Certificação Oracle

Bom dia povo,

Bateu-me a seguinte duvida e gostaria da opinião de vocês, Certificação Oracle hoje em dia vale a pena? Eu to com vontade de fazer mais to em divida.

Se Sim pq ?

Se Não pq ?

Será que daqui um tempo estaremos mesmo dizendo adeus ao SQL?

Grato!

Lucas Sá

Vale a pena sim, não apenas pela turbinada no currículo mas também pelo que se aprende nos estudos.
Além disso há muitos sistemas que usam Oracle, e pessoas certificadas no uso da tecnologia sempre terão um “plus” a mais.

É isso que eu penso também.

Eu fico pensando como vai ser isso daqui um tempo, com o advento dos frameworks de persistência de dados.

Mais no conto geral oracle e oracle ne ?!?!?!

BTW Acho que penso no futuro demias :shock:

Sempre haverá a necessidade de SQL nativo. Uma coisa que não é possível com os frames de persistência é otimização de queries e chamada de algumas funções específicas de um banco de dados. Não é intenção dos frames de persistência fazer-lo, por isso a necessidade das chamadas “named queries” no hibernate.

A única coisa que pode acontecer é os bancos orientados a objetos começarem a ser mais usados, mas nesse caso quem corre risco de extinção são os frames de ORM, como o próprio hibernate…

:wink:

só uma pergunta: que tipo de certificação oracle você tá se referindo?

Tem J2EE developer, OAS, OCA (database), Java developer… tem várias

Nossa, essa doeu no coração.

Sobre as certificações na parte de DB, eu acho que são extremamente boas e quem quiser, e puder, fazê-las estaria investindo bem. Nas certificações de produtos específicos que não fazem parte da afirmação anterior, não creio que agreguem muito ou sejam muito competitivas, mas ter certificados na área é sempre bom.

Até!

Cara, sempre é bom manjar de ao menos um banco de dados… Hj em dia não faltam empresas que buscam “super-analistas” com 150 certificações e experiência…

Ainda mais em se tratando de oracle… líder do setor de SGBD

Aproveitando o tópico:

Achei que a oracle disponibiliza-se certificações de ferramentas específicas, pelo que o colega falou acima, estou errado né?
Quais seriam as certificações que a oracle oferece? Tem como fazer só a prova? se sim, é possivel passar estudando sozinho?