Certificação Java

Ola pessoal boa tarde!
Sou novato na linguagem de programação Java e
estava analisando esse codigo abaixo e me surgiu uma duvida!

public static void main(String[] args) {
	Object obj = new int[]{1,2,3};
	int [] someArray = (int[])obj; // me confirmem por favor para se fazer um "CAST" o obj tem que pssar no teste "É UM"

for (int i : someArray) {
		System.out.print(i + " ");
	} 
}

E meu objeto é do tipo Object porem no tempo de execução ele seria um int? seria por isso que a saida é “1 2 3”

Olá, $RDS$!

Seu vetor someArray já é um vetor do tipo primitivo int e, ao fazer o for, vc está atribuindo cada elemento desse vetor de inteiros em uma variável tb int (a variável i)…

Ajudei em algo?? Espero q sim, qlquer coisa, avise e tento ser mais detalhista.

Att
Fernando Antonio Barbeiro Campos

Em java tem os objetos e os tipos primitivos (int, long, char, byte, double, float)

A diferença é que quando você cria um int[] você está criando um array, e array em java mesmo sendo de um tipo primitivo, é um objeto. Por isso você pode fazer um cast.

è que na vdd todo Array é um objeto e todo objeto É-UM Object.

Pessoal estou com uma duvida.
Para fazer a prova OCJP tem algum pré-requisito ou alguma certificação anterior ?

Obrigado Pessoal, no livro as vezes ele descreve de uma forma muito tecnica , porem qdo alguem explica de um modo mais simples ja ajuda muito obrigado a todos!! Vlw

[quote]Pessoal estou com uma duvida.
Para fazer a prova OCJP tem algum pré-requisito ou alguma certificação anterior ?
[/quote]

Até a atual versao 6 nop !

mas a beta da 7 já pede a OCJA como pre requisito…

Mas lembre-se de se preparar bem , os assuntos cobrados na prova nao sao poucos e alguns bem cabulosos como collections e threads