Certificação Sun Para Programador Java 5 ou Certificação Sun Para Programador Java 6?

Pessoal, analisando o conteúdo de ambas certificações, notei que existe pouca diferença entre o que é exigido na Certificação Sun Para Programador Java 5 com a Certificação Sun Para Programador Java 6. Então minha dúvida é:

Tenho o livro para a certificação 5, porem desejo tentar logo a 6, devo comprar o livro da 6 também ou seria bobeira?

Se a resposta for não, o que devo estudar e onde encontrar o conteúdo que difere-se entre ambas?

Gostaria da opinião dos colegas, afinal $300 doletas + outro livro não é facil de arrumar toda hr neh!

Abraços

Faça a versão 6 e pode estudar pelo livro da 5.

A diferença entre as versões está em algumas poucas APIs que você terá que estudar a mais: NavigableSet, NavigableMap e Console. Só abrir o Javadoc e se divertir!

A lista detalhada de tópicos que vai precisar estudar está aqui:

http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_exam_id=1Z0_851

Apesar das poucas mudanças eu vou ir de Java 6, pois é mais atual.

Pode seguir a recomendação do Sérgio, não terá problemas, eu estava fazendo isso, e vou voltar a fazer logo em minhas férias.

Kra eu fiz a prova 6 estudando pelo livro da Katty Sierra para java 5 e passei.
Faça como o Sergio disse e vc terá sucesso.

Amigo, sem dúvida vai de scjp 6…

As diferenças são basicamente 3. Que eles pedem tu estejas “atento” às modificaç~eos que podem cair na prova.

Aqui tem um link que lista as diferenças(as 3 que comentei).
Mais se vc já manja tudo do java 5, posso te garantir que já é uns 70% pro java 6.

http://ejavaguru.com/scjp6-vs-scjp5.php

Bons Estudos!

Galera aproveitando o tópico…
Comecei com Java e também a estudar pra OCJP, pretendo fazer a prova até novembro ou dezembro.
Estou estudando pela apostila da Caelum e agora peguei o Use a Cabeça!Java pretendo pegar o da Kathy e se sobrar uma graninha o do Deitel.
Minha dúvida é a seguinte: apenas no 6 é em inglês néh? no 5 é português?
Porque não domino inglês, leio pouca coisa… Estudando pelo livro da Kathy principalmente da pra encarar?
Alguem ae ja fez o 6 sem manjar de inglês?

Valeu abraço!

Oi amigo, olha, eu to estudando pra 6 pelo livro da kathy, a versão em português.
Mais creio que isso não é de TOTAL importância pra prova, se vc tem uma noção de inglês e souber reconhecer as palavras-chaves em inglês já é um bom caminho, agora uma estudadinah de inglês sempre ajuda né?

Se você fizer alguns mock exams dá pra ter uma boa noção de como pode ser(assustador, sim), mais depois de ter lido algum livro sobre certificação todo vocÊ acaba ficando mais tranquilo, vai por mim.

Boa sorte e estamos aí pra ajudar e compartilhar experiências, abraços.
:-o :stuck_out_tongue:

Jovem,
Tanto faz a versão da certificação o mais importante é o aprendizado e conhecimento
que irá adiquirir nos estudos o certificado é apenas a consequência.

abs,

Sobre esse preço, você entrando no site da oracle do Brasil o preço fica R$272.

Edit…
É R$ 272,00 apesar de não ter no bolso não é tão caro! :slight_smile:


Opa, valeu pelas dicas…
Mas estou me organizando pra no meio do ano começar um cursinho de inglês, ai já vai ajudar bastante!

Agora uma outra coisa. Não tenho experiência na area e estou no 1º ano da facul, e pretendo terminar a mesma com pelo menos duas certificações relacionadas na area que quero trabalhar, mais enfim… Meu curso exige estágio e se semestre que vem arrumar um já conta, será que a certificação iria facilitar pra conseguir esse estágio?

Valeu abraço!

pelo site da prometric não é 125 U$ (aproximadamente 200 R$)?

É verdade, mas no site da oracle o valor é R$272, não sei como funciona comprando pela prometric.
Sei que comprei pela oracle e deu R$272 + um valor de alguns impostos que saiu num total uns R$312.