Certificação SCBCD, EJB 2.0 ou EJB 3.0?

Estou estudando para a SCBCD, já li o livro da Kathy Sierra para o EJB 2.0 (Head First - EJB), porém não sei se vale a pena tirar a certificação para o EJB 2 agora, uma vez que já temos o 3 e a nova SCBCD 5.0.
Pelo que pude perceber, mudou bastante coisa do EJB 2 para o 3, inclusive nos objetivos da certificação, isso quer dizer que talvez tivesse que comprar um outro livro caso decidisse tentar a versão mais nova da prova.
Por favor, digam sobre o que vcs conhecem sobre essa certificação e se ainda vale a pena tentar a versão antiga.

Valeu gente :wink:

Eu estou estudando pra versão antiga. O cliente da consultoria em que trabalho ainda usa EJB 2.0, e acredito que vai demorar um certo tempo até todo mundo usar EJB 3.0, pois muita gente usa JVMs antigas.

Mas depois de tirar a SCBCD 1.3 talvez eu estude pra tirar a SCBCD 5.0.

eu vou tirar a de 1.3 mesmo, primeiro porque já tem livro pra estudar, segundo que MUITAS empresas utilizam EJB 2.0/2.1 e terceiro que sei lá, você vai estar preparado pra duas plataformas quando tu fazer a prova de atualização :slight_smile:

Era nisso mesmo que eu estava pensando, em fazer a prova para a versão antiga e depois fazer a prova de atualização, mostra conhecimento em ambas as versões. Além do mais, já estudei bastante EJB 2.0 para simplesmente deixar tudo de lado e ir estudar o EJB 3.0.

Muitas das pessoas que eu conheço porém, disseram que seria perder tempo e dinheiro fazer uma prova para uma versão desatualizada. Valeu pelas respostas pessoal !!!
:smiley:

esantana,

Não creio que seja perda de tempo, mas depende da situação, no seu caso como já estudou EJB2.0, acredito que valha a pena você fazer a 1.3 e depois fazer a 1.5.
Mas caso você uma pessoa que estivesse começando hoje a estudar, e não conhecesse EJB, eu aconselharia a ela estudar para a 1.5.

Bons estudos.

Caso A)

Fazer a prova EJB2 e depois EJB3

Custos: Livro certificação EJB2 + Livro certificaçõa EJB3 + 1 voucher full + 1 vouher update + 2x o tempo de estudo
Vantagem: Certificação EJB2 e EJB3 (é vantagem ter as 2?!)

Caso B)

Fazer a prova EJB3

Custo: Livo Certificação EJB3 + 1 voucher full + 1x o tempo de estudo
Vantagem: Não precisa estudar 2x para tirar 2 certificações de mesmo nome, economiza 1 voucher, está atualizado durante os próximos 5 anos :stuck_out_tongue:

No teu caso que já tens o livro EJB2, tu ainda economiza 1 voucher e tempo de estudo, que você poderá aplicar em outra certificação!

Eu iria de EJB3 sem pensar muito! 8)

Caso A)

Fazer a prova EJB2 e depois EJB3

Custos: Livro certificação EJB2 + Livro certificaçõa EJB3 + 1 voucher full + 1 vouher update + 2x o tempo de estudo
Vantagem: Certificação EJB2 e EJB3 (é vantagem ter as 2?!)

Caso B)

Fazer a prova EJB3

Custo: Livo Certificação EJB3 + 1 voucher full + 1x o tempo de estudo
Vantagem: Não precisa estudar 2x para tirar 2 certificações de mesmo nome, economiza 1 voucher, está atualizado durante os próximos 5 anos :stuck_out_tongue:

No teu caso que já tens o livro EJB2, tu ainda economiza 1 voucher e tempo de estudo, que você poderá aplicar em outra certificação!

Eu iria de EJB3 sem pensar muito! 8)

Vcs tem razão em questão de custo, além da grana a mais, irei gastar tempo. Fiquei em dúvida agora, pois quero tirar a certificação de Web Services, poderia economizar um voucher e já começar logo a estudar para a de Web Services ao inves de tirar mais uma certificações de EJB …

Valeu gente, pelas dicas !!

Ao estudar para SCBCD 5 é bom ter um embasamento mínimo da especificação EJB anterior. Caem tópicos sobre portabilidade com o “legado”.

Com isso, você aprende o suficiente para trabalhar com a especificação anterior, de carona aprende a nova também e ganha mais uma sigla para o currículo.

Na verdade, dificilmente o cara vai perguntar qual a versão do teu certificado. Relevante é o fato de você ter. Se você tem a mais nova, sinal que você é um cara disposto a aprender que está sempre se atualizando.

Porém, para quem não tem experiência ALGUMA com EJB2.1 e se aventurar apenas na conquista da certificação, eu acho pedreira. Melhor tirar a versão anterior.

[]s