Certificação Scrum, Ruby, Agile... x outras

Pessoal, tenho visto mt em blogs de ‘agilistas’, criticas as certificações ala ‘3’ letrinhas (scjp, etc.) … qual a opinião deles perante as certificações de tecnologias ageis, como certificacao ruby, scrum , etc. ?

[]s

So pode ser inveja! as certificacoes Sun Microsystems tem muita procura, e a desses ‘agilistas’? Com certeza nao. 8)

Acho q eles criticam os profissionais que buscam certificações, de maneira geral.

A maioria dos adeptos ao open source hj em dia não defedem o “conhecimento formal”, até pq tudo está em constante mudança em nossa área. Certificações em Scrum, Rails, JRuby, entre outros, hj em dia talvez sejam até bem difíceis de se encontrar, pois são tecnologias e metodologias ainda muito novas (e modernas, comparadas ao Java por exemplo), enquanto tem mta gente ainda correndo atrás de certificações “antigas” como a SCJP que se apoia apenas em conceitos de OO, que já são conhecidos há mto tempo no mundo de TI. Isso pra eles já está muito ultrapassado.

Eu não acho q um ou outro esteja errado, são apenas maneiras diferentes de pensar. Se vc realmente GOSTAR de desenvolver, tiver píque pra estar sempre aprendendo novas linguagens e paradigmas, desenvolvendo projetos open source, contribundo e participando da comudade sem se importar muito com retorno financeiro, acho q vale a pena se juntar aos “agilistas”, caso contrario, é bem plausível e compreensível a idéia de tentar se manter no mercado, aceitando suas exigências ATUAIS.

Acho q o importante, se vc resolver seguir o caminho do mercado de trabalho e das certificações “clássicas”, é não deixar de se manter informado sobre o que realmente está acontecendo de novo na nossa área… e com certeza o lugar certo pra se procurar isso são com o “aventureiros” do código livre hehe :slight_smile:

Colocar uma certificação acima da experiência é ir em direção ao desastre.

É como preferir um programador (ou scrum master) por ele ser formado em ciência da computação ao inves de letras e usar apenas este criterio.

[quote=peczenyj]
É como preferir um programador (ou scrum master) por ele ser formado em ciência da computação ao inves de letras e usar apenas este criterio.[/quote]

eu usaria este critério!

Já ouvi falar que a tal certificação scrum master é um curso “pago” que o cara faz e ao final tem uma avaliação e pronto. O cara é scrum master. Igualzinho as de java :stuck_out_tongue: Na moral tem gente que prefere criticar o quintal do vizinho pra dizer que o dele é melhor :smiley:

A certificação de Scrum Master é assim mesmo… Um curso de 2 dias que custa quase R$2k e no final do segundo dia o instrutor usa critérios (que não sei quais são) para certificar a turma…

Dizem as más linguas que poucos são reprovados… basta prestar o mínimo de atenção no curso para se certificar…
E isso que acaba desvalorizando esta certificação, pois não há um critério rigido e definido para esta certificação…