Vale a pena sim, não apenas pela turbinada no currículo mas também pelo que se aprende nos estudos.
Além disso há muitos sistemas que usam Oracle, e pessoas certificadas no uso da tecnologia sempre terão um “plus” a mais.
Sempre haverá a necessidade de SQL nativo. Uma coisa que não é possível com os frames de persistência é otimização de queries e chamada de algumas funções específicas de um banco de dados. Não é intenção dos frames de persistência fazer-lo, por isso a necessidade das chamadas “named queries” no hibernate.
A única coisa que pode acontecer é os bancos orientados a objetos começarem a ser mais usados, mas nesse caso quem corre risco de extinção são os frames de ORM, como o próprio hibernate…
Sobre as certificações na parte de DB, eu acho que são extremamente boas e quem quiser, e puder, fazê-las estaria investindo bem. Nas certificações de produtos específicos que não fazem parte da afirmação anterior, não creio que agreguem muito ou sejam muito competitivas, mas ter certificados na área é sempre bom.
Cara, sempre é bom manjar de ao menos um banco de dados… Hj em dia não faltam empresas que buscam “super-analistas” com 150 certificações e experiência…
Achei que a oracle disponibiliza-se certificações de ferramentas específicas, pelo que o colega falou acima, estou errado né?
Quais seriam as certificações que a oracle oferece? Tem como fazer só a prova? se sim, é possivel passar estudando sozinho?