Certificação SCJP

Estou querendo fazer a SCJP. Tenho os livros “Java Como Programar 6ª Edição” e “Use a Cabeça! Servlets & JSP”. Quero saber se estes livros são uma boa base para estudo. Desde já lhes agradeço.

Nenhum deles é recomendado para a certificação…

Faça uma busca no fórum que há vários tópicos indicando/recomendado as obras necessárias.

[]s

http://www.guj.com.br/posts/list/7458.java

rnpenna,

Escrevi um posto no meu blog sobre a SCJP, acredito que tenha informações úteis para você.

Conforme já foi citado procure no Fórum que também tem muita informação a respeito.

Pra SCJP o livro + indicado é o da Kathy Sierra.

T+

O livro de Kathy Sierra contém todo assunto teórico + alguns exercícios e o do Roberto Rubinstein Serson que contém uma bateria de exercícios.

rnpenna,

Recomendo vc comprar o livro Sun Certified Programmer for Java 5 Study Guide (Exam 310-055) da Kath Sierra e Bert Bates. Existe este livro em portugues, que alias, não está tão mal traduzida, mas ainda assim, recomendo o ingles. Vc pode comprá-lo pela Amazon, que é garantido chegar pra vc, alem de sair mais barato (mesmo sendo em $) que o traduzido (incluindo o frete).
Além deste livro, recomendo posteriormente (quando terminar de ler e realizar com muita calma todas os exercicios), vc adquirir o software da Whizlab SJPC5.0. Com ele, vc irá concluir seus estudos (claro. que depois de fazer todos os testes e certificar que está entendendo as questões, e não somente decorá-las) e posso garantir que irá passar na certificação.
Te dou até 3 meses para atingir o seu objetivo seguindo este conselho.
Com relação ao livro Servlets & JSP de Brasham, Sierra & Bates, ainda não está na hora de vc cair nele. Ele irá abordar outros assuntos que não irá cair na certificação SCJP. Recomendo vc ler este ultimo, depois que tirar a sua certificação e ficar mais familiarizado com os conceitos abordados em seus estudos. Encare esta certificação como “pré-requisito” para cair nesta área da web. Assim, vc ficará mais tranquilo para se dedicar neste assunto e tirar posteriormente o SCWCD. Uma dica que te dou mais uma vez, é tentar repassar este livro (caso seja o portugues) para alguém e comprar o original (ingles). Diferente dos outros livros, este achei PESSIMO a tradução o que dificulta ainda mais o aprendizado.

Espero ter te ajudado.

Qualquer duvida, fico a disposição.

Abraços e boa sorte!!!

Concordo q o Java: como programar não é o mais indicado para a cert de programer, mas conheço gente q estudou por ele e consegiu.
O “Use a cabeça Servlet e JSP” não é pra essa…
O “Use a cabeça Java” não é voltado para a prova até onde eu sabia… mas tb conheço gente q estudou por ele e consegiu.

Espero ter ajudado.

flw.

Ah, desculpe, faltou um ps.
Ambas as pessoas fizeram a versão anterior… não sei dizer como esses livros se prestam a essa versão.
Mas… o melhor seria ler o maximo de material possivel e aprender não apenas o conteudo de um livro voltado a prova da SUN.

flw.

O que é melhor, comprar o livro

• Sun Certified Programmer & Developer for Java 2 ou
  • Certificação Sun para Programador Java 5

So que em portugues ?? Qual deles é mais completo, ja li no forum pros e contras sobre os dois livros.

valew