Tenho algumas dúvidas sobre certificações em java.
1 - Quantas certificações existem em java? São 3?
2 - Quais são elas?
3 - Quais as diferenças entre elas?
4 - Quais são as mais recomendáveis para ter primeiro? Existe requerimento entre elas?
5 - Quanto ganha um profissional em média, com 1, 2 ou mais certificações em java?
1-São 4.
2-Programador,Desenvolvedor,Arquiteto Corporativo e Desenvolvedor
de Componentes
3-http://br.sun.com/service/educacao/certificacoes/java_overview.html
4-Começe pelo começo!!!Programador e Desenvolvedor
5-Isso depende do mercado,e da Empresa…no Rio uns 1,8k para Programador e 3k para Desenvolvedor Web(há diferenças grandes qto a esses valores)
Grinvon
muito obrigado!
O mercado pelo menos está promissor para essas áreas.
danieldestro
As provas de Java Programmer e Web Components Developer são as mais fáceis. Deixe a de Developer e Architect para depois.
hmichel
Alguém sabe onde são feitas as provas. Apenas em Sampa???
Faltou mencionar uma prova… são 5!
Programador, desenvolvedor, desenvolvedor web, desenvolvedor EJB, arquiteto.
Grinvon
Bani, essa de desenvolvedor web, abrange mais as tecnologias como JSP e servlet?
danieldestro
Estou estudando para a prova do Web Components Developers.
Básicamente inclui Servlets, JSPs, Segurança na web, alguns patterns, Tags, etc.
Bani
Eu fiz a prova e é praticamente apenas Servlets e JSP. Mas cai também 3 ou 4 patterns que estão no programa. A parte de “segurança” e tags no fundo é Servlets e JSP do mesmo jeito.
danieldestro
Muitos dizem que fazer as provas de certificação não atestam muita coisa, pelo fato de ser muita decoreba. Eu concordo, mas o fato é que quando você se dedica a estudar, você aprende MUITA coisa e melhora seus conhecimentos.
Com certeza é muito válido pela experiência a mais.
Grinvon
Falando nisso, o que são patterns em java?
Bani
São algumas “soluções prontas” que trazem benefícios para a arquitetura do seu software.
danieldestro
Patterns não são apenas para Java.
Na verdade, como a Bani disse, Patterns são soluções testadas a aprovadas para problemas recorrentes no desenvolvimento de um software.
Se quiser saber mais, leia sobre UML e Design Patterns.
Tem um pessoal que manja muito, que é conhecida como Gangue dos Quatro (GoF - Gang of Four), que são Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson, John Vlissides e os pais do UML - Jacobson, Rumbaugh e Booch.
É bem interessante.
C
chicoria
Aproveitando, quais leituras vocês estão fazendo(fizeram) para o exame de Web Components Developers?
Essas certificações possuem algum tipo de validade? Tipo, depois de x anos tem que fazer de novo?
Bani
Mais ou menos…
Teoricamente possuem, de 3 anos, mas não acho que o mercado olhe muito essa “data de validade”.
dreamspeaker
Como disse a Bani, teoricamente sim. Mas o que vai acontecer de verdade é que, depois de 3 anos, você vai estar sabendo por si só se precisa tirar uma certificação atualizada ou não. Talvez por exigência profissional, ou sei lá o quê.
B
baiano_mg
Nao estou achando uma lista com os lugares onde posso fazer a prova.
Alguem tem algum link com essa lista?