O que seria melhor uma certificação ou uma pós? Bem, a maioria das certificações são para cargos operacionais, onde a pessoa fica submetida a um determinado sistema (linguagem), sendo na maioria da vezes, especialista exclusivamente nele. Essa foi a explicação que um engenheiro da Xerox me deu. Na opinião dele, uma pós-graduação tem um valor muito mais relevante ao currículo do profissional, que deseja uma carreira mais ousada. E vocês o que me dizem?
Ambos.
Bem, depende do que vc quer da vida. Uma certificação é uma carta na manga para vc poder trabalhar em várias empresas. É a prova de conhecimento em determinada ferramenta. Vc vê que para tirar certificações o processo não é tão demorado, porém, ela tem validade em quanto a ferramenta for utilizada
Agora, se vc prefere criar tecnologia ou trabalhar na área acadêmica a pós é muito mais importante. Fazendo numa boa instituição de ensino, vc perceberá que a pós te trás mais conhecimento e te obriga a produzir conhecimento com uma tese. Ou seja, não é conhecimento específico, é mais conhecimento para a vida toda.
Olá Mattheus,
Vou falar um pouco da pós-graduação latu sensu, especialização em engenharia de software, ela irá abranger não apenas a linguagem de programação, vai muito alem disso, tem o objetivo de desenvolver habilidades de análise e utilização das tecnologias e metodologias modernas de Engenharia de Software com o intuito de aplicá-las nas empresas, e atualmente com a questão da certificação CMMI sendo perseguida por grande parte das empresas de desenvolvimento de software, o profissional que já tem/tiver uma noção academica comprovada de processo de desenvolvimento de software, tem um diferencial no mercado sim…
Você poderá ver (dependendo da grade de cada faculdade):
Programação orientada à objetos
Gerência de projetos
Tecnologias aplicadas à inteligência de negócios
Gerência de configuração de software
Processo de desenvolvimento de software
Concepção e elaboração de software I e II
Construção e implantação de software I e II
Qualidade de software
Laboratório de engenharia de software I, II e III
Fundamentos de arquitetura de software I e II
Banco de Dados (Orientado a Objetos e Aspectos)
Interface homem-máquina
Eu aconselho você a fazer a pós-graduação latu sensu em engenharia de software, e ir em paralelo, estudando para certificar-se, até por que, a maioria das pós-graduações são 2 aulas por semana (1 ano e meio), o que é complicado é quantidade de trabalho que você terá que fazer, por que cada materia, costuma ser 15h/aula, então você tem que dedicar bastante nos trabalhos, tem que ter muita disciplina para estudar, senão as coisas saem dos trilhos mesmo, vão acumulando…
Corrigindo o celsocrivelaro, a pós graduação existe em 2 categorias, a que escrevi acima, é a latu sensu e exige monografia no final…
É meio pesado dizer “obriga produzir conhecimento”, acho dificil a produção de conhecimento por meio de obrigação, a produção de conhecimento é algo que flui (ao menos deveria fluir) naturalmente por consequencia de um processo cognitivo, ou se submetendo a uma disciplina de estudo, mas sem estresse nem pressão, para agregar o máximo de informação e ter bom aproveitamento…
E sobre a questão de você dizer que não é especifico, talvez não seja tão especifico na area de programar, mas caimos em outra polemica, programar é apenas codificar? ou tambem é organizar, analisar, planejar? mas vamos deixar isso para outro topico, senão saimos do escopo proposto… :lol:
A dissertação é exigida em mestrado e a tese é em doutorado (essas duas são pós-graduação de categoria strictu sensu e exigem um grau mais profundo de dedicação e estudo do que a latu sensu)
Ressaltando… Monografia, Dissertação e Tese tem objetivos diferentes…
Depende do que você quer e qual é a sua estratégia. Se você quer retorno rápido e uma porrada de empresa te ligando, tire as certificações. Se você quer algo mais teórico e que te dê um “status” melhor, vai pela Pós.
Pos stricto-senso é com Tese (você produz algo, uma idéia inovadora, ou algo diferente)
Pós latu-senso é apenas uma monografia no final (MBA se enquadra aqui).
