Certificação SCJA

Boa tarde,

gostaria de saber se a certificação SCJA vale a pena ou se é melhor ir direto para a SCJP, se é que isso é possível.

Obrigado,
Rafael.

Vale mais apena ir direto para a SCJP. :wink:

pra quem ja não é “tão” iniciante assim acho que vale a pena sim…

se vc for bem iniciante… a scjp vai ser bem dificil…

Acompanho esse msm pensamento.

Digo por mim msm, estou começando no mundo java ja estou estudando para SCJA ja faz 2 meses e cada dia passa vc vai acompanhando o cronograma de estudo e vai descobrindo coisas novas no mundo java e orientação objeto.

depois q comecei a ler o livro “use a cabeça: java” minha visao sobre java e orientaçao a objetos mudou completamente

Por isso acho interessante fazer SCJA primeiro se vc pegar akela parte de sintaxe fielmente como cobra na SCJP garanto que o seu tempo nao foi perdido e estará subindo de level graduativamente, bom é assim q penso e é assim q to fazendo.

class Scjp extends Scja{}

:wink:

Pera ae pessoal, quer dizer que essa scja é pra iniciante, e quais os preparativos para tirar essa certificação?! quais os estudos que tenho que estudar?1 alguém tem mocks ou programas como testkiller?!

Bem, se você tiver tempo e disponibilidade para enfiar a cabeça mesmo nos livros dia e noite 24 horas por dia 7 dias por semana, seria valido você fazer logo a SCJP, mais se você é preguiçoso, não trabalha com java, trabalha e ainda faz faculdade e tem um tempo super curto então recomendo a SCJA.

SCJP com certeza. Tenho as duas. Só fiz a SCJA porque estava com um voucher prestes a vencer e se não usasse, o perderia.

A SCJA é uma prova bem fácil. Ela consiste em “decoreba da sopa de letrinhas”, algumas coisinhas sobre OO e UML e um pouquinho do que cai na SCJP.

Então se pensar bem mesmo essa certificação só vale a pena mesma para fazer um volume no curriculo, ou para quem quer se especializar em outra coisa maias aprofundada que não seja o JAVA

[quote=snowblacksoul]
Em relação ao material, tem um PDF na Katty Sierra sobre UML e OO para SCJA e também tem um livro de um brasileiro que vende na Tempo Real… deve ter mais material no google…rs

[]'s
Rodrigo[/quote]

Você deve estar falando desse livro
http://www.linuxmall.com.br/?categ=livros&keyword=scja&page=categ%2Fbrowse&Search.x=0&Search.y=0

Só tenho uma coisa a dizer sobre ele: LIXO.
Sério, não comprem essa M*, explicações confusas e as vezes erradas (sim, acreditem em mim).

edit: correção do quote

Não sejamos tão radicais, o livro pode ser ruim ou bom, útil ou não dependendo da sua necessidade para um livro. Pra mim ele foi útil, porém como uma rápida revisão para a prova. Aqueles que pretendem estudar para a prova através desse livro e já não são muito familiarizados com Java provavelmente terão a mesma opinião do Tchello.

Abraços.
Higor

olá,

é bobeira comprar um voucher somente para prestar SCJA.
Faça igual a maioria do pessoal, compra um voucher “double” … dai quando vc passar em SCJP … vc estuda mais um poko e tira SCJA.

O conteúdo da prova é bem fácil e em 2 semanas vc consegue a aprovação tranquilamente. A dificuldade está na aprovação da SCJP.

Boa sorte !!

Ricardo

[quote=Higor]Não sejamos tão radicais, o livro pode ser ruim ou bom, útil ou não dependendo da sua necessidade para um livro. Pra mim ele foi útil, porém como uma rápida revisão para a prova. Aqueles que pretendem estudar para a prova através desse livro e já não são muito familiarizados com Java provavelmente terão a mesma opinião do Tchello.

Abraços.
Higor[/quote]
Pelo contrário, foi justamente por já ter os conhecimentos do livro que o achei ruim.
As explicações são ruins e as vezes até erradas.
O autor tenta seguir tópico por tópico da abordagem do SCJA e mistura muita coisa, ficou didaticamente horroroso.

Tchello,

Quais materiais vc indica estudar?

Sou analista de sistemas e tive interesse nessa certificação pq não programo, somente faço a parte de diagramação…

O q vc me indica?

[quote=monica.galo]Tchello,

Quais materiais vc indica estudar?

Sou analista de sistemas e tive interesse nessa certificação pq não programo, somente faço a parte de diagramação…

O q vc me indica?

[/quote]
Bom dia Monica,

Existe um tópico nessa sessão onde um colega, que prestou a prova, postou todo o material que ele usou para essa certifcação, incluindo anotações pessoais. Esta bem completo.
Devo tê-lo em casa, na minha máquina, caso encontrei eu posto aqui mais tarde (depois das 20 horas provavelmente).
Fora isso o mais recomendado é ler a especificação e se organizar, procurando materiais em livros (algumas coisas existem na SCJP) e artigos, foruns, etc.

Boa sorte!

Estou estudando para SCJP, e farei exatamente como o ricardo13 mencionou…

Enquanto não sai a promoção com os retakes, vou estudando…qdo sair eu vou prestar a SCJP, se eu for bem na primeira usarei o retake para prestar SCJA.

Retake [color=red]!=[/color] Double Voucher

preste atenção nisso…

Entendi…

Quer dizer que se eu passar não posso usar o retake em outro exame?

[quote=dfsilva86]Entendi…

Quer dizer que se eu passar não posso usar o retake em outro exame?[/quote]

exato

Isso…

Promoção Retake é uma nova chance para você fazer a mesma prova novamente em caso de reprovação na primeira tentativa.

Promoção Double Voucher é onde você paga 1 e leva 2. 8)

A SCJA não é para iniciantes e sim para analista e gerentes, que necessitam de uma base do java e tudo mais que a prova cobra. Para programadores, só ajuda no currículo, pois se vc estudar pra SCJP, já sabe bem mais do que estudar apenas pra SCJA.

Em relação ao material, tem um PDF na Katty Sierra sobre UML e OO para SCJA e também tem um livro de um brasileiro que vende na Tempo Real… deve ter mais material no google…rs

[]'s
Rodrigo