Certificação SCJP

45 respostas
cs.santos0

Iai pessoal,

No momento me preparo para a certificação SCJP, e estudo alguns materiais, como Java How to program 6, core java 2 e do da Kate Sierra - certificação sun para programadores e desenvolvedorres java 2.

O problema é que o livro da kate sierra é o java 2 e a versão atual do java é o java 6, gostaria de saber se isso é irrelevante, ou faz bastante diferença na hora de me preparar.

vlw

45 Respostas

hover

Aconselho vc a apenas estudar por este livro:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=1823401

Que é o guia de estudos p/ a SCJP 5, provavelmente a prova q vc irá fazer. Não existe certificação p/ Java 6.

Provavelmente o livro q vc está usando é este:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=3124772

Este ultimo é o guia p/ estudo da Certificação 1.4 … não é mto aconcelhavel pois houveram mudanças consideráveis tanto na linguagem como na prova.

Bons Estudos !!

leandros

Putz cara, até onde eu sei, não saiu uma SCJP para a versão 6, e o que você está falando do java 2 não tem nada a ver…
Eu recomendo que vc estude o livro da Kathy Sierra e pegue os exercícios do Whizlabs (acho que se escreve assim) e do MasterExam que é da editora do livro da Kathy.
O livro Core e o Java Como Programar tem suas versões introdutórias, nenhum desses atinge ao objetivo da certificação, o livro da Kathy é bem preciso em relação a objetividade, então recomendo que você deixe esses livros introdutórios de lado,e se concentre mais no livro da Kathy, porque certificação é para quem já tem o conhecimento porém deseja aperfeiçoa-lo, então pense bem antes de pagar 330,00 reais no voucher…

anderson.bonavides

Prova 1.4 livro 1.4, prova 1.5 livro 1.5

Vlw espero q tenha ajudado…

procura no submarino, americanas…

por certificação java q vai aparecer o livro da kathy sierra…

Aconselho o java 1.5 e inglês se vc tiver boa leitura… t+

cs.santos0

olá e obrigado a todos que me responderam.

é isso msm o livro que eu to seguindo é esse msm:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=3124772

e fiquei meio perdido com relação aos meus estudos, mas vlw por responderem.

Mas, se eu estudar esse livro da kate q eu to estudando, vcs acham q será desperdicio, ou dá pra estudar por ele e depois reforçar?

vlw

anderson.bonavides

Estuda por este livro ele vai te dar dicas da prova e as questãos são semelhantes a da prova. Se vc comprar o livro que vc está colocando no site vc vai estudar assuntos q não vão ser vistos no java 5 vai também ficar faltando assunto.

Não aconselho não.

O link eh este.

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=1823401

anderson.bonavides

Só mais uma coisa, esse teu livro eh referente a certificação 1.4 pode até ser desde que vc decida fazer a prova 1.4 e ela só tem em inglês. Se seu inglês for afiado vc não vai ter problemas.

cs.santos0

Pessoal, vlw pela ajuda hein, vo seguir os conselhos.

Agora, aproveitando o tópico, se vcs tiverem certificação:
Quanto tempo estudaram?, melhor forma de se preparar ?, que assunto cai mais?

Desculpa de certa forma a minha ignorancia, mas se puder ajudar, agradeço

Vlw

anderson.bonavides

cs.santos0:

Vlw

Eu to estudando faz 3 meses. Dizem que quem tem muita esperiência programando e tudo mais leva 3 meses pra estudar e passar e quem não tem muita esperiência mas já conhece um pouco da linguagêm que é meu caso leva um pouco mais +/- 8 meses.

Axo que é isso.

cs.santos0

Intendi cara, eu tb to igual a vc, to me preparando a 2 meses, mas tem mto chão pela frente, rsrs

Quanto tempo em média vc estuda?
vlw

anderson.bonavides

cs.santos0:
Intendi cara, eu tb to igual a vc, to me preparando a 2 meses, mas tem mto chão pela frente, rsrs

Quanto tempo em média vc estuda?
vlw

Antes de começar a faculdade eu estudava aproximadamente de 3 a 5 horas. Agora que começou a faculdade estudo quando chego de 10:30 da noite e vou até +/- 2:00 ou 2:30. Já cheguei até ir as 4.

cs.santos0

sei eu estudo umas 3 horas por dia mais ou menos,
mas voltando novamente ao assunto do material, como eu to com o material da kate java 2, vc num sabe um outro material na net que eu possa ir estudando sem desperdiçar tempo?

flw

anderson.bonavides

Sinceramente não sei, mas no www.4shared.com tem muita coisa sobre a certificação java.

