Certificação SCJP 6.0 Passei 66%

20 respostas
Omeganosferatu

Pessoal to postando aqui o resultado da minha prova como é de costume, gostaria de agradecer a todos vocês dos forum, frequentadores e administradores. Em especial a Buna Pontes que as vesperas da prova me enviou o teste killer que foi Muito bom.

Score :
Declarations, initialization and Scoping … 75%
Flow Control…72%
API Contents…40% [color=red]vergonhoso [/color]
Concurrency…70%
OO Concepts…50% [color=red]vergonhoso [/color]
Collections/Generics…80%
Fundamentals…72%

A Prova: Bom não achei tão dificil, não tem nem comparação com o whizlabs. O whizlabs cobra MUITO de API acho que por isso é ótimo pra preparação da prova.
Whizlabs : Fiz apenas dois simulados as vesperas conseguindo um score de 70% e 68%. E consegui menos na prova…
Conteúdo novo : Pra mim não caiu absolutamente nada sobre NavigableMap ou NavigableSet muito menos sobre Console ( Mas mesmo assim Valeu Luca pelo material…)
[color=red]Meu Erro :[/color] Eu adquiri meu voucher em junho do ano passado, com a proposta de tirar a certificação no final do ano, estudei firme até o capitulo 8 e depois dei uma parada. Voltei a estudar faz pouco tempo, e estudava um pouco no serviço quando sobrava tempo e um pouco nos fins de semana, acho que foi isso que prejudicou principalmente a parte “decoreba” de API Contents. Portanto é válido o conselho que já foi postado aqui Se organizem, preparem um roteiro de estudo e marquem uma data… e sigam esse cronograma, por que esse papo de ler o livro primeiro e tentar ler pela segunda vez, na minha opnião é muito ruim. Outra coisa que me atrapalhou enquanto estudava e na prova é a ansiedade sou muito impaciente, estou fazendo a questão pensando em quantas ja acertei e em qual será o resultado … então isso tirava demais minha concentração.

[color=red]As questões : [/color] Ao todo foram 13 de drag n drop, achei muito tranquilas, algumas bem interessantes que não vi em simulado nenhum, mas todas bem fáceis. Me enrolei nas questões com código que trabalhavam com formatação e etc. Mas é necessário muita atenção e paciência, revisar as questões é fundamental, coisa que não fiz. =/

[color=red]O tempo :[/color]O tempo da e sobra, pra terem uma ideia eu tinha terminado as questões e me faltavam ainda 110 minutos, lembrando que a prova do 6.0 sao 210 minutos.

Método de estudo : Sempre segui o livro da kathy em ingles ( no serviço ) e em português em casa, fiz o whizlabs + exercicios do livro + metade do testkiller.

testkiller : Quem não tiver ainda por favor pegue, já tem um tópico no guj com o link pra baixar, a Bruna Pontes ( membro do Guj ) fez o favor de me mandar nas vesperas da prova, eu fiz algumas questões e ACREDITEM caiu exatamente igual, inclusive uma sobre classpath perguntando sobre o jogo de xadrez … quem fez sabe o que to falando… Eu nem li a questão, já marquei a alternativa pois me lembrava…E cairam inumeras questões parecidas.

Aconselho aos futuros certificados a lerem o post do Camillo Lopes ( LPJava ) http://camilolopes.wordpress.com, tem alguns relatos que também servem de experiência pra quem for prestar… Bom acho que é isso. Abraços

20 Respostas

L

parabéns cara, e valeu pelas dicas…

breve tirarei a minha tb, e essas dicas são muito bem vindas…

e o blog do LPJava tb eh mt show…
Parabéns

Abraços

L

agora que reparei q foi a 6.0…he he

uma dúvida…

é mais vantagem eu tirar a 5.0 ou a 6.0 ??

abraços

Omeganosferatu

Cara no meu ponto de vista não tem vantagem ou desvantagem, eu inicialmente estudava pra 5 … Ai como demorei, coicidentemente lançaram a 6… ai peguei e fiz por que nao muda quase nada ( pra prova ) … Tanto é que não chegou cair nada das APIs da 6… Se você se sentir preparado pra 5… consegue fazer a 6 tranquilamente…

O que importa realmente pro mercado de trabalho é seu conhecimento e experiência, a certificação é só um “extra”

