Certificação Oracle Passo a passo!

BEM AMIGOS, SOU ESTUDANTE DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DO GRUPO ANHANGUERA EDUCACIONAL, E QUERO ME ESPECIALIZAR NA LINGUAGEM JAVA, MAS TENHO DUVIDAS COMO TODO MUNDO E ESPERO QUE ME AJUDEM SE POSSIVEL:

ENTREI NO SITE DA ORACLE E NO LINK = http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=39

FALA SOBRE AS CERTIFICAÇÕES EM JAVA

EMBAIXO DA PAGINA TEM UMA CAIXA COM O TITULO = “Get Started Finding Your Oracle Certification”

SAO 4 CAMPOS PARA VOCE ESCOLHER QUAL CERTIFICAÇÃO VC QUER, E COMO QUERO MINHAS CERTIFICAÇÕES EM JAVA, ESCOLHI APENAS ONDE ESTAVA ESCRITO JAVA É CLARO.

PRIMEIRO SELECIONEI = Java ME Developer e a certificação que aparece embaixo desta caixa aonde fazemos a escolha foi a seguinte:

Oracle Certified Professional, Java ME 1 Mobile Application Developer

DEPOIS SELECIONEI = Java EE Developer e apareceu as seguintes certificações:

Oracle Certified Expert, Java EE 6 Enterprise JavaBeans Developer
Oracle Certified Expert, Java EE 6 Java Persistence API Developer
Oracle Certified Expert, Java EE 6 Web Services Developer
Oracle Certified Expert, Java Platform, EE 6 Web Component Developer
Oracle Certified Professional, Java EE 5 Business Component Developer
Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Component Developer
Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer

DEPOIS SELECIONEI = Java Developer e apareceu as seguintes certificações:

Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6
Oracle Certified Associate, Java SE 7 Programmer
Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer
Oracle Certified Master, Java SE 6 Developer
Oracle Certified Professional, Java SE 7 Programmer
Oracle Certified Professional, Java SE 5 Programmer
Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer

E POR ULTIMO SELECIONEI = Java Architect e apareceu a seguinte certificação:

Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect

A MINHA DUVIDA E A SEGUINTE:

QUAL FAZER PRIMEIRO?
QUAL E O MELHOR CAMINHO A SEGUIR?
E MELHOR O JAVA EE, SE, OU ME?

O QUE QUERO E QUE POR FAVOR ESCLAREÇAM A MINHA MENTE SOBRE ESAS CERTIFICAÇÕES PARA Q EU FAÇA A ESCOLHA CERTA

ESTOU MEIO PERDIDO DIANTE DE TANTA CERTIFICAÇÃO, POR FAVOR ME AJUDEM !!!

Bom, eu comecei pela OCJP6, esta certificação geralmente é a primeira, e não possue pré requisitos, se você optar pela versão 7(mais atual) terá que ter antes a de associado, visto que a versão 6 ainda é bem “usada”, optei por essa…
Agora estou estudando para a de web, e depois virá a de ejb…, bom com essas três acho que tem bastante tempo e trabalho!!!

Ae você tem que ver se vai para a parte de mobile ou web… enfim, eu escolhi tirar essa primeiro:

[quote=ribclauport]Bom, eu comecei pela OCJP6, esta certificação geralmente é a primeira, e não possue pré requisitos, se você optar pela versão 7(mais atual) terá que ter antes a de associado, visto que a versão 6 ainda é bem “usada”, optei por essa…
Agora estou estudando para a de web, e depois virá a de ejb…, bom com essas três acho que tem bastante tempo e trabalho!!!

Ae você tem que ver se vai para a parte de mobile ou web… enfim, eu escolhi tirar essa primeiro:

[/quote]

Estudou pelo livro da Kathy Sierra? Ou usou algum outro material?

Sim, usei o livro da Katy Sierra, e o mock da enthware.

Bacana, vlw por ter respondido.

Neste blog http://des-envolvimento.blogspot.com.br/ há várias informações a respeito da Certificação Java SE Programmer I. Inclusive um Cronograma para Obter a Certificação em 1 Mês. Além de valor, escopo do exame, material para estudo etc.

Visitem aí, acho que vai ajudar.

Se voce optar pela versão 7 do Java

Obrigatoriamente, as primeiras são:

• Oracle Certified Associate, Java SE 7 Programmer e depois
  • Oracle Certified Professional, Java SE 7 Programmer (OCPJP)

Sendo que para tirar a Professional Programmer, você precisa ter a Associate primeiro.

Para as próximas certificações exceto a de architect, você precisa da certificação de Programmer (OCPJP), são elas:

• Oracle Certified Expert, Java Platform, EE 6 Web Component Developer : Basicamente JSP e Servlets
  • Oracle Certified Expert, Java EE 6 Enterprise JavaBeans Developer : Enterprise JavaBeans 3 (EJB 3.1) - Corrijam me a versão se eu estiver errado
  • Oracle Certified Expert, Java EE 6 Java Persistence API Developer : JPA - não sei qual a versão, mas deve ser a 2.0
  • Oracle Certified Expert, Java EE 6 Web Services Developer : Web services

Normalmente essa é a ordem que o povo tira as certificações, pois a de web é a mais básica de JEE, depois estudando para EJB vc já pega algumas coisas de JPA, ai fica mais fácil tirar essa primeiro para depois tirar de JPA, e webservice para finalizar certificações JEE.

• Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect
    Essa certificação é separada em 3 etapas, e há um curso oficial da Oracle obrigatório para obter o certificado.

Caso opte pela versão 6 do Java, a diferença é que vc não precisa da Associate para adquirir a certificação de Java Programmer, e apesar de ser uma versão mais antiga, com certeza é muito bem aceito pelo mercado.

EDIT: Só vi agora que este post é antigo e que o usuario vmd está reupando vários topicos antigos para divulgar seu blog…
De qualquer forma, essa dúvida aparece frequentemente…

Pessoal, pegando o gancho no tópico do amigo aqui.
A certificação para OCA7 tem o valor de R$326,00 mesmo?
Não encontrei a opção da prova em inglês, realmente ela não foi traduzida ?

[quote=cfmaradeia]Pessoal, pegando o gancho no tópico do amigo aqui.
A certificação para OCA7 tem o valor de R$326,00 mesmo?
Não encontrei a opção da prova em inglês, realmente ela não foi traduzida ?[/quote]

A prova são U$150,00, o valor da prova depende da cotação do dólar (me corrijam se estiver errada)

Não há disponibilidade das versões da certificação Java para a versão 6 e 7 em português, somente na versão 5.

Obrigado amigo.
Vou voltar aos estudos para tentar a prova de certificação. Vou ter que arriscar no ingles mesmo.

Lixo publicitário!!!