Certificação Oracle

49 respostas
B

Pessoal,

Estou procurando informações sobre a certificação de “Oracle PL/SQL Developer Certified Associate” da Oracle. Gostaria de saber se alguém já se aventurou com esse certificado, se conhecem um BOM fórum de discussão e que livros recomendam.

Gustavo Guilherme BacK

49 Respostas

robinsonbsilva

Bom, eu ainda não me aventurei a tirar a certificação Oracle, mas eu conheço um fórum que pode ser util a vc.

http://forum.devmedia.com.br/index.php?c=3

links últeis:
http://www.linhadecodigo.com.br/databases/oracle.asp

boaglio

Oi,

Eu sou certificado PL/SQL e até tinha um site sobre Oracle, e um fórum razoável, mas hoje ele não existe mais =(

Hoje existe o fórum do GPO, que acredito ser o único em português.

Existem vários outros em inglês,é só procurar no google.

plentz

boaglio:

Oi,

Eu sou certificado PL/SQL e até tinha um site sobre Oracle, e um fórum razoável, mas hoje ele não existe mais =(

Nível de dificuldade da prova?

boaglio

Bom, eu fiz faz muitos anos e hoje deve ter mudado… a prova é bem mais difícil que a primeira só de SQL. cai bastante trecho de código pra analisar, algumas pegadinhas de trigger e package.

De 0 a 10 eu classificaria como dificuldade 7.

B

boaglio:

Dei uma “googleada” e achei esse site, entrou no meu del.icio.us ontem…

Boaglio, o retorno, em termos de oportunidades, foi bom após você ter tirado a certificação?

Gustavo Guilherme BacK

boaglio

O retorno é bom sim, pois a maioria dos profissionais PL/SQL do mercado não tem certificado, e algumas empresas exigem isso.

F

Boaglio,

Qual era o teu forum?

Tu participava do Oracle BR?

boaglio

O meu fórum era no provedor Matrix, dá pra ver como era aqui.

Oracle_BR é a maior lista de discussão de Oracle do Brasil, com mais de 3mil assinantes.

Eu sou dono da segunda maior lista, a Usuarios_Oracle, com quase 2mil assinantes.

F

Legal,

Eu sabia que teu nome nao me era estranho hehe…

Eu participei muito do Oracle BR, mas faz um tempo que nao acesso mais.

]['s

boaglio

Bom, eu conheci o Dorian, que é dono da Oracle-Br no Encontro Nacional de Programadores Oracle onde eu dei uma palestra sobre a história da Oracle e do Linux lá fora e no Brasil.

Ná época (1998) as listas eram o melhor meio de informação, hoje nós temos os fórums (que eu prefiro muito mais), mas ainda tem muita gente que prefere ficar só nos emails, por isso essas listas ainda existem…

Nessas listas eu sou apenas o moderador e raramente participo das discussões.

rose3c

Estou começando a estudar Oracle agora. :oops:

Preciso muito de ajuda e é muito lega ter um forum :lol:
Tem algum livro sobre a certificação oracle?

Sei que pra java tem e é muito bom.

Abraços a todos :smiley:

JMan

Começe por aqui;

Eu sei tudo.

[]'s

rose3c

Obrigada pela dica Maracujá.

Isso é bem tipico de quem se acha o sabe tudo.

Já pesquisei muito no site que me indicou.

Que pena que nesse forum tenha alguém com o seu pensamento pois penso que se entramos num fórum é pra trocar experiencas e dúvidas.

mas valeu

JMan

Olha, não disse por ma fé… é que se vc procurar, vai encontrar “praticamente tudo” em um site de busca como o google;

Agora se vc quer livros pra estudar… é só escolher aqui

Amazon Oracle+Certification

Boa sorte.

rose3c

Muito obrigada.

Era isso mesmo que eu queria.

Me desculpe pelas palavras duras :roll: mas é que sinto que há um tipo de descaso quando

uma mulher pede ajuda num fórum de informatica.

Obrigada mais uma vez.

JMan

rose3c:
Muito obrigada.

Me desculpe pelas palavras duras :roll: mas é que sinto que há um tipo de descaso quando

Obrigada mais uma vez.

