Certificação + Perfil =?

[color=red]Bom dia à todos, venho me preparando para SCJP 1.6 e para o mercado JAVA e gostaria de opiniões sinceras, válidas e sem nenhum tipo de discussão entre nossos amigos, papo bem adulto e conclusivo, o qual é o meu objetivo.[/color]

Nunca trabalhei com Java, sou de SP capital, estou no segundo ano do curso de Sistemas de Informação, trabalho na área na parte de softwares de antivirus e redes (nada com programação) mas o importante é que na área de TI ja estou =].

Em diversas conversas com pessoas da área, professores, já escutei dizer que um programador certificado SCJP pode iniciar ganhando de 2000 em diante (o que mais escutei), já escutei comentários que da pra encontrar empregos até um pouco mais que essa média.

Bem referente ao meu perfil profissional já estou na área de TI mas não da de programação, tenho inglês avançado (conversação e fala) não digo fluente porque fluente mesmo é uma pessoa que mora a anos fora do Brasil e consegue pegar expressões, gírias, etc. Já reparei que em TI e muitas áreas não tem muita gente que realmente fala inglês e a maioria das grandes empresas de TI são multinacionais e seus funcionários normalmente fazem algum tipo de treinamento fora do Brasil ou até mesmo online todo em inglês. Não que o inglês seja o principal, mas é um bom aditivo ao curriculum.

Portando ai vai o meu pedido de ajuda à vocês, de acordo com o meu perfil passado, certificado SCJP 1.6, ja atuando na área de TI(não com programação), Inglês nível avançado.

• Quanto é o mínimo que devo aceitar como proposta justa para iniciar com JAVA uma vez que não estou desempregado.

• Qual o melhor salário que eu conseguiria baseado no meu perfil?

• Acham legal anunciar o curriculum na Catho ou pelos sites gratuitos e fóruns consigo uma boa oportunidade?

Observação: respostas do tipo “certificação não adianta em nada” ou que possam gerar apenas discussões entre os usuários que não adicionem nada ao tópico são dispensáveis. Se quiser dar uma opinião ajudando este usuário que vos escreve e quer realmente dicas para iniciar com o pé direito em JAVA eu serei muito grato.
Estou pedindo uma opinião sobre o salário baseado no meu perfil, analisem e respondam de acordo por favor.
Grato

Cara na boa…

Você nao vai começar ganhando 2k, pode tirar teu cavalim da chuva…

1º Para entrar realmente no mercado de java você deve saber no minimo um pouco de web, quando digo web é (struts, jsf, hibernate, jpa, spring)

2º Vai ter que estagiar primeiro, nenhuma empresa vai ter contratar por ter uma SCJP, e estágio vai muito da cidade que você mora, aqui mesmo eu trabalhava 8 horas por dia e ganhava 800 reais(sem vr,vt etc…)…

3º Depois que tiver uma carga de uns 6 meses no minimo de xp… Ai sim você pode entrar como CLT Junior…

isso é uma opinião minha…
claro que você pode dar uma sorte e tirar sua SCJP e ser contratado como junior logo (raro acontecer)…

[quote=Deluxe]Cara na boa…

1º Para entrar realmente no mercado de java você deve saber no minimo um pouco de web, quando digo web é (struts, jsf, hibernate, jpa, spring)

2º Vai ter que estagiar primeiro, nenhuma empresa vai ter contratar por ter uma SCJP, e estágio vai muito da cidade que você mora, aqui mesmo eu trabalhava 8 horas por dia e ganhava 800 reais(sem vr,vt etc…)…

3º Depois que tiver uma carga de uns 6 meses no minimo de xp… Ai sim você pode entrar como CLT Junior…

claro que você pode dar uma sorte e tirar sua SCJP e ser contratado como junior logo (raro acontecer)…

[/quote]
Opa Deluxe valeu pela resposta, quanto ao lance de anunciar em site de emprego online você acha válido? Que venham mais opiniões.

[quote=lfelipelias][quote=Deluxe]Cara na boa…

[/quote]
Opa Deluxe valeu pela resposta, quanto ao lance de anunciar em site de emprego online você acha válido? Que venham mais opiniões.[/quote]

Bom, eu acho que é dificil comecar com 2k mesmo, mas mais de 1k com certeza…

Quanto ao conhecimento minimo não é preciso saber struts, jsf, hibernate, jpa, spring para conseguir um primeiro emprego com java.

Quem ta te contratando sabendo q é seu primeiro emprego com programação tem noção que é dificil uma pessoa sem nenhuma experencia saber tudo isso, ou mesmo sabendo, dominar de verdade…

Contratações como trainee e estágio eles pegam a pessoa para aprender e não esperam que ela ja saiba tudo. (Mesmo tendo uns lugares que querem pagar salário de estágio e exigir o ca… a quarto)

Eu acho que com a SCJP é um diferencial para voce comecar na área, mas tenta ir atras de estágio, trainee e de junior também…

Bom…é a minha opnião.

E anuncia seu curriculo em todos lugares que conseguir…ruim nao vai ser…

www.apinfo.com.br é gratuito e bom…consegui os meus dois empregos de programação por la…

e a catho acho que deve ser boa tb

flw

Thanks a lot Frango… gostei das dicas =]

lfelipelias,
Na boa acho que na minha opnião, vai depender muito do cara que for lhe contratar e qual o perfil eles estão querendo.
No seu caso como você mesmo falou, não tem experiência com Java e não vai ser porque tem certificação SCJP que vai ser contratado. Já fiz seleção de algumas pessoas, mas nem sempre o mais qualificado era o que era chamado, mas sim aquele que mais se enquadrava pra vaga.
Por exemplo:
Vaga era para programador Júnior num projeto crítico
Não existia tempo hábil para treinamento a pessoa que estava sendo contratada tinha que saber no mínimo o básico de (Java) com algumas coisas de Hibernate tipo mapeamento 1-N, N-1, N-N com composite Id(chave composta). Entender um pouco de banco de dados seria bom e de preferencia saber usar frameworks web, acho que o grande foco hoje das empresas são esses.

Isso não quer dizer que você não esteja qualificado para assumir uma vaga dessas mas, acho que certificação não vai garantir que você tenha garantias para conseguir um emprego, mesmo que seja programador júnior e muito menos pra ganhar 2k logo de cara. Quando ia avaliar uma pessoa via se ele tinha certificação com um “plus” sabia que aquela pessoa era esfoçada e capaz de alcançar seus objetivos com dedicação. Minha dica é nunca desanimar pois sempre existirão obstáculos para serem alcançados. O Ideal após tirar a certificação tentar fazer um curso um pouco mais avançado tipo (Caelum, Globalcode e outros). E uma boa dica não pare na 1ª certificação tente sempre estar se atualizando. Essa é a peça chave de um bom profissional.

O inglês acho que você falou tudo, pouca gente tem inglês avançado. Eu mesmo já perdi algumas propostas por causa dele. Até que vi a real necessidade na fluência do inglês isso é um bom diferencial para você.

A respeito de disponibilizar o cv em site existe bastantes sites como já falaram apInfo, catho, netcarreiras, monster. Mas tente procurar vagas para o seu perfil que estejam proximas de serem alcançadas. Quando tiver nas entrevistas tente ser uma pessoa pro-ativa que deseje interesse para aquela vaga, como se fosse a última. Fazendo uma analogia(“Agarre o osso com a boca”). :smiley:

Espero ter ajudado um pouco.

Caro Hebertaquino você disse tudo, não discordo em nada do que escreveu, e com certeza assim que tirar a certificação irei procurar algumas dicas de projetos pequenos para praticar e depois ja tentar ver um conteudo pra certificação WEB, JAVA é a carreira que quero seguir =]
Agradeço ao extremo sua posição .

É realmente difícil começar com 2k, normalmente que diz isso é porque não vive efetivamente no meio de desenvolvedores, apenas suposições.

Mais importante que tirar a certificação, é você aprender antes determinadas tecnologias e como funcionam. Os frameworks acima citados, incluiria também bastante engenharia no meio, porque é tão importante quanto o código, XP caem bem ai. TDD ultimamente tem feito um diferencial enorme, se você já começa por ai… são boas suas chances…

deixe que a SCJP seja o fim, a consequência… e não o princípio…entendeu ?!

Algo muito válido para se pensar!
Como estou na reta final para o certificado acho que vou tirá-lo primeiro e praticar mais dele e adicionalmente pegar os conteúdos indicados pois senão mistura muita coisa

Entrar no mercado de desenvolvimento sem experiência anterior é algo que não é fácil. Durante o processo seletivo em algumas empresas, surgem perguntas sobre os projetos que você participou e suas particularidades. Para responder a estas perguntas é necessário estar muito seguro e passar domínio sobre cada um dos projetos questionados pelo entrevistador.
Recomendo que você busque um estágio para obter a experiência necessária, desenvolver pequenos projetos também no intuito de obter conhecimento, experiência e praticar os conceitos sobre java que você já aprendeu.

Um abraco, bons estudos e boa sorte! :wink:

[quote=Javabuntu]É realmente difícil começar com 2k, normalmente que diz isso é porque não vive efetivamente no meio de desenvolvedores, apenas suposições.

Mais importante que tirar a certificação, é você aprender antes determinadas tecnologias e como funcionam. Os frameworks acima citados, incluiria também bastante engenharia no meio, porque é tão importante quanto o código, XP caem bem ai. TDD ultimamente tem feito um diferencial enorme, se você já começa por ai… são boas suas chances…

deixe que a SCJP seja o fim, a consequência… e não o princípio…entendeu ?![/quote]

Eu discordo, se voce vai a um entrevista de estágio…tem 2 caras os dois sm experienca…um com SCJP e outro sem.

O com a certificação ja vai ser melhor visto do que o sem…

Esse papo de dizer que certficação nao conta nd…q espera experiencia e tal eu discordo mt…

pq se voce quer entrar no mercado…ta correndo atraz…isso vai ser uma coisa a mais pra voce…um diferencial, nao que isso vai fazer vc ser contratado…

E além do mais, ngm vai falar: “ah nao vou te contratar vc tem certificações de mais”

Dificil será mesmo mas não impossível agradeço a força e opniões só peço que não se estressem ou discutam de forma desagradável por minha causa galera, vamo la rs… abraço e obrigado a todos…

[quote=Frango][quote=Javabuntu]É realmente difícil começar com 2k, normalmente que diz isso é porque não vive efetivamente no meio de desenvolvedores, apenas suposições.

deixe que a SCJP seja o fim, a consequência… e não o princípio…entendeu ?![/quote]

Eu discordo, se voce vai a um entrevista de estágio…tem 2 caras os dois sm experienca…um com SCJP e outro sem.

Esse papo de dizer que certficação nao conta nd…q espera experiencia e tal eu discordo mt…

pq se voce quer entrar no mercado…ta correndo atraz…isso vai ser uma coisa a mais pra voce…um diferencial, nao que isso vai fazer vc ser contratado…

E além do mais, ngm vai falar: “ah nao vou te contratar vc tem certificações de mais”
[/quote]

Você não entendeu o que eu disse.

Aproveitando seu exemplo, 2 sem experiência pra uma vaga de estágio, e um com SCJP. Chego eu como contratante e digo aos dois: “Deveram fazer um teste de uma simples consulta no banco, a consulta é xpto, quero apenas que abram uma conexão com o banco xpto com driver xxx…”

Do que adianta ter SCJP sendo que ele não sabe nem abrir uma conexão com banco. O entrevistado vai pensar: “tem SCJP e não sabe fazer uma mísera conexão com o banco???”…

Veja que isso não é cobrado na SCJP, então o que eu disse foi: Aprenda o que é fundamental e não fique focado tirar a SCJP, porque num teste básico você vai se estrepar.
Não estou dizendo que certificação não tem valor, tem sim, porém ela é um complemento e não o todo.

Só exemplificando, esse teste acima ocorreu numa antiga empresa que trabalhei pra contratar um programador java jr, e contratamos o cara sem certificação porque conseguiu resolver o teste.
Absurdo, mas o candidato com SCJP não conseguiu fazer a conexão com o banco. Ou seja, estou alertando pra isso, não ache que a SCJP vai ser todo o diferencial, ele é apenas parte, é necessário ter todo o conhecimento básico e fundamental.

[quote=Javabuntu][quote=Frango][quote=Javabuntu]É realmente difícil começar com 2k, normalmente que diz isso é porque não vive efetivamente no meio de desenvolvedores, apenas suposições.

[/quote]

Você não entendeu o que eu disse.

Aproveitando seu exemplo, 2 sem experiência pra uma vaga de estágio, e um com SCJP. Chego eu como contratante e digo aos dois: “Deveram fazer um teste de uma simples consulta no banco, a consulta é xpto, quero apenas que abram uma conexão com o banco xpto com driver xxx…”

Do que adianta ter SCJP sendo que ele não sabe nem abrir uma conexão com banco. O entrevistado vai pensar: “tem SCJP e não sabe fazer uma mísera conexão com o banco???”…

Veja que isso não é cobrado na SCJP, então o que eu disse foi: Aprenda o que é fundamental e não fique focado tirar a SCJP, porque num teste básico você vai se estrepar.
Não estou dizendo que certificação não tem valor, tem sim, porém ela é um complemento e não o todo.

Só exemplificando, esse teste acima ocorreu numa antiga empresa que trabalhei pra contratar um programador java jr, e contratamos o cara sem certificação porque conseguiu resolver o teste.
Absurdo, mas o candidato com SCJP não conseguiu fazer a conexão com o banco. Ou seja, estou alertando pra isso, não ache que a SCJP vai ser todo o diferencial, ele é apenas parte, é necessário ter todo o conhecimento básico e fundamental.

[/quote]

Depois que conheci o netbeans, Hibernate, JPA…eu tambem não conseguiria resolver isso…faz tempo que não faço isso na unha…uahuahuha

Bem pessoal estou vendo que meus planos após tirar a certificação seja procurar com paciência e calma uma empresa que pague algo razoável para compensar e em contrapartida começar a estudar o material web… Com certeza se a empresa me chamar sabendo que não tenho experiência será para me treinar etc…
Mas ainda acho que da pra conseguir coisa acima de 1K sem tanta dificuldade.

Agradeço a todos vocês pelas dicas! =]