Certificações: Decoreba ou avalia realmente o profissional?

25 respostas
rsantik

Estou estudando para obter a certificação .NET e OCJP, vi alguns simulados de provas e etc. Mas percebi algo em tudo isso… é mais decoreba do que saber realmente a plataforma.
Na verdade, o estudo das certificações não condizem em nada com trabalhar realmente na área, os problemas do dia a dia, o desenvolvimento de sistemas do dia a dia e experiências que aparecem durante nosso trabalho, problemas com web service, frameworks de terceiros, problemas com bancos de dados e etc…

Afinal, certificação é apenas um selo que se coloca no peito para dizer que você é bom? Ou isso realmente irá me ensinar alguma coisa?

Abs
Rodrigo Santik

25 Respostas

L

Irá te ensinar muita coisa sim, mas tem coisas que são cobradas que você nunca usara na sua vida de programador,

mas é o que cobram na prova, fazer o que? A certificação importante e temos que passar por isso…

Abraço!

rmendes08

Na boa mesmo, eu não entendo qual é o seu ponto.

Tanto o universo Java quanto .NET possuem uma pilha grande de certificações, acho que Java tem pelo menos umas 10 certificações (Associate, Programmer, Developer, Architect, Servlets & JSP, JSF, JPA, EJB, Mobile, e devo estar esquecendo de algo), cada prova tem um escopo muito bem definido. A OCJP por exemplo, tem bem claro em seu escopo que “avalia se o candidate conhece a LINGUAGEM Java”. Ou seja, ficam de fora da prova quaisquer conhecimentos sobre projeto OO, boas práticas de código, especificações JEE, gerência de projetos, etc. Por exemplo, para cobrir uma parte da JEE você tem pelo menos 4 provas. Então de fato, é impossível avaliar um profissional com apenas uma prova escrita. Na prova de arquiteto por exemplo, você tem que projetar um sistema e defender suas decisões.

Sendo assim, na minha opinião, certificações são um jogo com regras muito bem claras, o que temos na verdade são empresas e candidatos que supervalorizam as certificações.

rmendes08

limaaq:
Irá te ensinar muita coisa sim, mas tem coisas que são cobradas que você nunca usara na sua vida de programador,

mas é o que cobram na prova, fazer o que? A certificação importante e temos que passar por isso…

Abraço!

Me cite um exemplo de algo que cai na prova da OCJP e que você não usa … eu já usei a maioria …

bestlinux

rmendes08:
limaaq:

Abraço!

Me cite um exemplo de algo que cai na prova da OCJP e que você não usa … eu já usei a maioria …

Classes Internas. Não vejo a utilidade disso. A não ser complicar a filosofia KISS

maior_abandonado

rmendes08:
Na boa mesmo, eu não entendo qual é o seu ponto.

Tanto o universo Java quanto .NET possuem uma pilha grande de certificações, acho que Java tem pelo menos umas 10 certificações (Associate, Programmer, Developer, Architect, Servlets & JSP, JSF, JPA, EJB, Mobile, e devo estar esquecendo de algo), cada prova tem um escopo muito bem definido. A OCJP por exemplo, tem bem claro em seu escopo que “avalia se o candidate conhece a LINGUAGEM Java”. Ou seja, ficam de fora da prova quaisquer conhecimentos sobre projeto OO, boas práticas de código, especificações JEE, gerência de projetos, etc. Por exemplo, para cobrir uma parte da JEE você tem pelo menos 4 provas. Então de fato, é impossível avaliar um profissional com apenas uma prova escrita. Na prova de arquiteto por exemplo, você tem que projetar um sistema e defender suas decisões.

Sendo assim, na minha opinião, certificações são um jogo com regras muito bem claras, o que temos na verdade são empresas e candidatos que supervalorizam as certificações.