Poe lá na pesquisa que pode ser q vc encontre algo que te ajude.

Poe la algo sobre java certificação…

cs.santos0

blz, vo dar uma pesquisada, vlw pela ajuda mesmo hein, me ajudou bastante.

e boa sorte nos seus estudos, tomara q tudo de certo pra vc… :smiley:

flw, um abraço!

LPJava

assim cara para scjp 1.5 estude com o material dedicado a ele e para 1.4 estude material para esse fim, pq a certificacao 1.4 ela ta mais proxima dos bits e a 1.5 está mais proximo da api… então dar para confudir muita coisa… eu usei o livro da kathy… 310-055…

cs.santos0

é depois dos posts eu pudi concluir isso cara.

pq dei uma pesquisada no site da sun e vi que a SCJP java 2 (CX-310-055), é da edição 5 e a SCJP java 2(CX-310-035), é da edição 1.4. e que a versão da prova CX-310-035 só tem versão em inglês.

então quanto vc diz 1.5, vc quer dizer SCJP 5.0??

flw

fsquadro

Exatamente cs.

cs.santos0

Peguei a versão em ingles do livro da kathy pra certificação 1.5, e pude ver que mta coisa do livro da certificação 1.4 é igual, o que distingue são as partes de api’s e a parte de generics (cap. 6 e 7).

Então como tenho apenas o livro da certificação 1.4, vou me preparar por ele e estudar o capitulo 6 e 7 do livro 1.5, pois o msm eu infelizmente só tenho o pdf.

Gostaria de opiniões se esse método de estudo pode dar certo?

Flw e vlw.

R

Cara, não vale a pena fazer isso… sugiro que vc venda seu livro 1.4 e compre o livro 1.5.

dando uma olhada superficial nos livros, poderia ver que a diferença está apenas nos caps. 6 e 7… mas nesses capitulos eh apenas onde esta a GRANDE diferenca… Mas ao longo dos capitulos tem muito mais coisa, das quais posso citar rapidamente:

1. enums
  2. var-args
  3. autoboxing
  4. todo o capitulo 10 do livro 1.5 é novidade
  5. sobrecarga com var-argas e autoboxing
  6. retornos covariantes
  7. método finalize() de Object
  8. algumas mudanças sobre Assertions (em relacao ao modo de habilitacao na compilacao e na execucao)
  9. novo uso de “for”
  10. novidade no switch (agora aceita constantes enum)
  11. precisa conhecer algumas exceções e por quem são lançadas (JVM ou programador)

Além disso, no livro 1.4 tem várias coisas que não caem no exame (como operações com bits, necessidade de conhecer algumas classes de java.util, como Math) e, visando a certificação, vai ser perda de tempo pra vc… sem contar que vc pode se confundir com algumas coisas que “não funcionavam na versão 1.4” e agora “funcionam na versão 1.5”, como atribuição de primitivos aos wrappers.

É como o LPJava disse, se for tirar 1.4 (o que noa acho que valha a pena hoje em dia, principalmente se vc está comecando a estudar agora), estude pelo livro 1.4 e se for tirar 1.5, estude pelo livro 1.5.

[]'s

cs.santos0

cara, vlw pela opinião hein, foi mto útil, pois realmente, superficialmenteo que deu pra perceber foi o cápitulo 6 e 7, mas com a opinião de alguem q leu e sabe como é bem diferente. Então vo fazer oque vc me diz e comprar o livro 1.5.

Uma ultima ajuda pra fechar de vez isso de livros, oq vc me indicaria a estudar do livro java 2 pra certificação 1.4, q cai no exame da Java 5???..pois acho q deve abordar algo proveitoso, até eu comprar o livro, só pra eu ñ ficar sem estudar.

flw, abraço!