No meu caso eu optei pelas certificações e pretendo fazer um MBA (daqui uns 2 anos quando eu tiver uns 27).
Abraços,
Samuel
Velho, com as certificações você domina uma certa tecnologia, mete a mão na massa resolvendo problemas reais e ganhando alguns barões
Com uma pós, você não terá problemas reais, não irá meter a mão na massa, e vai aprender bastante a fazer apresentações e escrever bastante sobre algo que não se domina, gosto de ver os caras que fazem mestrado e doutorado sobre engenharia de software que sequer sabem programar, ou nunca programaram.
No momento eu sou um revoltado com o meio acadêmico, mas quem sabe um dia eu faça uma pós-graduação ainda
[]´s
Pessoal,
Acredito estar havendo uma certa “confusão” quanto à diferenciação dos tipos de pós-graduação. Existem 2 tipos: strictu sensu (mestrado e doutorado) e lato sensu (que a maioria das pessoas faz).
A strictu é bem mais trabalhosa porque precisa produzir uma dissertação/tese, e geralmente exige dedicação integral nos primeiros períodos. Na PUC, por exemplo, é quase impossível trabalhar durante o 1o ano, pois as aulas são em horários “estratégicos” como 15h às 17h, 13h às 16h e por aí vai… Além disso, é necessário fazer matérias mais acadêmicas, como Projeto e Análise de Algoritmos (teoria pura), Lógica e Especificação, Estudos Orientados, etc…
Já a lato sensu geralmente é uma especialização, tem mais trabalhos práticos e matérias mais práticas também. As aulas geralmente são à noite ou aos sábados, o que dá pra conciliar com o trabalho.
A meu ver, a contribuição de cada uma é diferente, mas ambas são valorizadas pelo mercado. A Strictu te dá uma base acadêmica de pesquisa muito boa, você aprende a escrever melhor, aprende a fazer pesquisa, mas muitas vezes não precisa nem saber programar direito, mesmo fazendo um mestrado em Engenharia de SW… Já a Lato vai te dar uma especialização mais forte e focada em determinada área.
Resumindo, na minha opinião, a strictu é mais teórica (mas nem por isso menos importante), enquanto que a lato é mais prática. Ambas são valorizadas no mercado, mas acredito que a strictu seja um pouco mais valorizada, devido ao número menor de pessoas que têm tempo e saco pra fazer.
[]´s
Tatiana
Os dois são uma boa, mas a certificação vc tem que estudar muito!
A tah… então em um mestrado, doutorado o cara estuda menos do que uma certificação… :roll:
A Tatiana foi muito clara na diferença de Lato sensu para strictu sensu, eu acho que se você quer uma carreira acadêmica ou de pesquisa, a strictu sensu é a mais importante, porém se vc quer ter uma carreria no mercado de trabalho não-acadêmico, tanto o lato sensu como as certificações são extremamente importantes. A certificação é algo que você pode tirar sem a necessidade de fazer cursos, ter horários específicos para estudo e etc, enquanto o lato sensu vc tem as aulas em horários determinados, vc tem que ter o terceiro grau completo e por ai vai.
Eu ainda sou graduando do terceiro grau, porém já possuo certificação SCJP, ou seja, certificação vc pode tirar a qualquer momento.
Agora se o seu dilema é UM ou OUTRO, ai eu apostaria em certificações.
Fica ai minha opinião
espero ter ajudado
Tenho certeza que vc embolsa muito dinheiro com certificação do que mestrado e doutorado, não que seja barato, mas tenho a certeza que se vc tomar pau em uma certificação, verá que seu dinheiro não é capim!
Por isso acho que uma certificação muito mais dificil que outros. Além de ter várias em níveis internacionais!
Certificação mais difícil que mestrado ou doutorado? Tá brincando?? Que programa de pós graduação foi esse que você viu?
Outra coisa, eu indicaria uma pós graduação. Certificação é coisa que você faz para uma tecnologia e daqui há uns anos não vale muita coisa, já a pós graduação é pra a vida toda. E não é porque você tem uma pós structu sensu que você vai ter que seguir carreira acadêmica.
