Certificação JPA - Passei com 72%

Olá! Passei ontem na certificação de JPA e vou dar o meu relato para os colegas que também estão em busca desse objetivo.

Li e reli o livro Pro JPA 2 Mastering the Java Persistence API. Vale notar que o livro é curto e de quebra você nem precisa ler todos os capítulos.
Estudei somente os capítulos 1 - 9 o que dá apenas umas 250 páginas.

Depois do livro fui para os simulados do enthuware que foram essenciais. Minha média nos simulados foi baixa. Uns 70%. Mas eu estudei bastante as questões não apenas decorando-as mas procurando compreendê-las.

Curioso que na hora da prova, quando faltava apenas 4 questões, o sistema travou (?) mas o funcionário do centro reiniciou o pc e felizmente pude continuar de onde parei.

O tempo de prova foi suficiente. Faltava ainda uns 15 min quando terminei tudo.

No total foram uns 3 meses e meio de preparação. Poderia ter tirado em bem menos tempo mas eu estudava pouco por dia.

É isso. Até a próxima.

Que legal cara.
Parabéns.
Vale a dica do livro.
Também já li coisas boas dele.

Opa! Parabéns! =D. Bom score. [=

Parabéns cara, mandou bem!

Só uma pergunta afim de comparativos: você trabalha diariamente com JPA?

Abraços!

Parabéns Saitou,

Eu estou estudando para esta mesma prova, mas o final de curso da minha pós está tomando muito tempo, os meus estudos andam a passos de tartaruga. =/

Fale um porque sobre os assuntos que mais cairam na prova.

excelente… parabéns :smiley:

uma pergunta, onde vc fez os simulados?

obrigado.

Parabens!!!
Posta ai o link do livro e do simulado…por favor.

[quote=FernandoFranzini]Parabens!!!
Posta ai o link do livro e do simulado…por favor.[/quote]Vou postar pois foi o mesmo material que o meu. ^^
Livro

Simulado
http://enthuware.com/index.php/mock-exams/oracle-certified-expert/java-persistence-api-oce-jpa

[=

Então vale a pena pagar Price : $19.95 pelo simulado?

[quote=FernandoFranzini]Então vale a pena pagar Price : $19.95 pelo simulado?[/quote]Cara, eu gostei muito mesmo.
Eu achei uns 2 erros apenas que ao reclamar no forum deles, eles pediram desculpa e corrigiram o database deles.

Eu comprei deles o de EJB e JPA. [=

Ta bem barato…eu costumo pagar $99 pelos da whizlabs…
pretendo encarar esse prova quando terminar a q estou prestando hoje…

[quote=FernandoFranzini]Ta bem barato…eu costumo pagar $99 pelos da whizlabs…
pretendo encarar esse prova quando terminar a q estou prestando hoje…[/quote]Eu também estranhei o preço.
Preferi arriscar do que pagar todos os “dinheiros” do simulado da whiz.

Achei que valeu a pena.

Aqui, outra pessoa falou sobre o Enthuware. http://www.guj.com.br/java/282243-os-simulados-da-enthuware-sao-bons#1489025

OBS.: Esse post abriu logo após a pergunta sobre a Enthuware surgir aqui. =D

[quote=Tchello] Parabéns cara, mandou bem!

Abraços![/quote]

Não. Na verdade o Hibernate é o queridinho das empresas mas ele mesmo pode usar annotations do JPA então, de qualquer forma, vale a pena tirar a cert. =]

[quote=w1lson]Parabéns Saitou,

Eu estou estudando para esta mesma prova, mas o final de curso da minha pós está tomando muito tempo, os meus estudos andam a passos de tartaruga. =/

Fale um porque sobre os assuntos que mais cairam na prova.[/quote]

Pelo que pude perceber não houve nenhum assunto que mais caiu na prova. Foi bem equilibrado. A dica que dou é estudar bastante pelos simulados do enthuware. Muitas coisas são parecidas na prova.

[quote=Saitou][quote=Tchello] Parabéns cara, mandou bem!

Abraços![/quote]

Não. Na verdade o Hibernate é o queridinho das empresas mas ele mesmo pode usar annotations do JPA então, de qualquer forma, vale a pena tirar a cert. =][/quote]

De fato, mas a curiosidade era mais a respeito dos estudos.
Mesmo trabalhando mais com Hibernate a JPA essa experiência ajuda no estudo.

Abraços!

Pessoal,
Mais um material que pode ser usado como recurso para se preparar para a prova de certificação ORACLE CERTIFIED EXPERT JEE 6 JPA é seguinte app android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=org.jpaexam
Ela é básicamente um quiz de perguntas e respostas baseado na especificação JSR 317: Java Persistence API, versão 2.0 Release final.
Este app pode ser usado como recurso no aprendizado da JSR, mas também para quem estiver se preparando para a certificação, tanto no período inicial (para avaliar o desafio), quanto numa faze mais avançada (como um simulado pré-prova).

Cara você sabe me dizer se o Livro Pro JPA 2 tem em português eu não consegui achar?

Caso alguém queira ele em inglês vai ai o link do PDF para download

[quote=eric_vinicius]Cara você sabe me dizer se o Livro Pro JPA 2 tem em português eu não consegui achar?

Caso alguém queira ele em inglês vai ai o link do PDF para download [/quote]Na moral, não espalhe o link de PDF. É contra a regra do guj além de ser ilegal.

Estou estudando o livro de Enterprise Java Bean 3.0 ele tambem é referencia para tirar a certificação de JPA?

Pois o mesmo ensina também a parte de persistencia do JPA 2.

Att

[quote=eric_vinicius]Estou estudando o livro de Enterprise Java Bean 3.0 ele tambem é referencia para tirar a certificação de JPA?

Pois o mesmo ensina também a parte de persistencia do JPA 2.

Att[/quote]Até onde sei, ele ensina JPA 1.