidade, vc pode escrever menos porem com qualidade, depende como aborda um assunto. A série headfirst a versao original ultrapassa 500 paginas, mas pq? tanta figura que eles poe no livro que acaba ficando grande, há desenhos que ocupam toda uma página. É legal ? Sim é legal, uma imagem vale mais que mil palavras, mas tb no final do livro sempre há coisa extra. Outro detalhe que quantos pagam mais de 100,00 em um livro? nenhuma editora vai adotar seu projeto sendo este ficando muito caro pra vender 10 exemplares, isso é inviavel. Então é uma série de fatores, os impostos aqui no brasil, deveriam sem menos, para motivar a compra de livros, mas vejo varios profissionais reclamando de varias areas diferentes: saude, economia etc, sobre o valor dos livros aqui.

O meu é um guia, nao poderia escrever com o nro de paginas prox ao livro da kathy que eh um livro mais completo, com exercicios, etc. Pq senao, a diferença seria pouca. Qdo comecei a escrever, eu tive duas coisas em mente:

1. Escrever um livro que o candidato possa ler em curtos intervalos, que possa levar para qualquer lugar com facilidade e revisar os assuntos chaves, essenciais para o exame
  2. Não quero ser um paulo coelho da vida, quero um livro que o $$ fique dentro do orçamento de qualquer profissional, seja ele estagiario, ou nao. E isso foi algo que tive muita preocupacao e busquei junto a editora deixa em um valor acessivel.

Pelo valor do livro, alguns podem dizer que eh barato, que qualquer um pode comprar, acho que com o desconto de 30% que dou, deve sair por uns 38,00. Mas, eu já fui estagiario, ja trabalhei aonde de fato nao tinha grana pra comprar um livro acima de 50,00, pq nao ganhava o suficiente, ja que tinha outras contas com maior prioridade para pagar, como faculdade etc. Então, qdo fiz meu livro, pensei em outras pessoas que podem hj estar na mesma situacao que um dia ja tive, a vontade é grande, mas falta o $$ suficiente.

Eu ja tive a mesma linha de pensamento sobre livro nacionais e qualquer outro produto made in brazil, mas depois que conheci a serie de livros do autor edson goncalves tive que mudar a minha forma de pensar. E depois que já peguei livros importado que a qualidade era zero em tudo, e que muitos autores brasileiros aqui colocava o autor X no bolso, o fato dele ta na midia era pq nao passava de ser mais um americano :D.

abracos, :).

William_Alves

LPJava:
ae galera,
post na nossa comunidade InfoQBrasil. confiram: http://www.infoq.com/br/articles/como-funciona-a-scjp

Parabéns Camilo :thumbup:

Hun essa era a nova atividade que você não queria contar kkkk, mando bem meu irmão, sucesso :!:

[]'s

L

Este posto caiu como uma luva para mim.
Exatamente hoje entrei em contato com um dos centros que aplicam a prova.
Estava com várias dúvidas primeiro entre elas se o exame da SCJP 6 existia em português e se o exame poderia ser agendado com mais de 4 meses de antecedência.

Bem estou estudando para a prova, inicialmente estive pensando em fazer a SCJP 6, mas tenho o mesmo receio apresentado no texto: Não interpretar corretamente uma pergunta e perder pontos.

Estou estundo pelo livro da Kathy Sierra e no cd tem alguns testes que estão em inglês, verei a medida que faço os testes, e se a confiança no inglês vai ser boa a tal ponto.

Será que vale a pena fazer a SCJP 5 e aguardar um possível upgrade em português para a 6?

LPJava

LOGANJAVA:
Estava com várias dúvidas primeiro entre elas se o exame da SCJP 6 existia em português e se o exame poderia ser agendado com mais de 4 meses de antecedência.

Bem estou estudando para a prova, inicialmente estive pensando em fazer a SCJP 6, mas tenho o mesmo receio apresentado no texto: Não interpretar corretamente uma pergunta e perder pontos.

Estou estundo pelo livro da Kathy Sierra e no cd tem alguns testes que estão em inglês, verei a medida que faço os testes, e se a confiança no inglês vai ser boa a tal ponto.

Será que vale a pena fazer a SCJP 5 e aguardar um possível upgrade em português para a 6?

bem, eu acho que a scjp 5 foi uma exceção, se eles tivesse que fazer em portugues à 6, ja teriam feito, esperar algo que nao se sabe ao certo, é complicado, vai perder tempo demais. Foi uma surpresa para a comunidade ter a scjp 5 em portugues. E acredito que isso nao deve constar nos planos da Oracle, creio que ela deve está trabalhando nas novas certificacoes JEE que algumas estao na versao beta.

