Olá,
Já possuo a SCJP e SCJD e vou tirar a SCWCD. Gostaria de saber se o mercado de trabalho aqui na capital de São Paulo dá valor a estes certificados.
E em relação a outras linguagens, como por exemplo o .NET, vocês acham que essas linguagens podem tirar o java do mercado, já que falam que é mais cara um sistema feito em java do que em outras linguagens; ou essas linguagens e java vão andar lado a lado???
Obrigado,
Abraços
Com estas certificações vc arruma trampo fácil! 
Faço uma pergunta de volta.
Com as certificações que que vc já possui, mudou alguma coisa?
O seu “passe” ficou valorizado?
Fabio,
Atualmente eu não posso trabalhar pois possuo bolsa de iniciação científica na faculdade (ainda bem que é só até o fim do ano quando me formo). Mas até agora, só em uma entrevista que eu fui que o pessoal me pediu uma xerox autenticada da certificação. De resto sem comentários.
Em relação se valorizou o meu “passe”, não sei te informar, pois nunca trabalhei com java. Já trabalhei com ASP e .NET, e o valor que me ofereceram era quase 3x maior, mas talvez fosse porque fui contratado para ASP.
Além disso, só encontro trabalho como pessoa jurídica. Não sei se gostaria de trabalhar assim, sem benefícios. E em relação a PJ e CLT, qual vocês acha melhor?
Abraços,
Fabio…
Aí depende muito do seu perfil e do mercado que vc vai atingir.
Como CLT a responsabilidade direta pelo sistema é da empresa a qual vc trabalha e não sua. Se vc tiver alguma dificuldade a empresa terá que fornecer os recursos necessários, isto é, vc pode pedir ajuda para um colega ou um curso ou livro. O que não acontece com PJ, vc é o único responsável. Os clientes irão falar diretamente com vc. E na PJ vc terá que assumir todos os postos, vc terá que emitir notas, fazer contabilidade (em parte), vc terá que administrar, etc.
Mas, detalhe, já ouvi muitas histórias de pessoas que são PJ fizeram a coisa certa e só de vez em qd precisam ir no cliente, ganharam tempo.
Tudo depende, mas como está como bolsista e se tiver alguma clientela te indico a entrar como PJ, administrando bem vc pode ter maior autonomia e liberdade. Te indico o livro Segredo de Luísa que fala sobre empreendedorismo de uma forma leve.