Não concordo… vc que deve estar frequentando os fóruns errados; :stuck_out_tongue:

rose3c

Espero ter encontrado o forum certo agora.

:lol:

jjose

rose3c:

Não liga, esse maracuja é assim mesmo…

Nem sabemos o que ele é A maracuja ou O maracuja ?

rodrigoallemand

Primeiro sobre a certificação: qualquer uma é boa para o seu curriculo. E a de PL/SQL (caso esse seja o seu mundo, banco de dados) vale muito a pena. Estive procurando pessoas de PL a uns meses atras e não conseguia um parametro pra julgar quem era melhor em uma determinada etapa do processo. Se alguem aparecesse com essa certificação, com certeza estaria muito na frente!

rose3c:
Muito obrigada.

Obrigada mais uma vez.

Sério?!? Existe isso em foruns?!? Discriminação à mulher?!?!?

jjose:
rose3c:

Não liga, esse maracuja é assim mesmo…

Nem sabemos o que ele é A maracuja ou O maracuja ?

Sempre ele… meu Deus do céu!!!

rose3c

Obrigada pela indicação.

Eu senti um pouco isso… que as vezes os caras respondem com um tom de deboche.

Mas nada a ver isso.

Quero tirar a certificação. Mas estou apenas começando meus estudos em oracle.

Será que tem exercícios na net pra treinar pra certificação?

jjose

rose3c:
Obrigada pela indicação.

Eu senti um pouco isso… que as vezes os caras respondem com um tom de deboche.

Mas nada a ver isso.

Quero tirar a certificação. Mas estou apenas começando meus estudos em oracle.

Será que tem exercícios na net pra treinar pra certificação?

Eu amo mulheres na informática… muito show nessa área que soh tem cuecas…

www.tecnoponta.com.br

t

rodrigoallemand

E no que a TecnoPonta pode ajudar a nossa amiga?!?!?

rose3c

bom… meu objetivo é a certificação.

No período da faculdade me dediquei muito a programação e a banco de dados.

Comecei a estudar o oracle agora porque vou me mudar pra Campinas em Janeiro e busca um emprego nessa área.

Gostaria de contar com a ajuda de vcs pois moro no sul de Minas e aqui não tem cursos e nem pessoas pra me auxiliarem.

Mas sou muito dedicada e quando quero aprender algo faço tudo pra conseguir.

Desde já agradeço a ajuda de todos.

jjose

Tecnoponta Certificado Oracle SQL, rodrigoallemand, click AQUI

rodrigoallemand, seu problema é que vc quer tudo na mão

everson_z

boaglio:

Oi,

O Boaglio foi meu instrutor na FIAP de oracle.

Pelo que ele colocou, ele pulou fora dessa área (em partes) e partiu para outra (Java-SCJP)… Conheço duas pessoas tentando fazer o mesmo, sair de PL/SQL e ir paro .NET ou Java.

Pq será???

E

MaraCUja… ?Por qué no te callas??

JMan

Não sou o Hugo Chavez!!!

E vc é apenas um Fake com medo de mostrar a sua Face!!!

E

MaraCUja… I’m not a fake, so Por qué no te callas??? Mierda!!!

rodrigoallemand

Tecnoponta Certificado Oracle SQL, rodrigoallemand, click AQUI

rodrigoallemand, seu problema é que vc quer tudo na mão

Primeiro: o curso solicitado foi de PL/SQL e não de SQL Inicial. Talvez vc não deva saber que existem diferenças nesses cursos…
E outra: faz o seguinte, meu caro amigo, pague as passagens e hospedagem dela para vir do sul de Minas para Santos fazer o curso, já que vc acha a sua ajuda tão valiosa!!!

jjose

rodrigoallemand:

Primeiro: o curso solicitado foi de PL/SQL e não de SQL Inicial. Talvez vc não deva saber que existem diferenças nesses cursos…
E outra: faz o seguinte, meu caro amigo, pague as passagens e hospedagem dela para vir do sul de Minas para Santos fazer o curso, já que vc acha a sua ajuda tão valiosa!!!

