Certificação - Qual tirar primeiro

21 respostas
A

Pessoal,

Estou com uma duvida, qual certificação eu devo tirar primeiro ???

Valew

21 Respostas

R

SCJP

javaboy

SCJP…

A

scjp

L

marsola2k:
Pessoal,

Valew

SCEA

R

lavh:
marsola2k:
Pessoal,

Valew

SCEA

A SCEA tá meio ultrapassada, seria melhor esperar sair a nova versão.

[]´s

fsquadro

marsola2k,

você precisa tirar primeiramente a SCJP, que é pre-requisito para todas as outras.
Depois de tirar essa, dai vai depender do seu foco.

T

SCEA??? vc num tá querendo dizer SCJA???

L

Não não!
SCEA mesmo!

O cara tah cadastrado no forum desde 2005, já tem mais de 400 msgs! Então, ele jah tem uma certa experiência com Java, então poderia partir pra SCEA direto oras.

E ela não precisa de nenhum pré-requisito. Pelo menos, foi essa a última informação que eu tive.

R

É, a SCEA não tem pré-requisitos.

[]´s

T

Naum naum cara, num duvidei da competência do cara, eu só não sabia que a SCEA não tinha pré requisitos… rsrsrs

fsquadro

Rafaelprp,

Não sabia desse porém, pra mim a SCEA tinha como as outras o pré-requisito da SCJP.

Curioso saber isso.

:slight_smile:

AsusFx

SCJP

H

Caro colegas,
De acordo com pesquisas feitas por mim através do site da sun e colegas de trabalhos ligados ao mercado JAVA cheguei a seguinte conclusão.
SCJP é o ponta-pé inicial para adentrar no universo JAVA.

Esqueça a SCJA pois esta será disperdicio de dinheiro.

Depois da SCJP terei que escolher entres as SCWC, SCBDC E SCDJWS.

Quem sabe farei as três. Uma coisa é certa tendo a SCJP e mais uma das três mencionadas acima, já terei uma posição de destaque no mercado e algumas portas à mais abertas.

Tenho lido muitas coisas sobre Mobile e percebo que é um grande mercado em potencial, em suma, talvez pensar em tirar uma certificação de mobile (SCMAD), não seja má pedida.

Será que esta minha ultima citação não estará abrindo uma nova discussão.

Abraços

H

Caros Colegas,
Realmente não existem pre-requisitos para tirar a certificação SCEA, mas devo salientar que esta certificação é dividida em 3 etapas. E cada uma é mais díficil do que a seguinte.
Para se ter uma idéia a ultima etapa são 8 questões para serem executadas em 90 minutos.

De acordo com o site da SUN os vouchers saem por: 1º prova sai por $200, a 2º sai por $250 e a 3º sai por $200.

Em resumo é um exelente desafio e um bom investimento (caro investimento). Acredito que o profissional que obtiver esta certificação terá um posição de destaque no mercado e quase que uma garantia de emprego.

Um abraço a todos.

fsquadro:
Rafaelprp,

Não sabia desse porém, pra mim a SCEA tinha como as outras o pré-requisito da SCJP.

Curioso saber isso.

:)

victorwss

hulklcp:
Caro colegas,
De acordo com pesquisas feitas por mim através do site da sun e colegas de trabalhos ligados ao mercado JAVA cheguei a seguinte conclusão.
SCJP é o ponta-pé inicial para adentrar no universo JAVA.

Esqueça a SCJA pois esta será disperdicio de dinheiro.

Depois da SCJP terei que escolher entres as SCWC, SCBDC E SCDJWS.

Quem sabe farei as três. Uma coisa é certa tendo a SCJP e mais uma das três mencionadas acima, já terei uma posição de destaque no mercado e algumas portas à mais abertas.

Tenho lido muitas coisas sobre Mobile e percebo que é um grande mercado em potencial, em suma, talvez pensar em tirar uma certificação de mobile (SCMAD), não seja má pedida.

Será que esta minha ultima citação não estará abrindo uma nova discussão.

Abraços

Já ouviu falar em SCJD?

H

victorwss:

Já ouviu falar em SCJD?

Sim já ouvi falar sim. SCJD(Java Developer) seria mais indicada para desenvolvedor de sistemas Desktop.
Partindo da premissa que o mercado esta extremamente voltado para Web, e inclusive minhas ambições obstinam-se para web, para uma segunda certificação, eu estaria mais tendencioso para SCWC (Web Componet Developer). Mas tudo isso por enquanto são circunlóquios em minha cebeça.
Abraços

andrerios

Ontem tirei a SCJP 5 e ja comprei o livro pra estudar pra SCWCD depois vou estudar pra d J2me, apesar d nao trabalhar com j2me tenho muita curiosidade pela area…

depois vejo outras hehehe

victorwss

hulklcp:
victorwss:

Já ouviu falar em SCJD?

Sim já ouvi falar sim. SCJD(Java Developer) seria mais indicada para desenvolvedor de sistemas Desktop.
Partindo da premissa que o mercado esta extremamente voltado para Web, e inclusive minhas ambições obstinam-se para web, para uma segunda certificação, eu estaria mais tendencioso para SCWC (Web Componet Developer). Mas tudo isso por enquanto são circunlóquios em minha cebeça.
Abraços

Estás enganado. Embora certamente ela cobre swing e não cobre nada de web, ela vai muito além disso. OO, arquitetura de software, documentação, qualidade de código, capacidade de ater-se a requisitos. Coisa que você não consegue se realmente não souber fazer (supondo que não trapaceie pagando alguém para fazer em seu lugar).

H

victorwss:

Estás enganado. Embora certamente ela cobre swing e não cobre nada de web, ela vai muito além disso. OO, arquitetura de software, documentação, qualidade de código, capacidade de ater-se a requisitos. Coisa que você não consegue se realmente não souber fazer (supondo que não trapaceie pagando alguém para fazer em seu lugar).

Interessante…
Estava aqui pesquisando no site da SUN para desanuviar um pouco meu engano e estava vendo que a certificação SCJD é em 2 etapas.

Bem tenho que arregaçar as mangas e mão à obra, pois tenho muito que estudar…

A

Sinceramente não consigo entender porque metem tanto o pau na certificação SCJA. Geralmente 99% de quem faz isso não a possui e o faz apenas baseado em comentários que ouviu de alguem ou leu em algum lugar.

Se você vai começar por algum lugar eu diria que se o dinheiro não é problema para você, faça a SCJA para ter noções além da sintaxe da linguagem, compilação e outros detalhes básicos, overviews de UML, J2EE e J2ME.

Realmente a certificação de SCJD vai além de interfaces gráficas, aborda fortemente além de boas práticas de desenvolvimento, RMI ou Sockets, design patterns e arquitetura de sistemas.

Quanto a SCEA eu acho que a não ser que você seja realmente experiente como desenvolvedor J2EE (pelo menos 2 anos de experiência), o ideal seria seguir o caminho lógico passando pelo menos por algumas certificação antes.

Resumindo: SCJA se o dinheiro não for problema ou se você for muito iniciante, senão SCJP.

JMan

Como ja vi por aqui;

SCHCA
Sun Certified House of Cards Architect

ou

SCJC
Sun Certified Java Comedian

AUHuiahIUHAUIhauHAUuih
brincadeira

Criado 20 de junho de 2007
Ultima resposta 20 de jun. de 2007
Respostas 21