certificação

20 respostas
Grinvon

Tenho algumas dúvidas sobre certificações em java.

1 - Quantas certificações existem em java? São 3?
2 - Quais são elas?
3 - Quais as diferenças entre elas?
4 - Quais são as mais recomendáveis para ter primeiro? Existe requerimento entre elas?
5 - Quanto ganha um profissional em média, com 1, 2 ou mais certificações em java?

Muito obrigado!

20 Respostas

Ironlynx

1-São 4.
2-Programador,Desenvolvedor,Arquiteto Corporativo e Desenvolvedor
de Componentes
3-http://br.sun.com/service/educacao/certificacoes/java_overview.html
4-Começe pelo começo!!!Programador e Desenvolvedor
5-Isso depende do mercado,e da Empresa…no Rio uns 1,8k para Programador e 3k para Desenvolvedor Web(há diferenças grandes qto a esses valores)

Grinvon

muito obrigado!

O mercado pelo menos está promissor para essas áreas.

danieldestro

As provas de Java Programmer e Web Components Developer são as mais fáceis. Deixe a de Developer e Architect para depois.

hmichel

Alguém sabe onde são feitas as provas. Apenas em Sampa???

[]´s

danieldestro

Check this out:

http://br.sun.com/service/educacao/certificacoes/

yo!

Bani

Faltou mencionar uma prova… são 5!
Programador, desenvolvedor, desenvolvedor web, desenvolvedor EJB, arquiteto.

Grinvon

Bani, essa de desenvolvedor web, abrange mais as tecnologias como JSP e servlet?

danieldestro

Estou estudando para a prova do Web Components Developers.

Básicamente inclui Servlets, JSPs, Segurança na web, alguns patterns, Tags, etc.

Bani

Eu fiz a prova e é praticamente apenas Servlets e JSP. Mas cai também 3 ou 4 patterns que estão no programa. A parte de “segurança” e tags no fundo é Servlets e JSP do mesmo jeito.

danieldestro

Muitos dizem que fazer as provas de certificação não atestam muita coisa, pelo fato de ser muita decoreba. Eu concordo, mas o fato é que quando você se dedica a estudar, você aprende MUITA coisa e melhora seus conhecimentos.

Com certeza é muito válido pela experiência a mais.

Grinvon

Falando nisso, o que são patterns em java?

Bani

São algumas “soluções prontas” que trazem benefícios para a arquitetura do seu software.

danieldestro

Patterns não são apenas para Java.

Na verdade, como a Bani disse, Patterns são soluções testadas a aprovadas para problemas recorrentes no desenvolvimento de um software.

Se quiser saber mais, leia sobre UML e Design Patterns.

Tem um pessoal que manja muito, que é conhecida como Gangue dos Quatro (GoF - Gang of Four), que são Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson, John Vlissides e os pais do UML - Jacobson, Rumbaugh e Booch.

É bem interessante.

C

Aproveitando, quais leituras vocês estão fazendo(fizeram) para o exame de Web Components Developers?

chicoria

Bani

Eu estudei pelo SCWCD Exam Study Kit: Java Web Component Developer Certification.

B

Essas certificações possuem algum tipo de validade? Tipo, depois de x anos tem que fazer de novo?

Bani

Mais ou menos…
Teoricamente possuem, de 3 anos, mas não acho que o mercado olhe muito essa “data de validade”.

dreamspeaker

Como disse a Bani, teoricamente sim. Mas o que vai acontecer de verdade é que, depois de 3 anos, você vai estar sabendo por si só se precisa tirar uma certificação atualizada ou não. Talvez por exigência profissional, ou sei lá o quê.

B

Nao estou achando uma lista com os lugares onde posso fazer a prova.
Alguem tem algum link com essa lista?

Bani

http://www.2test.com/tcl/index.jsp

Criado 4 de outubro de 2003
Ultima resposta 8 de out. de 2003
Respostas 20
Participantes 8