Certificação SCJP 5/6

9 respostas
Born_To_Be_Wild

Boa tarde, GUJ!

Sou novo aqui no fórum, mas já tenho familiaridade com programação orientada a objetos. Não sei nada de Java ainda, mas este ano pretendo tirar a certificação SCJP, pois irei entrar no mercado de desenvolvimento e sai do mercado de análise de sistemas. Sou formado em Ciência da Computação e já trabalho na área (entre estágios e CLT) a 2 anos 6 meses.

Lendo VÁRIOS tópicos pelo fórum, me deparei com uma dúvida: qual a versão eu devo buscar, a 5 ou 6? Essa versão, no caso, é da certificação ou relacionada ao Java? (Exemplo: certificação SCJP 3 se refere ao Java versão 3, etc).

Inglês técnico eu entendo bem, então fazer a prova em outra língua não seria problema.

Porém, me parece que o material disponível na internet foca somente na SCJP 5. Tem muita diferença para o 6?

Mais uma dúvida: o que são mocks? Pelo que entendi são simulados. É isso mesmo? Onde eu consigo estes mocks?

E por último… quanto tempo de estudo diário para conseguir tirar essa certificação? Lembrando que sou iniciante em java, apesar de entender POO.

Obrigado !!!

9 Respostas

g4j

Se ja conhece o básico do inglês faça a versão 6 da prova. Estude pelo livro SCJP 6 Kathy & Bates.
Na internet você encontra bastante simulados pra prova.

Boa sorte!

Rafael_Marques1

SCJP 5 = Assuntos referentes ao java 5
SCJP 6 = Assuntos referentes ao java 6

scjp 5 tem a versão da prova em português (que é horrível diga-se de passagem)
scjp 6 só tem em inglês e outras linguas que nao lembro agora…

scjp 6 é a versao da prova mais recente
as diferenças da versao 5 para a 6 são mínimas

:wink:

WRYEL

Se você estudar bem, usando o livro da Kathy Sierra (esqueça qualquer outro livro, são tudo uma mer** :P), da pra fazer a do java 6 numa boa, acho que cai no maximo 4 perguntas da 6 e SE cair … Pelo menos comigo foi assim.

SCJP 3 nem existe mais, só a partir da 5.

[]`s

Born_To_Be_Wild

Esse livro da Kathy é focado somente na certificação, né? E para quem estará aprendendo Java, ele é o ideal? Falo isso porque eu fui na coragem e comprei o “Como programar em Java 6” dos Deitel. Será que comecei errado?

Minha intenção é entender o livro dos Deitel de cima a baixo, fazendo os exercícios, exemplos, botando na prática etc e depois focar em uma certificação. Não quero apenas ser certificado, mas quero também entender a linguagem bem. De nada adianta ter sua certificação, mas na empresa não souber para onde ir e o que fazer.

Essa é minha opinião, o que vocês acham?

PS: E ngm me respondeu o que são mocks. No aguardo :oops:

Diabo_Loiro

ola amigo mock são exames simulados preparatorios para a prova.

vou ser sincero o deitel não é nada didatico… digo por que aprendi por ele… na verdade é horrivel para iniciantes,ele tem muitas coisas inuteis e complicadas logo de cara.

se eu fosse voce guardaria ele como um livro de referencia,estude ele quando voce ja tiver mais conhecimento então não sofrera,tanto ele é muito pesado de se ler parece uma biblia.

compre o “use a cabeça java” ou baixe ele no 4shared este livro te ENSINA java sem professor, usando de pedagogia,figuras etc… toda metodologia head first depois de acabar de ler ele, compre o guia de estudo para a prova SCJP da mesma autora kathy Sierra, que com certeza voce vai aprender muito passar na prova e tudo mais…

ou se tiver condições faça um curso na Caelum ou alguma outra escola de renome, evite fazer cursos baratos pois são no estilo das aulas da faculdade toscos.

rmala_ti

Born To Be Wild:
Esse livro da Kathy é focado somente na certificação, né? E para quem estará aprendendo Java, ele é o ideal? Falo isso porque eu fui na coragem e comprei o “Como programar em Java 6” dos Deitel. Será que comecei errado?

Minha intenção é entender o livro dos Deitel de cima a baixo, fazendo os exercícios, exemplos, botando na prática etc e depois focar em uma certificação. Não quero apenas ser certificado, mas quero também entender a linguagem bem. De nada adianta ter sua certificação, mas na empresa não souber para onde ir e o que fazer.

Essa é minha opinião, o que vocês acham?

PS: E ngm me respondeu o que são mocks. No aguardo :oops:

Boa noite!

Me envia um email que eu te mando os mocks que eu tenho: [email removido]

Com relação ao livro do Deitel, ele não cobre toda a parte para certificação e nem é focado na prova.
Por exemplo você não vai encontrar a parte de threads nele, e é um dos tópicos mais fundamentais pro exame.

Meu conselho é igual aos colegas que já falaram. Estude pelo livro da Kathy Sierra.

Quanto a diferença entre 5 ou 6, ela é tão pequena que não compensa prestar a prova antiga. Quando já tiver entendido o conteúdo você não
perderá mais que 2 horas pra entender Console, NavigableSet e NavigableMap, que são as novas classes de Java 6.

Abraço e boa sorte.

rmala_ti

Diabo Loiro:
ola amigo mock são exames simulados preparatorios para a prova.

vou ser sincero o deitel não é nada didatico… digo por que aprendi por ele… na verdade é horrivel para iniciantes,ele tem muitas coisas inuteis e complicadas logo de cara.

se eu fosse voce guardaria ele como um livro de referencia,estude ele quando voce ja tiver mais conhecimento então não sofrera,tanto ele é muito pesado de se ler parece uma biblia.

compre o “use a cabeça java” ou baixe ele no 4shared este livro te ENSINA java sem professor, usando de pedagogia,figuras etc… toda metodologia head first depois de acabar de ler ele, compre o guia de estudo para a prova SCJP da mesma autora kathy Sierra, que com certeza voce vai aprender muito passar na prova e tudo mais…

ou se tiver condições faça um curso na Caelum ou alguma outra escola de renome, evite fazer cursos baratos pois são no estilo das aulas da faculdade toscos.

Concordo quanto ao livro do Deitel.

Use a Cabeça é muito didático e fácil de aprender, aconselho também mas como forma de enriquecer conteúdo, não pra se preparar para a prova.

Quanto a fazer curso, sinceramente acho que você não precisa. Dá pra estudar sozinho com muita dedicação que consegue passar.

Agora se a optar por fazer um treinamento, eu também te recomendo os cursos da Caelum. Eu nunca fiz mas tem excelentes recomendações.

Valeu.

Rafael_Marques1

eu fiz curso na caelum e recomendo!
realmente, assim como quase tudo, vc consegue aprender sozinho… mas se estiver disposto a fazer um treinamento, a caelum é bem cotada…

eu tenho o deitel e consulto ele, mas nunca passou pela minha cabeça abrir ele e ler até o final aiuheoihaeoiaheoihae
vai consultando, que quando vc ver, vc já vai ter lido ele quase inteiro =D

T

tbm fiz o curso lá e muito bomm

Criado 27 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 9 de mar. de 2010
Respostas 9
Participantes 7