Enfim, minha opinião é que a SCJP é uma boa certificação, tem conteudo e muita coisa pra aprender, porem gastar muitooo tempo com ela, acredito nao ser tao viavel, uma vez que, se o mercado tiver que valorizar de fato, sempre vai valorizar aquelas mais proximas do perfil da vaga, como SCWCD ou outra. Uma vez que vc é SCWCD, automaticamente eh um SCJP.

William, a novidade nem foi essa heeh, na verdade ainda estar por vim, o post para o InfoQBrasil foi algo que não tinha em meus planos.

LOGANJAVA tem um simulado que criei para a nossa comunidade que há questoes em portugues e ingles. http://blog.camilolopes.com.br/simscjpfree/ devo passar o fds atualizando algumas questoes nda demais. Porém, é mais um para brincar.

flw!

William_Alves

Legal Camilo Parabéns, vou ficar na torcida rsrs, continue ai contribuindo com a comunidade.

Sucesso nas novas empreitadas.

Abraços

Diabo_Loiro

Estou esperando isso acontecer e concordo com maioria das coisas que você disse, e muito difícil enfiar na cabeça do pessoal que um livro maior pode ser mais completo…, mais ai que acho que falta livro… livro voltado ao pessoal mais especializado… só temos no Maximo traduções porcs… estou estudando ejb fico limitado a poucos livros praticamente a ejb in action ,enterprise java beans e mastering ejb todos gringos… antes de obter um livro… comecei a procurar em blogs e pela rede e na real não achei nada de quase nada em português principalmente da versão 2.1 e uns gatos pingados da 3.0.

Acho que o pessoal podia ter iniciativas de passar o conhecimento e ser reconhecido por exemplo e não só visando a grana por exemplo o livro que o pessoal do esta escrevendo “Livro Arquitetura e Design de Software” acho um puta dum exemplo que poderia ser seguido pelos outros pro exemplo pessoal que da aula sobre games…, pessoal que manja muito de swing etc…

sei lá estou cheio de “java didatico” = mais do mesmo.

O seu livro e outro bom exemplo admiro isso o pessoal devia seguir o exemplo.

L

LPJava:
LOGANJAVA:

bem, eu acho que a scjp 5 foi uma exceção, se eles tivesse que fazer em portugues à 6, ja teriam feito, esperar algo que nao se sabe ao certo, é complicado, vai perder tempo demais. Foi uma surpresa para a comunidade ter a scjp 5 em portugues. E acredito que isso nao deve constar nos planos da Oracle, creio que ela deve está trabalhando nas novas certificacoes JEE que algumas estao na versao beta.

Enfim, minha opinião é que a SCJP é uma boa certificação, tem conteudo e muita coisa pra aprender, porem gastar muitooo tempo com ela, acredito nao ser tao viavel, uma vez que, se o mercado tiver que valorizar de fato, sempre vai valorizar aquelas mais proximas do perfil da vaga, como SCWCD ou outra. Uma vez que vc é SCWCD, automaticamente eh um SCJP.

William, a novidade nem foi essa heeh, na verdade ainda estar por vim, o post para o InfoQBrasil foi algo que não tinha em meus planos.

LOGANJAVA tem um simulado que criei para a nossa comunidade que há questoes em portugues e ingles. http://blog.camilolopes.com.br/simscjpfree/ devo passar o fds atualizando algumas questoes nda demais. Porém, é mais um para brincar.

flw!

Obrigado pela resposta.
Acho que no decorrer do tempo e dos estudos estarei mais seguro quanto ao conhecimento e também vou estar melhor para a prova.
Vou fazer simulados aos montes, inclusive o da sua indicação.
Eu acho que além do fato bom de ter que estudar para a certificação que não é fácil, vai ser legal pra mim rever os conceitos e ter as coisas um pouco mais na ponta da lingua.
Acho a idéia de um livro mas em conta e mais focado muito interessante, visto que a maioria que tentam a SCJP são estudantes e sabemos o perrengue que a maioria de nós passamos para poder pagar os estudos.
Enfim, obrigado e com certeza ainda vou consultar o povo daqui ainda.

Abs,

LPJava

aproveitando o post, que eh sobre a SCJP e o sorteio do livro Guia do exame, bem acabei encontrando ele no site http://livrosdeprogramacao.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=131264 com frete grátis e por 49,00 hehe, quem gosta de economizar no frete como eu, boa opcão :D.

abracos,

bdias1990

comprei por 35,00 =D na ciência moderna Centro da cidade.

LPJava

pois eh quem está ai perto da editora ta tranquilo, mas quem está em outra cidade e estado, tem que ver as promocoes das lojas virtuais.

Criado 4 de agosto de 2010
Ultima resposta 7 de ago. de 2010
Respostas 12
Participantes 6