R

Você poderia estudar coisas como:

1. Declaração e Controle de Acesso ( identificadores legais, declaração de interfaces/classes, modificadores de acesso)
  2. Orientação a Objetos (polimorfismo, heranca, composicao, sobrecarga, sobrescrita, construtores/inicialização, acoplamento e coesao)
  3. Controle de fluxo/exceção/asserts
  4. Classes Internas
  5. Threads

Você poderia estudar essas coisas enquanto não chega seu livro, pois tudo isso que tinha na 1.4 tb tem na 1.5… Mas sugiro que assim que chegar o livro 1.5 você leia ele todo, pois há assuntos complementares, como no item 3 tem as novidade do switch, do for e de asserts, no capitulo 1 tem novidades como enum, no capítulo 2 tem novidades como retornos covariantes, e por aih vai…

[]'s e bons estudos.

cs.santos0

vlw pela atenção ai hein.

vo seguir suas sugestões. E me preparar ao máximo.

vlw

R

Especificamente para a certificação ele pode ter apenas estudado 1 semana… mas se for contar apenas o tempo de estudo específico para certificação, é possível passar até mesmo sem estudar (basta ter uma boa experiência e tá blz)

Agora se o cara está começando agora, se nunca viu java, tem outras coisas pra fazer faculdade/trabalho(talvez com outras linguagens)/etc e, ainda por cima, ele deseja passar com um score alto (90%++) 8 meses pode até ser pouco tempo.

Pode não ter sido sua intenção, mas vai saber como o cara pode se sentir ao pensar que “não tem capacidade” pra tirar certificação logo.

No mais, é sempre necessário respeitar o nível de conhecimento do pessoal… e principalmente de quem tá começando, pra não desmotivá-los.

[]'s

cs.santos0

Bom, concordo inteiramente com o RafaelVs, pois cada um tem o seu limite e suas obrigações a fazer, a experiência conta mto tb. Eu msm sei que a minha só vem com no mínimo uns 5 meses de estudo bem sério. E agora que vo ter q recomeçar com o livro java 5, la se vão uns 2 meses a mais. :lol:

Bom, será que ja tem a previsão para sair uma nova versão da SCJP, pq num vo gastar mais 100 mangos de bobeira de novo, rsrsrs

flw, um abraço!!

Marcio_Nogueira

Olá a todos, assim como alguns membros do forum, estou buscando a certificação SCJP. Porém, tenho uma dúvida, e gostaria se possível que alguém pudesse exclarescer:
Estou estudando na formação Desenvolvedor Java no Instituto Infnet, aqui no Rio de Janeiro, Durante a Semana estudo pelo guia oficial para a certificação, e durante o final de semana, pelo material do curso. Há um meio melhor ou mais eficiente de me preparar para a certificação?

CarlosEduardoDantas

amigo… SCJP são 2 fases:

1 - Livro SCJP da Kathy Sierra… (leia, entenda tudo o que está nesse livro de cabo a rabo, pegue todos os conceitos da prova nele)

2 - Mocks (Whizlabs de preferencia, para se preparar para todos os pegas possíveis da prova)

passo 1… se for experiente com java, estuda em 1 mes e meio, 2 no maximo… iniciante talvez mais

passo 2… 2 semanas a 1 mes é o suficiente

Juk

caduengenheiro:
amigo… SCJP são 2 fases:

1 - Livro SCJP da Kathy Sierra… (leia, entenda tudo o que está nesse livro de cabo a rabo, pegue todos os conceitos da prova nele)

2 - Mocks (Whizlabs de preferencia, para se preparar para todos os pegas possíveis da prova)

passo 1… se for experiente com java, estuda em 1 mes e meio, 2 no maximo… iniciante talvez mais

passo 2… 2 semanas a 1 mes é o suficiente

concordo.

estudei de 2 a 3 meses o livro da kathy, e fiz 2 semanas de mocks. consegui 73%.

esperava mais da prova, achei o mock que tem no site da editora do livro da kathy mais dificil.

cs.santos0

Iai pessoal, to acabando de ler o livro da Kathy e to com um aproveitamento de 68%, fazendo os questionarios, é a primeira vez q leio o livro, e é claro que vou estudar mais pra melhorar antes de fazer os mocks.