Eles tb tem de PL/SQL, PROCURA!!!

Vc rala tanto para que se nem tem um troco p/ uma viagem dessa? Não me venha com uma piada de auto-valor

rodrigoallemand

Não, não é PROCURA não… se vc se disponibilizou a ajudar uma pessoa do forum, que faça a coisa certa! Coloque o link correto para a menina, e não um link errado!

jjose:

Vc rala tanto para que se nem tem um troco p/ uma viagem dessa? Não me venha com uma piada de auto-valor

Tá falando comigo ou com ela?!?

P.S.: Se controle, TROLL!!! Não faça desse forum o chiqueiro que vc está acostumado!!! Mantenha o respeito se quer ser respeitado, já não é a primeira vez que lhe digo isso!!!

jjose

Não, não é PROCURA não… se vc se disponibilizou a ajudar uma pessoa do forum, que faça a coisa certa! Coloque o link correto para a menina, e não um link errado!

jjose:

Tá falando comigo ou com ela?!?

P.S.: Se controle, TROLL!!! Não faça desse forum o chiqueiro que vc está acostumado!!! Mantenha o respeito se quer ser respeitado, já não é a primeira vez que lhe digo isso!!!

Otimo,
Coloque-se no seu lugar, pois tu não é moderado!
O link ñ era para vc, não se meta…
A msg de auto-valor é para vc

esb

jjose:

Eles tb tem de PL/SQL, PROCURA!!!

De novo:

http://www.alcoolicosanonimos.org.br

Uma pergunta: a moderação não tem políticas de suspensão ou expulsão aqui?

rodrigoallemand

jjose:
Coloque-se no seu lugar, pois tu não é moderado!
O link ñ era para vc, não se meta…
A msg de auto-valor é para vc

Vamos por partes…
Infelizmente eu não sou moderador… até porque se eu fosse, a maioria das suas respostas seriam moderadas severamente…
Uhm… o link não era pra mim… faz um favor: apague o seu post então e mande uma MP pra pessoa da thread… Até porque quando alguem procurar sobre certificação PL/SQL vai aparecer o seu link sem sentido! O GUJ é grande demais para questões pessoais…
P.S.: Então a mensagem de auto-valor era pra mim, né??? Auhauhauhauh!! Vc é uma piada mesmo…

Marcio_Nogueira

Normalmente os comentários do jjose são disprovidos de conteúdo, e não colaboram em nada para ajudar os membros do GUJ, gostaria, se possível de solicitar o bloqueio de sua conta de usuário aqui no GUJ.

Acredito que nosso relacionamento se baseia em respeito e educação.

Um abraço.

rodrigoallemand

Tb já questionei isso…

rodrigoallemand

Bloquear acho que não dará solução… a conta pode ser criada novamente…
Mas, seguindo a definição de ignorante, que é aquele que ignora o conhecimento e a cultura, achando-se auto-suficiente (seguindo a linha do auto-valor do jjose, que até agora eu não entendi), acho que o mais correto seria guardar as mensagens dele para moderação por algum tempo, forçando-o a respeitar um ambiente como o GUJ.
Mas, como eu sei que nenhum moderador ficará de babá das mensagens desse TROLL, deixa ele ai mesmo…
A minha solução?!? Eu me retiro em topicos onde o ignorante TROLL jjose começar a explanar suas pérolas…

rbamartins

Comentários deste tópico já sairam totalmente do propósito.

Para nossa amiga que estava querendo ajuda para a certificação Oracle vale a pena se inscrever no grupo ORACLE-BR.

Eu também estou começanco meus estudos neste sentido.

E para os amigos de paz do GUJ, talvez se ignorassemos aqueles tipos de posts eles poderiam deixar de existir. Pois esse povo só quer aparecer. :smiley:

Abraços a todos.

Marcio_Nogueira

Você pode baixar o Oracle XE (Express Edidition) para estudo. Faça uma pesquisa no google tendo como palavra-chave “oracle xe”.

Um abraço.

Grinvon

O Oracle XE é fácil de instalar e prático, o seu arquivo não chega a 300 megas, porém vai preparando memória RAM, o bixin come MUITA RAM, como é de normal para um banco da Oracle.

