! Certificação vs Conhecimento ! O que seria melhor para entrar no mercado?

24 respostas
brunohansen

Trabalho no interior do RJ e gostaria de dar uma passo a mais na minha vida.
Este passo seria trabalhar em uma empresa seria no ramo de desenvolvimento de software.

Estou na area de desenvolvimento a três anos e nunca fui muito fã de cursos e certificações. Gosto mesmo e de ler meus livrinhos, trocar minhas ideias aqui no GUJ, com a galera do trabalho, na facul e implementar meus testes.

Hoje eu sei um pouco de OO, PU, RUP, XP, UML, ANALISE DE REQUISITOS, PADROES DE PROJETOS GOF, GRASP, J2EE, CORPORATIVOS, ALGUMAS COISAS DE J2EE … JSP, SERVLETS, ALGUNS FRAMEWORKS HIBERNATE, WEBWORK e se catar ainda algumas coisas como por exemplo PHP, FLASH, PHOTOSHOP, COREL de quando iniciei na web.

De certificação eu não tenho nada fiz até o curso da SUN sl275 que foi uma merda chato pra caral%%%o não recomendo a ninguem!

Sera que já da pra eu ir para o mercado de uma cidade grande como RJ Capital ou SP Capital?

Estou decidindo entre me dedicar a uma certificação ou estudar um J2EE o que vocês acham que valeria mais a pena?? “Odeio cursos e certificações! mas se for obrigatorio ter eu faço”

Se vocês puderem trocar uma ideia aee…

[]s

24 Respostas

Grinvon

Acredito que certificação é sempre bom, mas é claro, não comprova tudo, o que realmente vale para o mercado de trabalho é a experiência que o profissional tem e pode comprovar.

Mas a certificação pode sim fazer diferença na hora da seleção, mas como eu disse, ela não prova a experiência do cara, e sim o conhecimento dele sobre os assuntos abordados naquela certificação que nem sempre pode concidir com o exigido no mercado.

Roger75

Eu particularmente acho interessante tirar uma certificação pois você acaba estudando alguns tópicos que, talvez no trabalho do dia a dia você não perceba que são tão importantes, mas na hora em que precisar realmente daquele conhecimento específico não terá que sair caçando, pois já vai ter visto nos seus estudos.

A certificação também demonstra que você teve um certo grau de empenho para consegui-la, pois qualquer prova exige dedicação.

Em relação à posição no mercado, acho que depende de qual o nível de responsabilidade você quer assumir e também de qual seria a remuneração salarial que acha justa.

Mauricio_Linhares

Certificações são uma ótima vitrine pra quem não tem experiência comprovada. Além disso, muitas empresas estão exigindo, então é melhor você começar a tirar as suas.

brunohansen

Mas certificação esta sendo muito cobrada na hora da seleção ou conhecimento é mais?

Leandro_BSB

Certificação é conhecimento certificado! Sem ela, a única coisa que você tem é a sua palavra. E, como diz o ditado, quem tem boca fala o que quer.

[]s

Leandro

Mauricio_Linhares

Conhecimento comprovado é mais.

fabeen

Com certeza conhecimento e experiência são mais cotados. Dependendo da bagagem q vc possui, pode se dar bem com mais facilidade, isto sem falar que o network contribui muito tbm…

boaglio

Exato! :slight_smile:

FredMP

Putz! Tô na mesma situação do colega que iniciou o tópico.
Também moro no interior do RJ (Cabo Frio) e aqui é bem fraco na área de desenvolvimento. Por isso tb tô pensando em migrar p/ capital ou alguma cidade vizinha que seja mais industrializada.

Certificações são uma ótima vitrine pra quem não tem experiência comprovada. Além disso, muitas empresas estão exigindo, então é melhor você começar a tirar as suas.

Por isso tô me preparando para a SCJP, pra chegar na disputa de vagas com algum diferencial, embora eu saiba que o principal realmente seja a capacidade de trabalho do indivíduo.

A propósito brunohansen, de onde vc é aqui no RJ?

J

Putz meu irmão, você já é bonito pra dedeu, desse tamanho então…

Agora, na boa, diminui isso ai que chegou a estragar o layout todo…

benflodin

cara o que você achou ruim nos cursos da Sun ?
fiz alguns treinamentos la e gostei muito, mas foi aqui em SP.

P

Olá Bruno.

Pelo pouco que li a seu respeito, vi que você tem bons conhecimentos. E se a minha empresa quisesse te contratar agora, como você comprovaria seus conhecimentos? :roll:

Sacou onde está a “importância” da certificação. Veja bem, eu até concordo que ela “não prova nada”, mas prova que você sabe ao menos o básico. No teu caso, creio que ela será a melhor forma de comprovar aquilo que você já sabe.

Pense bem. Se decidir por fazer a prova, mude sua visão dela. Não vá pra sala de prova com essa emoção negativa (“Odeio prova de certificação…”), pois pode ser que você perca tempo e dinheiro…

P.S.: Se te interessar, dá uma olhada neste post http://www.guj.com.br/posts/list/37533.java

Aquele abraço,

FredMP

:shock:
PQP!!! Foi mal aí, é que troquei de foto e não me liguei no tamanho da dita
cuja! :smiley:

brunohansen

Petrópolis RJ

brunohansen

benflodin:

Cara fiz o SL275 na SUN em SP achei muito basicão para mim so serviu para passar uma semana em um hotel bacana!!!

Achei muito basicão mesmo sou bolado até hoje pior semana da minha vida!!!

brunohansen

pcassiano:
Olá Bruno.