Gostaria de saber, dos que ja fizeram a prova, quais foram os assuntos mais abordados??.. e os mais díficeis??.., ou seja, aqueles que é necessária uma atenção especial.

flw, um abraço!

cs.santos0

Iai pessoal, to acabando de ler o livro da Kathy e to com um aproveitamento de 68%, fazendo os questionarios, é a primeira vez q leio o livro, e é claro que vou estudar mais pra melhorar antes de fazer os mocks.

Gostaria de saber, dos que ja fizeram a prova, quais foram os assuntos mais abordados??.. e os mais díficeis??.., ou seja, aqueles que é necessária uma atenção especial.

flw, um abraço!

LPJava

todos os assuntos atenção especial… principalmente qdo a questao é de threads… mais ele que saber se vc saca de escopo… hehe… entao todos os assuntos sao especiais prinicipalmente as pegadinhas de fundamentos, escopo, controle de fluxo… essas coisas base da linguaguem… caiu na minha bastante api e threads… collection/generics razoavel… nivel da kathy… classe interna apenas 1 questao… OO caiu em todo o exame. Bom recomendo vc fazer o simulado da kathy… e se puder comprar o whizlabs que é mais dificil que a prova… as questoes da kathy… nao sao tao o nivel da prova… algumas sim…mas na prova vc vai encontrar outras mais cabeludas… e tem muito drop na prova… no livro da kathy tem quase nada de questoes que envolve drop. Recomendo tb comprar o livro Certificação java 5, caso nao puder pegar o whizlabs… pq o autor… comprou o whizlabs e traduziu e jogou no livro… hehe ou se preferir o simulado da propria sun, que é mais caro que o whizlabs porem é semelhante demais que a prova.

Assim sei que chato cara… e as cansa… mas se vc fizer uma boa pesquisa…aki na parte de certificação vai encontrar cada dica… da galera que fez… e passou… outras que nao passaram(como eu) que vai ajudar vc quebrar toda essa duvida…e como estudar ? se é preciso ler novamente o livro etc…

flw!! espero ter ajudado…

cs.santos0

Ajudou sim cara…

isso que vc comentou de pesquisar nos outros tópicos eu ja faço isso… :D, é que quis só aproveitar o tópico, mas vlw a dica.

acho que vou me preparar mto mto e mto ainda antes de fazer a prova, ainda num me sinto seguro com relação a algumas coisas como threads e tratamento de erros, mas vou estudar aki.

quanto a esse livro Certificação Java 5 que vc disse, qual é o autor??, vc tem sabe algum link dele???..é melhor do que o Java 5 da Kathy??..

vlw

LPJava

bom… esse livro… ele nao vai ensinar você “nada” é apenas um livro que tem questoes… exercicios… de simulado… na verdade é um simulado movel - é 8 capitulo sendo que 7 com os assuntos da scjp e o ultimo com 3 simulados completos… é semelhante aos exercicios do livro da kathy… porem mais dificil ja que o cara pegou o whizlabs traduziu e fez um livro hhehe… mas eu usei ele para a certificacao e estou usando… em cada capitulo tem resumos dos assuntos… porem é resumo… bem resumidooooooooooooooooo mesmo… para ler o livro vc deve ter lido o livro da kathy… eu recomendo usar ele quando vc está mais seguro para scjp… eu mesmo… so começei a usar ele apos a terceira leitura do livro da kathy( das cinco que fiz - completa). Pois quando li o livro da kathy pela primeira vez… e fui tentar ir para o livro certificação java 5… nem conseguir entender ele direito nem responder as questoes ai deixei… para fazer isso quando tivesse praticado o bastante… e tivesse destruido as questoes do livro da kathy e tivesse ± nos simulados… qdo terminei minha primeira leitura no livro da kathy eu nem passava no simulado da caelum hehe(tb pq eu nao tinha conhecimento nenhum com java… estava fazendo dois processo simultaneo, apredendo java e estudando para scjp, que loucura). hehe Mas se vc ja tem experiencia com java e talz… acredito que nao vai sentir tanta dificuldade… o link abaixo do livro:

http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1479838&ST=SR

flw!

