Olá pessoal,
Neste ano tirei a SCJP, agora gostaria de tirar outra certificação, mas tenho vontade em atuar na parte de gerencia, então estava pesquisando e achei essa CAPM .
Alguem sabe alguma coisa sobre ela, se é bem vista no mercado?
Obrigado…
Olá pessoal,
Neste ano tirei a SCJP, agora gostaria de tirar outra certificação, mas tenho vontade em atuar na parte de gerencia, então estava pesquisando e achei essa CAPM .
Alguem sabe alguma coisa sobre ela, se é bem vista no mercado?
Obrigado…
Cara tbm tenho interesse nessa parte…
Recentemente tirei a certificação de ITIL e se ja tivesse os requisitos exigidos iria pra PMP…
A CAPM visa medir teus conhecimentos teóricos acerca de GP.É mais simples e exige menos do que a PMP.Eu acho uma boa.
Abraço,
Rafael Roque
ITIL Foundations Certified
SCEA(I)
SCWCD
SCJP
Hum… essa ITIL eu já tinha visto… o problema é que os próximos níveis são muito caros…!!!
Você usou que material para estudar? Tem algum fórum sobre o assunto…
Alguem conhece outras opções de provas nessa aérea…
agora so um detalhe para entrar na area gerencia… vc precisa… ter uma vasta experiencia com desenvolvimento e as vezes nao somente com uma linguaguem… e nessa area… certificacoes nao pesam tanto… a experiencia é o fator mais importante… a revista mundo java a ultima edicao fala sobre a carreira de um arquiteto dar uma lida para vc ter ideia… lembrando que o arquiteto tb exerce algumas funcoes que um gerente de projeto… tb pretendo seguir esse caminho… mais nao se tem bons gerentes de projetos e bons arquiteto de software com menos de 10 anos de experiencia… um exemplo aqui no forum é o Luca.

Sim… claro que não quero chegar com o pé na porta…
Mas a certificação seria um caminho para o objetivo… E já tenho 4 anos de experiência em desenvolvimento, gostaria de começar a direcionar minha carreira para esse lado.
para entrar na area gerencia… vc precisa… ter uma vasta experiencia com desenvolvimento e as vezes nao somente com uma linguaguem…
Hmm…acho que eu discordo nessa parte…
Será que não estamos contrastando habilidades diferentes(Programador=executor,Gerente=planejador)?
Um bom gerente precisa obrigatoriamente ter sido um bom programador?
Abraços,
Rafael Roque
assim bommmmmm programador vamos dizer que nao… mais um programador é recomendavel que ele seja… tudo isso é apenas uma nomeação vamos chamar assim… porem grandes empresas depender do projeto vai exigir isso do gerente… por exemplo a escolha da linguaguem? e se o sistema tiver que “conversar” com outra linguaguem iai? como o gerente de projeto vai poder lidar com isso? ele vai ser refem do desenvolvedor na equipe dele? se o cara morrer durante o projeto iai? é facil encontrar outro? Ele vai ter $$ para contratar outro de ultima hora? e o tempo q ele tem para esse cara de adpatar e o tempo de conclusao do projeto? Tudo isso deve ser levado em conta… entao falei de bons GERENTES de projetos… bons Arquitetos… claro q temos ai… bons gerentes que nunca programou mais tem outras qualidades… e seus projetos sao show de bola… porem isso é uma exceção dos mil profissionais que quer ser gerentes/arquitetos de softwares…
Nem todo projeto vc vai usar a mesma linguaguem , a mesma tecnologia… e vc nao pode ser refem tb de saber so uma tecnologia, se seu programador ficar doente… iai o projeto para? nao… se o gerente souber o suficiente ele senta e desenvolve o que for feito para cumprir com os prazos… e questao de $$ projetos grandes envolve muito $$ e tem o antigo e velho contrato que é seguido a ferro e fogo… pelos donos do negocio.
bom é uma opniao minha… mais nada diz que um gerente de projetos tem q ser um bom programador… é como ja falei acima apenas uma “nomeação isso”.

