Certificação jdk 1.7

Lendo o grandioso the server side, vi que o último post que eles colocaram foi sobre a certificação.

Algumas grandes mudanças virão, e já para as novas provas java 1.7. O nome mudou, não é mais SCJP e sim OCP* (Oracle Certified Professional). E como já diz o post, não é mais entrar em um centro da Prometric e fazer a prova (não é nem mais feito por ela). Agora é um processo em duas etapas: tem que ser feito a prova Programmer I, e só depois da Programmer II a pessoa é considerada um OCP.

Uma das grandes mudanças também é o custo. Antes, a simples prova da Prometric custava entre U$150~200. Isso quando não tinha a promoção do takeover. Agora, cada Programmer Test custa U$300, então sair certificado sai por volta de mil reais (U$600 x 1,851 = 1110,6).

Eles também falam de que ainda dá tempo de tirar as certificações antes dessa.
Não sei se hoje em dia vale tanto a pena assim ser certificado - desta maneira. Dá a impressão de que a Oracle não quer só certificar o pessoal, mas também ganhar um troco em cima.

  • OCP pra mim é coisa do Robocop

Isso já foi discutido aqui no forum quando a versão 7 foi lançada.

Tem que fazer a OCAJ 7 (Programmer I) para então fazer a OCPJ 7. E ambas possuem os conteúdos exigidos diferentes das versões anteriores. Ou, quem possuir uma versão OCPJ (SCJP) até 6, pode fazer um update para a versão 7.
Mas o preço dos exames até onde vi, continuam os mesmo 125 dollares. E para a versão 7 que está em fase beta, custa 50 dollares.

Talvez o preço esteja para USA.

Aqui no Brasil até onde eu vi está 125 mesmo.

A certificação, passa a ser apenas mais um produto da Oracle. :wink: