Gente alguem poderia me dizer se para eu tirar a certificação de programador Java da Sun teria necessidade de eu ter que fazer os cursos
referentes a esta certificação, será eu estudando através de livros como o Java - como programar , Core Java - Vol. 1 e 2 e é lógico através também da documentação on-line da Sun. Estou perguntando isso porque atualmente não tenho condições de pagar um curso desses e hoje a maioria das empresas de TI pedem essas certificações, já vi pedirem isso até pra estagiários. A falta de oportunidade para quem esta começando é muito grande, eu mesmo que estou no 3ºano de engenharia da computação não consegui ainda um estágio que desse a oportunidade de eu colocar em prática tudo que estou aprendendo, não sei o que fazer, pois não sou filhinho de papai pra poder pagar tudo quanto é curso por ai, não quero nada de mão beijada, só gostaria de ter uma chance, não preciso que ninguem me pague cursos e + cursos, só queria ter uma oportunidade pra eu mesmo poder bancar qualquer curso que eu quiser.
Isso é a pura expressão de sentimento de revolta, porque hoje em dia quem não tem condição de bancar cursos e + cursos se ferra na hora de procurar um emprego, eu mesmo sou desses casos.De que adianta estudar,estudar,estudar, se ninguem te dá uma chance pra vc mostrar tudo que vc sabe e de mostrar sua capacidade de aprender se vc não sabe.
Gente desculpa pelo desabafo, é que as vezes da vontade de desistir,
por mais que a gente se esforce parece que nunca há uma luz no fim do tunel.
Nao precisa fazer os cursos nao. Vc pode estudar por conta propria e fazer a prova apenas. Parece que tem ateh uns livros voltados para a preparacao para os exames, alem de sites com informacoes voltadas para os exames de certificacao! Acho que no GUJ tem informações sobre certificações em algum lugar…
nao precisa fazer o curso se voce tem uma experiencia e um bom conhecimento. eu e o guilherme silveira nao fizemos o curso, mas estudamos legal e testamos MUITO, fizemos muitos testes.
se voce quiser fazer um curso, soh faca se voce sabe muito pouco de java, eh quer uma boa base. comecar a programar em uma nova linguagem eh mto desgastante, e voce pode pegar vicios e conceitos errados.
na secao de links do guj tem bons sites sobre certificacao
no faq do guj creio que tambem tenha algumas respostas
acho que a certificacao realmente abre algumas portas, mas nao indica nada se o cara eh um bom programador. nada mesmo.
Por esse motivo que eu digo que nós temos que desenvolver projetos open-source em conjunto, porque assim nós praticamos o java sem depender de um emprego para faze-lo. Sem dizer que participando de projetos open-source, nós além de treinarmos e desenvolvermos, se o projeto for bom e ficar conhecido, seus autores tambem ficam conhecidos e isso facilita na hora de achar algum emprego.
Concordo… Eu tambem nunca pisei em uma faculdade. Sou autodidata e aprendi tudo sozinho( No maximo com ajuda de colegas de foruns como esse ). Mas estou pensando em pelo menos entrar numa facu, porque a sociedade exige isso… nao importa o quanto voce eh bom … importa se voce tem diploma ou nao…
Com certeza,
faculdade é quase que essencial hoje em dia.
Mas já soube de histórias (não uma, mas várias) que muito autodidata bateu na porta de empresa e não foi aceito. E hoje tem sua própria empresa (e grande).
a faculdade tras contatos e expoe voce a experiencias novas
por mais auto didata que voce seja, uma faculdade tras muita bagagem, voce aprende a se comunicar, trocar experiencias e o seu networking aumenta muito.
Lembrando que conhecimento e troca de experiências nunca é demais. Sempre precisamos aprender e além disso a base conceitual que a faculdade é importante.
Só pra dar uma ajuda, tem uns sites que o pessoal costuma indicar onde tem simulados pra vc fazer. Não olhei direito nenhum deles, só coloquei no meu bookmark, mas não custa dar uma olhada.