Discordo, acho que um bom gerente tem que ter uma vasta experiencia em projetos, em diferentes setores e com diferentes plataformas.
[]'s
Sim…
Mas não tem como começar já com experiência…
O que fazer para resolver isso?
-Aprender por conta própria
-Ter um network potente;
-Agarrar as chances que aparecerem.
Na verdade,tem alguma profissão na qual esses três itens não sejam fundamentais? :lol:
Foi exatamente isso que eu pensei… dai a certificação…
Mas ninguém respondeu minha pergunta sobre a CAPM…
Respondendo a tua pergunta…
Cara eu tiraria sim…
Você sabe se a CAPM tem a questão dos PDU´s como a PMP?
raf4ever não sei te responder, eu sei que essa prova é totalmente baseada no PMBok, mas ainda não me aprofundei no assunto…
Sim…Mas não tem como começar já com experiência…
Tem que fazer o que você está fazendo… começando ehehe
[]´s
rodrigo_lm wrote:
Sim…Mas não tem como começar já com experiência…
Tem que fazer o que você está fazendo… começando ehehe
Foi isso que eu pensei, por isso preciso saber se essa certificação é reconhecida pelo mercado… Andei pesquisando e achei bem interessante essa de ITIL que o raf4ever mencionou… Estou buscando material e mais informações sobre elas… Se alguem souber de alguma coisa… :lol:
Cara dá uma olhada em www.tiexames.com.br
Eles tem um material online que pode ser adquirido,e vale bastante a pena.Eu estudei exclusivamente por ele
pra prova de ITIL e obtive 91%…
Abraço,
Rafael Roque
Opa poderia me dizer o que significa essas quatro letrinhas? [ ITIL ]
Do que se trata essa certificação ? Poderia dar mais informações ?
Infelizmente nao tenho acesso a outros sites alem do GUJ. 
Valeu! :thumbup:
Information Technology Infrastructure Library
É uma prova de certificação que visa as melhores práticas nos processos de gerenciamento de serviços de TI.

Não se basei somento no PMbok, tem um livro muito bom e que aconselho a compra que é o da Rita Mulcahy.
Abraços
Por que não a de Scrum Master? Se eu fosse você, pensaria em me capacitar em metodologias ágeis. Mesmo não querendo atuar somente na parte de gerência/gestão, já garanti a minha participação no treinamento que começa 21/01/08 aqui em São Paulo.
mas tenho vontade em atuar na parte de gerencia
Por que não a de Scrum Master? Se eu fosse você, pensaria em me capacitar em metodologias ágeis. Mesmo não querendo atuar somente na parte de gerência/gestão, já garanti a minha participação no treinamento que começa 21/01/08 aqui em São Paulo.
poderia posta o link com maiores informacoes sobre o evento?
Link para o site da Scrum Alliance:
www.scrumalliance.com
Link para a página do treinamento que será dado nos dias 21/01/08 e 22/01/08 em São Paulo:
Agora me decidi, vou focar primeiro na certificação de ITIL que irá me dar uma base e depois partir para a CAPM,
raf4ever vc que já passou por isso, vc conhece algum forum, grupo de discussão ou algo do tipo onde eu possa tirar minhas duvidas?
Eu olhei o site que você me passou, pareceu ser bom o curso, mas ele é focado em passar na certificação ou em apreender o ITIL?
Abraços…
Agora me decidi, vou focar primeiro na certificação de ITIL que irá me dar uma base e depois partir para a CAPM,
raf4ever vc que já passou por isso, vc conhece algum forum, grupo de discussão ou algo do tipo onde eu possa tirar minhas duvidas?
Eu olhei o site que você me passou, pareceu ser bom o curso, mas ele é focado em passar na certificação ou em apreender o ITIL?
Abraços…