E para estudos não há problema, pode-se instalar e abusar do banco.

T

A Oracle tem uma série de certificações online para funcionários e parceiros. isso inclui certificações para BI, OWB, e o famigerado SOA Suite. mas acredito que as certificações a que estão se referindo seja realmente OCP e afins certo?

LPJava

rbamartins:

Para nossa amiga que estava querendo ajuda para a certificação Oracle vale a pena se inscrever no grupo ORACLE-BR.

E para os amigos de paz do GUJ, talvez se ignorassemos aqueles tipos de posts eles poderiam deixar de existir. Pois esse povo só quer aparecer. :smiley:

Abraços a todos.

rpz nem fale… o topico é sobre um e as repostas sao desviadas nunca vi… eu falei quem quer brigar ou tem seus casos amorosos… usa MP.

Agora sobre sobre “Certificação Oracle” tb é um ponto que esta na minha linha de pesquisa… como obter e talz… assim… ate o momento a Sun é a mais organizada nesse procedimento de tirar certificacoes… pelo menos eu acho… agora a respeito de livro tem especifico? Como funciona atualizacao do exame? as vezes leio um artigo e tem la fulano de talz - certificado oracle e talz… eheh ai sempre tive essa duvida da oracle… ja mandei emails mais os caras nao respondem

flw!

rbamartins

LPJava:
rbamartins:

Abraços a todos.

rpz nem fale… o topico é sobre um e as repostas sao desviadas nunca vi… eu falei quem quer brigar ou tem seus casos amorosos… usa MP.

Agora sobre sobre “Certificação Oracle” tb é um ponto que esta na minha linha de pesquisa… como obter e talz… assim… ate o momento a Sun é a mais organizada nesse procedimento de tirar certificacoes… pelo menos eu acho… agora a respeito de livro tem especifico? Como funciona atualizacao do exame? as vezes leio um artigo e tem la fulano de talz - certificado oracle e talz… eheh ai sempre tive essa duvida da oracle… ja mandei emails mais os caras nao respondem

flw!

Amigo… livro pra certificação eu já vi esse aqui http://www.precomania.com/search_getprod.php/isbn=9780072257908/qlty=r/ , que por sinal aqui em Salvador tá caro pra caramba.
Quem sabe alguem não coloca ele no aMule :smiley:

Abraços

lucao

Me parece que no caso a procura é pela certificação OCA para desenvolvedor não é ?
Caso eu esteja certo. O caminho a começar é este:
Oracle Certification Program.
O Oracle Certified Associated é o primeiro passo, que consiste em duas provas, a primeira pode-se escolher para a versão 9i ou introdução ao sql e pl/sql; e a segunda é obrigatória que é mais programação com pl/sql mesmo.

Quanto aos livros, prefira os da Oracle Press, que na minha opinião são os melhores para a prova.
Numa busca rápida encontrei este aqui: Oracle Database 10g PL/SQL Programming.

johnypablo

Eu vou fazer treinamento na Impacta para OCP, mas eu ainda não fiz o OCA, tem algum problema…

johnypablo

Em agosto estarei indo para São Paulo - SP, para fazer treinamento na Impacta, em julho eu termino o curso de TI em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e trabalho com Hardware e redes windows 2003 server.
Procuro emprego em São Paulo apartir de Agosto e penso em fazer um contrato com alguma consultoria.
Por favor entrem em contato.
Abrãços!

J

Pessoal, e quanto aos preços?

fiquei curioso…

Vlw Abração!

D

Informando

Cursos de oracle nos oracle partners da vida http://www.seedts.com.br/ liga lá que eles devem informar os preços, para preparação dba vc pode entrar na www.ibta.com.br.

Caso precisem de algum material o mesmo pode ser baixado em http://www.profissionaloracle.com.br/ ou no proprio site da oracle.

Abraço

L

Boa tarde pessoal, estou indo morar em São Paulo e gostaria de saber se vocês poderiam me indicar um bom curso de certificação Oracle, abraços!!

Criado 2 de agosto de 2005
Ultima resposta 24 de nov. de 2009
Respostas 49
Participantes 22