Estou começando a trabalhar com java. Gostaria de saber sobre certificações.
Quais são os primeiros a estudar , a ordem e quais os livros que eu devo usar para estudar.
E se tem algum curso no Rio que seja bom para estudar para certificações.
Tem caelum no RJ, então aproveita que são os melhores cursos que tu vai encontrar. Já fiz um punhado aqui em Brasília, e realmente compensa tudo. Para começar a estudar para certificações primeiro você tem que ter uma base e depois comprar o livro da Katy Sierra SCJP 6, é o mais indicado para você desenvolver o estudo.
Para passar para as próximas certificações você terá primeiro que passar da SCJP (Sun Certified Java Programmer), sem ela você não pode fazer nenhuma outra, com exceção da SCJA, mas que tendo a SCJP fica melhor pra ti, que é a SCJA mais avançada, porém não tanto.
Uma boa base pra ti é a apostila FJ11 que a Caelum disponibiliza gratuitamente para você. Entra no site, faz download e come a bixa, que ela é boa d+ da conta.
Mocks e simulados: http://mock.caelum.com.br/
e boa sorte
Mas para um inicio de estudos não seria bom primeiro fazer a SCJA como meio de constar que eu sei alguma coisa em java?
Como eu disse, o SCJA é um SCJP um pouco mais fraco, mas que não acrescenta muito em quase nada o seu currículo. SCJP Comprova que você sabe utilizar os componentes java, nada muito além disso. Entre já querer um diferencial ou somente a comprovação que você sabe alguma coisa, é melhor o diferencial.
Valeu andre,
e voce sabe alguns bons livros para eu começar os estudos de SCJA e SCJP
E quais os nomes dessas certificações depois de serem transformados para Oracle.
Pois tento verifica-las no prometric e não consigo acesso.
dar uma olhada no site da Oracle, la vc vai encontrar todas as informacoes que precisa sobre os exames. e a respeito de qual fazer depende do que vc quer aprender. sao certificacoes com objetivos diferentes, e nao há ordem de qual fazer primeiro, apenas sabe se tem pre-requisito com alguma outra, que nesse caso nao há.
Minha ultima duvida , qual o melhor livro indicado para aprender OO e Java
baseado em certificação e aprendizado.