Boa tarde Kevin.
Primeiramente, a certificação SCJA não existe mais. A partir do momento em que a Oracle comprou a Sun, o programa de certificações em Java foi alterado.
Hoje o que temos é a OCA - Oracle Certified Associate.
Apesar de a Oracle recomendar essa certificação para
“entry level Java programmers, students studying to become Java programmers”
, eu não recomendo essa certificação.
Na minha opinião ela tem muito pouco valor no mercado de trabalho e também não irá te ajudar a aprender Java.
Recomendo que você procure um curso ou treinamento em Java para iniciar os trabalhos.
Não sei se você tem alguma experiência anterior com programação, mas antes de aprender Java existem algumas outras coisas que você precisa aprender pra programar: algoritmos e orientação a objetos por exemplo.
Você não precisa ser um profundo conhecedor de algoritmos, mas é bom entendê-los e em relação a orientação a objetos, é fundamental para programar em Java.
A certificação que vale a pena retirar para o Java é a antiga SCJP, que é de fato uma certificação de programação, ou seja, prova que você sabe programar.
Um bom livro para aprender Java e estudar para esta prova é o “Java: Como Programar” de Deitel & Deitel: http://www.submarino.com.br/produto/1/730400/java:+como+programar
Por enquanto minhas dicas são essas.
Até mais!