Certificação SCJA

5 respostas
Kevin_Stortz1

Boa tarde Galera!

Sou novo no forum e na area de java, estou interessado em fazer a certificação SCJA, mas não sei o que estudar para ela, sei que existem varios tópicos aqui no GUJ sobre o mesmo, mas a maioria dos que achei são bem antigos :confused: , gostaria de ter informações mais recentes sobre o assunto, sobre apostilas para estudo e de mais informações.

Um do links que eu estava olhando era esse aqui: http://www.guj.com.br/java/130823-scja-passei que possue um material vasto sobre o que estudar para a prova, gostaria de saber se as informações contidas ali ainda são usuais.

Fico no aguardo

Att

5 Respostas

supermagro

Boa tarde Kevin.

Primeiramente, a certificação SCJA não existe mais. A partir do momento em que a Oracle comprou a Sun, o programa de certificações em Java foi alterado.
Hoje o que temos é a OCA - Oracle Certified Associate.

Apesar de a Oracle recomendar essa certificação para

“entry level Java programmers, students studying to become Java programmers”
, eu não recomendo essa certificação.
Na minha opinião ela tem muito pouco valor no mercado de trabalho e também não irá te ajudar a aprender Java.
Recomendo que você procure um curso ou treinamento em Java para iniciar os trabalhos.
Não sei se você tem alguma experiência anterior com programação, mas antes de aprender Java existem algumas outras coisas que você precisa aprender pra programar: algoritmos e orientação a objetos por exemplo.
Você não precisa ser um profundo conhecedor de algoritmos, mas é bom entendê-los e em relação a orientação a objetos, é fundamental para programar em Java.

A certificação que vale a pena retirar para o Java é a antiga SCJP, que é de fato uma certificação de programação, ou seja, prova que você sabe programar.
Um bom livro para aprender Java e estudar para esta prova é o “Java: Como Programar” de Deitel & Deitel: http://www.submarino.com.br/produto/1/730400/java:+como+programar

Por enquanto minhas dicas são essas.
Até mais!

R

Olá, Amigo!

A questão é q vc precisa saber qual versão do java vai prestar a prova.

Hj a atual versão é a 7 se vc quiser tirar a versão mais atual, não tem jeito a primeira que vc precisa ter é OCA7.

Kevin_Stortz1

Opa blz é eu tava vendo que os post era coisa de antigamente mesmo :/,

sohhh blz então é que eu tava afim de pegar ela para me prepara para a SCJP, sim estou estudando por uma apostila da caelum sobre java e OO, aprender java começo do ano e OO simultaneamente, mas na programação estou a mais de um ano.

estava afim de comprar um livro sobre JAVA mas estou em duvida entre o da deitel e o usa a cabeça, não tenho o habito de leitura e acho que com o da deitel irei enjoar :/, por ser extenso e tratar de assuntos muito aprofundados, mas se for à melhor indicação e se ele preparar bem para a prova partirei para ele mesmo :slight_smile:

obrigado pela resposta
abraços

WRYEL

Eu nunca li, mas, vejo bastante gente indicando para iniciante o livro: Use a cabeça! Java. Se for para certificação, aguarde por melhores respostas :stuck_out_tongue:

Deitel eu li umas 20 páginas a uns 6? anos atrás … quando tava aprendendo java também… detestei :smiley:

macafe

Alguém recomenda algum material bom para está certificação? Atualmente ela é pre-requisito para qualquer outra…

Tem outro post que abri também com maiores informações: http://www.guj.com.br/java/273649-duvidas-e-material-de-estudo-para-a-oracle-certified-associate-java-se-7-programmer

Criado 24 de maio de 2012
Ultima resposta 24 de mai. de 2012
Respostas 5
Participantes 5