O que fazer?
Estudo para SCWCD e tiro ela ou me preocupo agora com JSF , vRaptor… etc… ?
Alguem pode me ajudar?
O que fazer?
Estudo para SCWCD e tiro ela ou me preocupo agora com JSF , vRaptor… etc… ?
Alguem pode me ajudar?
eu te indicaria pegar bem alguns frameworks, os que tem mais mercado, hibernate, struts, jsf e spring, nessa ordem…
preferencialmente coloque EJB ai nesse meio em algum lugar… penso isso por que parece que pra quem vai entrevistar, a scwcd vai ser “mais uma certificação”, a pessoa vai considerar mais facil de vc terconhecimentos melhores em web com vc conhecendo estes frameworks do que você com a certificação tirada… e pra ser mais honesto você vai ter focado seu conhecimento no que é mais usado por ai…
minha opinião.
Olha eu me preocuparia com os dois… vc estudando pra certificacao vai te dar uma base boa de conceitos q sao usadas em quase tds frameworks web… e estudando pra scbcd te da uma base boa pra ejb, jpa, etc…
nao fique preso a um framework só para cada coisa… vc nunca sabe o q a empresa q vai te entrevistar utiliza…
abraco!
… penso isso por que parece que pra quem vai entrevistar, a scwcd vai ser “mais uma certificação”, a pessoa vai considerar mais facil de vc terconhecimentos melhores em web com vc conhecendo estes frameworks do que você com a certificação tirada…
Mas acontece que o entrevistador nunca te viu na vida, não sabe que aquilo tudo que esta no curriculum é verdade e ai? Dai ele pede as certificações que são provas concretas que você pelo menos sabe os conceitos e estudou um pouco para essas provas. E tem outra coisa, se você estiver concorrendo com outra pessoa e essa pessoa tem justamente as mesmas qualificacoes que você , logo você terá uma certa vantagem.
O que quero dizer é que certificação e de certa forma importante mas nunca estude para uma certificação somente para ter o papel, estude para aprender. Tenha em mente que nossa profissão exige estudo frequente e que isso deve se tornar uma rotina, dentro de algum tempo o seu curriculum vai estar “cheiroso e bem vestido”.
Uai rapá, tá querendo moleza? Tem que ser as duas coisas. =D
Depende da sua necessidade !
você tem necessidade de ganhar dinheiro rápido ?
se tiver, então é melhor focar em aprender alguns frameworks,
caso contrário, é melhor tirar a certificação e depois aprender os frameworks !

jamais 
++

Certificação, claro.
Framework é passageiro, os fundamentos ficam da linguagem permanecem.
Eu focaria nos principais frameworks: struts, jsf, hibernate, spring e richfaces. Acrecentaria a mais: ejb e webservices, desta forma você se torna apto a pegar diferentes tipos de projeto para a web.