cs.santos0

cara, eu programo em java a 1 ano e 9 meses, infelizmente ainda não trabalho com Java, mas to procurando, e quanto a certificação faz uns 5 meses que eu to interessado, mas faz um mes que comecei a estudar pra valer.
esses simulados da caellum, são bons?..eu tenho um link deles aki, mas num sei se é o msm, tem como vc mandar o link ai?
flw

LPJava

nao… o simulad da caelum nao chega nem a 5% do nivel da prova… é apenas para brincar… porem se o cara nao passa no simulado da caelum o estudo dele nao é está essas coca-cola toda… bom me mande um e-mail que envio uns simulados para vc [email removido] é em pdf… e nivel da prova… porem é ingles eu to usando eles… para minha scjp… pena que nao usei na primeira vez… pq nao tive tempo o suficiente.

flw!

cs.santos0

velho, vlw

ja to enviando um email pra vc.

CarlosEduardoDantas

cs.santos0:
cara, eu programo em java a 1 ano e 9 meses, infelizmente ainda não trabalho com Java, mas to procurando, e quanto a certificação faz uns 5 meses que eu to interessado, mas faz um mes que comecei a estudar pra valer.
esses simulados da caellum, são bons?..eu tenho um link deles aki, mas num sei se é o msm, tem como vc mandar o link ai?
flw

outra coisa… algumas questoes que vi no simulado da caelum não estão dentro dos objetivos da sun pro exame scjp java 5…

tinha questão que tinha que manipular bits de variáveis… que é objetivo da 1.4

CarlosEduardoDantas

cs.santos0:
flw

outra coisa… algumas questoes que vi no simulado da caelum não estão dentro dos objetivos da sun pro exame scjp java 5…

cs.santos0

vlw pela dica!!

Marcio_Nogueira

O livro para a certificação SCJP 5 traduzido pela Altabooks, possui um simulado disponível no site da editora. Baixei o simulado, instalei e estou fazendo a “prova”, como ainda estou no inicio do livro, estou tendo dúvidas. Nada que um pouco de dedicação e estudo não possa resolver.

Marcio_Nogueira

Alguém poderia dar uma dica de material complementar de estudo para a Certificação SCJP?
Um abraço.

Marcio_Nogueira

Me corrija se eu estiver enganado, o tempo para a realização da prova é de 155 minutos?

Eduardo_Negr

Marcio, segundo o site da Sun (http://www.sun.com/training/catalog/courses/CX-310-065.xml) o exame SCJP 6 (CX-310-065) tem a duração máxima de 210 minutos. Já o exame SCJP 5 (CX-310-055) possui 175 minutos de duração (http://www.sun.com/training/catalog/courses/CX-310-055.xml).

E

Olá pessoal.
Estou esudando para tirar a certificação da sun SCJP.

Vcs poderiam me dizer se esse livro é bom para me preparar? algué, ja estudou por ele? e gostarai de saber de alguem que ja tenha a certificação, vc se preparou muito para conseguir passar na prova? quanto tempo mais ou menos?

Obrigado

Eduardo_Negr

Então Elson,

um amigo meu comprou este livro e disse que o mesmo é muito bom apenas como um complemento dos seus estudos, pois é composto, em geral, de exercícios e mais exercícios, sem ficar explicando muito a teoria.

Abraços.

E

Realmente tem muitos exercicios, praticamente é composto so de exercicios…
Valeu
Vou tentar tirar o melhor proveito dele…

Abraço

JMan

anderson.bonavides:
cs.santos0:

Vlw

Eu to estudando faz 3 meses. Dizem que quem tem muita esperiência programando e tudo mais leva 3 meses pra estudar e passar e quem não tem muita esperiência mas já conhece um pouco da linguagêm que é meu caso leva um pouco mais +/- 8 meses.

Axo que é isso.

Cês tão doido… tenho um amigo que estudou uma semana e passou!!! 8 meses… ta maluco…

Oito meses deve dar pra dar uma volta ao redor do brasil de bicicleta!!!

Criado 5 de setembro de 2007
Ultima resposta 9 de set. de 2007
Respostas 45
Participantes 13