Tenho um questionamento a ser feito, e gostaria da opinião de pessoas experientes no assunto.
Sou graduado em Ciências da Computação, e atuo no mercado de TI com suporte, porém nunca escondi de ninguém que meu maior objetivo profissional é ser um desenvolvedor.
Mas, com as dificuldades impostas pela vida, nunca consegui me dedicar para mudar minha situação profissional, porém vejo que se continuar olhando para aquilo que a vida nos impõe, nunca atingirei minhas metas profissionais.
Enfim, resumindo, gostaria muito de me tornar um profissional Java, mas como não tenho experiência alguma com a linguagem (apenas um pouco de lógica de programação), acreditam que com esforço posso conseguir um upgrade na carreira, mesmo já estando com 31 anos?
Outro detalhe… como nunca atuei com desenvolvimento, acreditam que uma certificação possa ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho?
Se estudar bastante o Java (digamos, 6 meses de intensa dedicação), é possível tentar o exame 1Z0-808?
Desde já agradeço pela paciência e atenção!
Atenciosamente,
Rondinelly
Opa, eu trabalhava com ADM, cansei daquela vida. Decidi aos 25 anos começar uma carreira nova: ser desenvolvedor Java. Se tu quer mudar a sua, então mude. Vale a pena.
Comecei fazendo alguns cursos específicos de Java e entrei no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Consegui um estágio (1 e meio) e efetivação após fazer o 1Z0-808, mas já com conhecimentos de JSF e JPA.
Ainda tem tempo de sobra pra fazer essa mudança aos 31 anos. Certificações ajudam sim na entrada no mercado de trabalho e o exame 1Z0-808 não é difícil. Aconselho a começar a estudar Java fazendo uma aplicação simples, mas com todas as camadas: com camada de visualização, controladores e interagindo num banco p/ só depois fazer a certificação. Estudando uns 3 meses só pro 1Z0-808 tu passarás tranquilamente. Tu achas facilmente na internet o guia de estudo dessa cert. e tem simuladores q sao bem baratos p/ essa prova.
Espero ter ajudado.
Lucas, obrigado pelo apoio!
A prova é totalmente em inglês, certo?
Você acredita que um inglês básico é suficiente para conseguir a aprovação?
A repostar de todas as suas perguntas é SIM!
Segue sugestão de material de estudo - https://fernandofranzini.wordpress.com/2016/08/22/plano-de-estudos-oracle-certified-associate-java-8-oca8/
Vc vai ver se seu inglês é suficiente nos simuladores da prova.
Aproveitando o topico do colega, mas sem fugir ao assunto…
Alguém sabe onde nome de alguma instituição que aplique esses testes Oracle?
eh uma pergunta meio tonta, mas pesquisei a respeito disso e não encontrei.
desculpas ao dono do post qualquer coisa.