Javabuntu

meu parabéns, o importante foi que você passou, se dedicou… o score é o de menos, na hora vc enfrenta diversos fatores que atrapalham mesmo quem estudou…

parabéns mesmo…

vlw

Javabuntu

LuanMelo:
agora que reparei q foi a 6.0…he he

uma dúvida…

é mais vantagem eu tirar a 5.0 ou a 6.0 ??

abraços

eu diria que com q 6.0 vc fica atualizado no mercado SCJP…

LPJava

Fala Omeganosferatu parabens! rapa! Até que fim tirou ne? heheh
Flw! Parabens agora é so curtir a certificação e manter o ritmo nos estudo seja ela para proxima certificacao ou nao…

flw! valeu por referencia o blog! hehe

Javabuntu

LPJava:
Fala Omeganosferatu parabens! rapa! Até que fim tirou ne? heheh
Flw! Parabens agora é so curtir a certificação e manter o ritmo nos estudo seja ela para proxima certificacao ou nao…

flw! valeu por referencia o blog! hehe

:frowning: o link não abriu comigo, tá correto o endereço?

EDIT: ops, no link q ele passou a , (vírgula) ta junto… :lol: só agora vi…

D

Parabens ,alguem poderia me mandar o testeKiller por
favor meu email [email removido].
So uma duvida o Whizlabs e pago ?Se sim existe uma versão trial?

D

Quase esqueci existe uma versão da prova em protuguês.

brunaspontes

Oieee Matheus!!!

PARABÉNS!!! =) É isso ai!

Fico muito feliz!!!

Obrigada por ter lembrado de mim!!! Fico Feliz por ter conseguido ajudar!

Ah! Vou responder seu e-mail!!!

YATTA!!! ^^

alanbrasil1984

bruna, vc poderia me mandar o killer, se puder

[email removido]

ou [email removido]

mesmo não podendo muito obrigado.

Omeganosferatu

Aee enviei pra 3 que me mandaram mp…
boa sorte

GustavoLaguna

Estou utilizando o livro da Kathy Sierra mas é para o SCJP 5 , será que da para prestar para a 6?

Existe o livro dela para o 6?

LPJava

GustavoLaguna:
Estou utilizando o livro da Kathy Sierra mas é para o SCJP 5 , será que da para prestar para a 6?

Existe o livro dela para o 6?

Dar sim, porem o assunto novo da 6 vc pega na net… e a propria documentacao… nao tem livro para a 6 por enquanto…

rmala_ti

Parabéns por ter passado!
Cara, me diz uma coisa, você já tinha alguma experiência como Java?
E se alguém puder me enviar o TestKiller. [email removido]
Valeu.

rmala_ti

É sério?
Para a versão 6.0 existe a prova em português?

Omeganosferatu

Então cara pra versão 6 ainda não tem prova em português, por que a prova ainda é recente.

Eu também estudei pelo livro da kathy pra versão 5, é perfeitamente possível estudar por ele e fazer a prova, o material como o LPjava falou é facil encontrar na net. Eu tenho um material que o Luca me passou, quando chegar em casa ( a noite ) posto aqui.

Quanto a minha experiência, eu decidi tirar a certificação depois de começar estagiar e trabalhar com java, hoje eu tenho 1 ano de experiência, mas a empresa que eu trabalho ainda utiliza a versão 1.4. Ou seja nada de auto-boxing, generics, enums e etc. Confesso a vocês que a experiência ajuda, mas o fundamental é o estudo por que a prova é muito detalhista e conceitual.

Abraços

Ps. a noite envio o testkiller pra quem mandou as mps, abraços

rmala_ti

Omeganosferatu valeu ai pelo seu depoimento.
E parabéns novamente!

robson_costa

parabens ae… :smiley:

PS: seu “chefe” sabia que voce estudava pra prova no trabalho :?: ou ate mesmo incentivava :?:
senao nao deixa ele ver seu depoimento rs :smiley:

Omeganosferatu

Hahahaha a gerência aqui é firmeza, ele me via estudando, não incentivava mas não poibia, era só eu estar com o trampo em dia… hehehe Mas a certificação não é muito valorizada aonde eu trabalho, mas isso é discussão pra outro tópico…

Abraços

Criado 1 de abril de 2008
Ultima resposta 2 de abr. de 2008
Respostas 20
Participantes 10