Pelo pouco que li a seu respeito, vi que você tem bons conhecimentos. E se a minha empresa quisesse te contratar agora, como você comprovaria seus conhecimentos? :roll:

Acho que periodo de experiencia é legal, muitas empresas trabalham assim e a meu ver é, a melhor forma de avaliar uma pessoa é coloca-la para trabalhar, ai sim da pra ver se ela serve para o negocio.

Eu sugeriria que vc me deixa-se em um periodo de experiencia na sua empresa em menos de um mes vc ja vai saber se eu sou a pessoa para o serviço!

Isso é uma suposição

benflodin

brunohansen:
benflodin:

Cara fiz o SL275 na SUN em SP achei muito basicão para mim so serviu para passar uma semana em um hotel bacana!!!

Achei muito basicão mesmo sou bolado até hoje pior semana da minha vida!!!

antes de fazer o curso ja conhecia Java e mesmo assim gostei dele sei lá opniao é opniao.

Mauricio_Linhares

brunohansen:
Eu sugeriria que vc me deixa-se em um periodo de experiencia na sua empresa em menos de um mes vc ja vai saber se eu sou a pessoa para o serviço!

Isso é uma suposição

Não vejo mais empresas fazendo isso, a não ser que seja um conhecimento muito específico ou que seja muito difícil encontrar alguém com capacitação comprovada.

As emresas querem o problema resolvido e rápido.

fabeen

Bom, pelos menos aqui em SP, na maioria das empresas, antes de uma entrevista, é realizada uma “provinha” com questões referentes ao perfil que atende a necessidade dela… A partir dessa pré-seleção, vc passa para outra etapa…

FredMP

brunohansen:
FredMP:

Petrópolis RJ

Puxa, eu tava pensando em procurar trabalho aí em Petrópolis ou em Macaé antes de tentar na capital, mas vc disse que tá pensando em sair daí, então as coisas não devem ser as mil maravilhas né? Ou talvez vc já esteja em um nível profissional em que as oportunidades daí não mais o satisfaçam. Bom, como eu vou começar a atuar com Java agora te pergunto: como tá o mercado aí para iniciantes, é possível arranjar algo legal pra começar?

brunohansen

FredMP:
brunohansen:
FredMP:

Petrópolis RJ

Puxa, eu tava pensando em procurar trabalho aí em Petrópolis ou em Macaé antes de tentar na capital, mas vc disse que tá pensando em sair daí, então as coisas não devem ser as mil maravilhas né? Ou talvez vc já esteja em um nível profissional em que as oportunidades daí não mais o satisfaçam. Bom, como eu vou começar a atuar com Java agora te pergunto: como tá o mercado aí para iniciantes, é possível arranjar algo legal pra começar?

Poxa não vejo muita oportunidade aqui, se eu fosse você já que é pra sair dai de cabo frio eu iria para o rio

cv1

Se vc vai contratar um musico, vai querer que ele toque alguma coisa pra vc ouvir, nao vai?

Se vc vai contratar um magico, vai querer que ele faca alguns truques, nao vai?

Se vc vai contratar um escritor, vai querer ler alguma coisa que ele ja escreveu, nao vai?

Agora, pq quando vc quer contratar um programador, fazer ele responder um testezinho de multipla escolha e conversar na entrevista eh suficiente?

Desconfie absurdamente de empresas que nao te dao um teste de codigo DE VERDADE durante o processo seletivo. Eh um grande sinal de que vc vai trabalhar com profissionais bem fajutos.

brunohansen

cv:
Se vc vai contratar um musico, vai querer que ele toque alguma coisa pra vc ouvir, nao vai?

Se vc vai contratar um magico, vai querer que ele faca alguns truques, nao vai?

Se vc vai contratar um escritor, vai querer ler alguma coisa que ele ja escreveu, nao vai?

Agora, pq quando vc quer contratar um programador, fazer ele responder um testezinho de multipla escolha e conversar na entrevista eh suficiente?

Desconfie absurdamente de empresas que nao te dao um teste de codigo DE VERDADE durante o processo seletivo. Eh um grande sinal de que vc vai trabalhar com profissionais bem fajutos.

Falou tudo…

É realmente isso que pode acontecer…

Por isso tenho medo provas e certificações não mede nada!
O ruim que essas empresas (Mesmo as boas) caminha para essas politica ruim de requerer certificações… Entao eu vo buscar a minha!

A SCJP ta $200! Ela já era esse preço alguem sabe ou ta com esse preço por causa da promoção de vc poder bombar uma vez e repetir a prova sem pagar nada?

Leozin

brunohansen:

Por isso tenho medo provas e certificações não mede nada!
O ruim que essas empresas (Mesmo as boas) caminha para essas politica ruim de requerer certificações… Entao eu vo buscar a minha!

Bom, eu concordo plenamente do fato das empresas requerirem certificações como meio de avaliação. Se o cara discorda e se considera muito melhor que um cara certificado, vai lá e faça a prova e pronto! Você já superou o cara e é comprovado que sabe alguma coisa.

A galera gosta de meter pau em certificação, dizer que certificação não é tudo e que profissional que tem certificação muitas vezes não sabe nada. Sim, eu já ví nego MCSD .net fazendo código HORRÍVEL, NOJENTO, parecia um cara que nunca programou na vida.

Certificação vai de profissional pra profissional, mas certificação não significa somente conhecimento em Java ou Oracle ou asp.net. Certificação significa dedicação, perseverança e autonomia, significa vontade de ir a novos horizontes e dedicação ao crescimento pessoal e profissional. Ou vocês acham que é todo mundo que tem saco pra estudar ou se aprofundar numa área?

Criado 1 de agosto de 2006
Ultima resposta 3 de ago. de 2006
Respostas 24
Participantes 13