Isto aí eu concordo, que a pós é para a vida toda, mas minha opinião é aquela! Mesmo sabendo que quem realmente quer trabalhar com programação. :!:
manchester isso de só poder fazer mestrado e doutorado após ter terminado a graduação não é completamente certo. Pois, na Universidade Federal do ES, já houve vários casos de alunos que fizeram o doutorado sem ter concluído a graduação, são casos raros, de pessoas acima da média, mas pode acontecer. E também, uma bolsa de mestrado está na faixa dos R$ 800,00, ou seja, é uma boa grana para apenas estudar. Em uma certificação, você tem mercado de trabalho amplo enquanto a ferramenta em que você é especialista está na “moda”. No final das contas acho que a pós é o melhor caminho.
bom eu faria ambos… temos pos a distancia… que facilita para quem tem disciplina!! entao nao vejo pq escolher… dessa forma… eu faria os dois… to fazendo bacharelado… e estudado para certificação…
[quote=thokk]Tenho certeza que vc embolsa muito dinheiro com certificação do que mestrado e doutorado, não que seja barato, mas tenho a certeza que se vc tomar pau em uma certificação, verá que seu dinheiro não é capim!
Por isso acho que uma certificação muito mais dificil que outros. Além de ter várias em níveis internacionais![/quote]
“Pai, perdoa-o… ele não sabe o que diz…”
Santo Deus! se um mestrado fosse mais fácil do que estudar para certificação eu faria um mestrado em 2 semanas e não em 2 anos! :?
Em um mês de estudo (com algum conhecimento em java) tu se prepara para a certificação de Programador…
só mais uma observação… se tu é Meste ou Doutor aqui, tu é Mestre ou Doutor até no Japão! Basta validar o teu diploma…
Eu tenho certeza que você está muito equivocado com as suas informações…
UIA CONCORDO COM TI parceiro!! um MESTRE possui muito conhecimento em sua area especifica… pois um bom mestrado… o discente tem que realmente estudar e ter disciplina… concordo tb a respeito de certificação basta ter conhecimentos em java… e sim o camarada ja programou em oturas linguagens facilita a compreensao mais ainda… depois eh so se dedicar a certificação por uns 3 meses depender da disponibildiade de tempo… pronto vc ta preparado e eh so fazer a prova e se acertar 60% ta aprovado diferente de um mestrado… e muito reveja o q vc diz parceiro…
[quote=Deiverson]
Banco de Dados (Orientado a Objetos e Aspectos)[/quote]
Banco de Dados Orientado a Aspectos?! :roll:
Eita pera ai! Acho que se vc tiver que trabalhar vc não tira certificação em um mês não! A não ser que vc só estude!
Estou estudando para a certificação SCJP e ela é critica em todos os pontos que o eclipse me chama atenção e que na prova eu não vou ter o eclipse para me chamar atenção!
Se eu estivesse na posição de empregador e tivesse na minha frente dois candidatos, um com uma certificação e outro com uma pós-graduação, certamente iria escolhe o com a pós.
Já passei por ambas as situações, pois já fui certificado pela Novel e tenho curso de pós graduação e portanto posso afirmar com absoluta certeza: certificação é caça-níquel.
Na pós-graduação (latu sensu principalmente) voce aprende a trabalhar em equipe, desenvolve conhecimentos práticos e teóricos aplicaveis no dia a dia. Em contrapartida qualquer um que pegue as apostilas e fique 1 mes estudando é capaz de ser aprovado na maioria das provas de certificação.
Resumindo, se voce pegar um mico e treiná-lo sistematicamente no final de um período ele será capaz de ser aprovado na certificação.
Brincadeiras à parte, a cerificação não desenvolve voce como um profisional capaz de sobreviver no muindo corporativo, porque voce só depende de voce mesmo, o que não acontece na pós-graduação.
Como muitos afirmaram aqui, ser voce tiver a oportunidade de fazer uma certificação paga pela empresa, não perca tempo. Se tiver a oportunidade de fazer os dois será bem melhor…