Estou estudando para a SCBCD, já li o livro da Kathy Sierra para o EJB 2.0 (Head First - EJB), porém não sei se vale a pena tirar a certificação para o EJB 2 agora, uma vez que já temos o 3 e a nova SCBCD 5.0.
Pelo que pude perceber, mudou bastante coisa do EJB 2 para o 3, inclusive nos objetivos da certificação, isso quer dizer que talvez tivesse que comprar um outro livro caso decidisse tentar a versão mais nova da prova.
Por favor, digam sobre o que vcs conhecem sobre essa certificação e se ainda vale a pena tentar a versão antiga.
Eu estou estudando pra versão antiga. O cliente da consultoria em que trabalho ainda usa EJB 2.0, e acredito que vai demorar um certo tempo até todo mundo usar EJB 3.0, pois muita gente usa JVMs antigas.
Mas depois de tirar a SCBCD 1.3 talvez eu estude pra tirar a SCBCD 5.0.
eu vou tirar a de 1.3 mesmo, primeiro porque já tem livro pra estudar, segundo que MUITAS empresas utilizam EJB 2.0/2.1 e terceiro que sei lá, você vai estar preparado pra duas plataformas quando tu fazer a prova de atualização
Era nisso mesmo que eu estava pensando, em fazer a prova para a versão antiga e depois fazer a prova de atualização, mostra conhecimento em ambas as versões. Além do mais, já estudei bastante EJB 2.0 para simplesmente deixar tudo de lado e ir estudar o EJB 3.0.
Muitas das pessoas que eu conheço porém, disseram que seria perder tempo e dinheiro fazer uma prova para uma versão desatualizada. Valeu pelas respostas pessoal !!!
Não creio que seja perda de tempo, mas depende da situação, no seu caso como já estudou EJB2.0, acredito que valha a pena você fazer a 1.3 e depois fazer a 1.5.
Mas caso você uma pessoa que estivesse começando hoje a estudar, e não conhecesse EJB, eu aconselharia a ela estudar para a 1.5.
Custos: Livro certificação EJB2 + Livro certificaçõa EJB3 + 1 voucher full + 1 vouher update + 2x o tempo de estudo
Vantagem: Certificação EJB2 e EJB3 (é vantagem ter as 2?!)
Caso B)
Fazer a prova EJB3
Custo: Livo Certificação EJB3 + 1 voucher full + 1x o tempo de estudo
Vantagem: Não precisa estudar 2x para tirar 2 certificações de mesmo nome, economiza 1 voucher, está atualizado durante os próximos 5 anos
No teu caso que já tens o livro EJB2, tu ainda economiza 1 voucher e tempo de estudo, que você poderá aplicar em outra certificação!
Custos: Livro certificação EJB2 + Livro certificaçõa EJB3 + 1 voucher full + 1 vouher update + 2x o tempo de estudo
Vantagem: Certificação EJB2 e EJB3 (é vantagem ter as 2?!)
Caso B)
Fazer a prova EJB3
Custo: Livo Certificação EJB3 + 1 voucher full + 1x o tempo de estudo
Vantagem: Não precisa estudar 2x para tirar 2 certificações de mesmo nome, economiza 1 voucher, está atualizado durante os próximos 5 anos
No teu caso que já tens o livro EJB2, tu ainda economiza 1 voucher e tempo de estudo, que você poderá aplicar em outra certificação!
Vcs tem razão em questão de custo, além da grana a mais, irei gastar tempo. Fiquei em dúvida agora, pois quero tirar a certificação de Web Services, poderia economizar um voucher e já começar logo a estudar para a de Web Services ao inves de tirar mais uma certificações de EJB …
Ao estudar para SCBCD 5 é bom ter um embasamento mínimo da especificação EJB anterior. Caem tópicos sobre portabilidade com o “legado”.
Com isso, você aprende o suficiente para trabalhar com a especificação anterior, de carona aprende a nova também e ganha mais uma sigla para o currículo.
Na verdade, dificilmente o cara vai perguntar qual a versão do teu certificado. Relevante é o fato de você ter. Se você tem a mais nova, sinal que você é um cara disposto a aprender que está sempre se atualizando.
Porém, para quem não tem experiência ALGUMA com EJB2.1 e se aventurar apenas na conquista da certificação, eu acho pedreira. Melhor tirar a versão anterior.