É exatamente isso… concordo mesmo, o problema é que falam que a certificação é uma merda por que nãoprova que o cara é um bom programador considerando a OCPJP… o detalhe é que isso não está no escopo desta certificação, essa certificação atesta que o cara conhece a linguagem, conhece principios de OO e só… quero ver alguém encontrar argumento para dizer isso da antiga SCJD por exemplo, essa sim atesta que o cara sabe programar bem (e pra ser honesto acho bem difícil você encontrar alguém que a possua), ou então a SCEA, também atesta que o cara conhece muito sobre arquitetura, OO, design patterns… etc …

e quanto a maioria do conteudo da OCPJP não ser usado, é uma “meia verdade” pelo menos 50% do que é estudado é muito pouco usado, porém bastante coisa do que você aprende estudando para essa prova, você sabe como funcionam detalhes sobre coisas que você usa no dia a dia, sobre como funciona certas coisas que muita gente usa sem saber direito como que funciona, tipos genéricos são um bom exemplo disso, você aprende como funciona bem a fundo enquanto que muita gente usa sem intender muito bem como funciona (e isso as vezes ajuda a achar uns bugs estranhos de vez em quando).

Alexandre_Saudate

Flamewar em 3… 2…

rogeriopaguilar

Quando eu tirei a scjp há uns 8 anos atrás isso me ajudou a entrar no mercado, pois não tinha experiência além de um estágio no qual utilizava outra plataforma.
Fora isso acho que ajuda a entender a fundo as apis que você estuda pra prova mas, de fato, não diz se alguém é bom ou não. Aliás, ser bom ou não é apenas questão de esforço e prática, a menos que a pessoa tenha muito talento e não precise praticar muito. Mas isso é assim em qualquer coisa que você fizer na vida.

rmendes08

bestlinux:
rmendes08:
limaaq:

Abraço!

Classes Internas. Não vejo a utilidade disso. A não ser complicar a filosofia KISS

Já no meu caso eu uso bastante. Até classes locais eu já usei. Classes internas são interessantes quando você precisa de classes que fazem sentido em um determinado contexto. Além disso existem as classes internas anônimas que são muito usadas para implementar listener’s.

De qualquer maneira, classes internas fazem parte da linguagem Java. Se são boas ou não vai do gosto de cada um. Mas uma vez que faz parte da linguagem, é natural que ela esteja na prova da OCJP.

bestlinux

rmendes08:
bestlinux:
rmendes08:
limaaq:

Abraço!

Já no meu caso eu uso bastante. Até classes locais eu já usei. Classes internas são interessantes quando você precisa de classes que fazem sentido em um determinado contexto. Além disso existem as classes internas anônimas que são muito usadas para implementar listener’s.

De qualquer maneira, classes internas fazem parte da linguagem Java. Se são boas ou não vai do gosto de cada um. Mas uma vez que faz parte da linguagem, é natural que ela esteja na prova da OCJP.

Depende. Nas novas versões da prova, não são mais cobrados operadores Bitwise. Antigamente era (versões anteriores a 5).

Eu preciso de profissionais que saibam trabalhar com estes operadores e eles fazem parte da linguagem Java. Deveria estar na prova, não ?

Alexandre_Saudate

rmendes08:
bestlinux:
rmendes08:
limaaq:

Abraço!

Tem algumas técnicas apresentadas pelo Joshua Bloch no Effective Java que fazem uso de classes locais (para quebrar longas tarefas sem fazer isso numa classe à parte).

[]'s

R

rmendes08:
limaaq:

Abraço!

Ele quis dizer,não usa tão ‘a fundo’.

Threads,por exemplo.E aquele negócio de manipulação de bytes que não tô lembrando o nome agora :lol:

bestlinux

raf4ever:
rmendes08:
limaaq:

Abraço!

Ele quis dizer,não usa tão ‘a fundo’.

Threads,por exemplo.E aquele negócio de manipulação de bytes que não tô lembrando o nome agora :lol:

Deslocamento de Bit. Operadores Bitwise

R

Obrigado :smiley:

rmendes08

bestlinux:
rmendes08:
limaaq:

Abraço!

ViniGodoy

Eu até entendo o ponto do autor do tópico. Muito código visto na prova de certificação quer medir se você conhece a linguagem, e não tanto se você tem boas práticas de programação. Na verdade, boa parte da prova da OCJP é conseguir ler código porco, ou decorar pequenas nuanças da linguagem. E boa parte do que se vê na OCJP é mesmo decoreba, você pode muito bem substituir por ter um bom livro de referência ao seu lado.

Por outro lado, é importante considerar à quem essa prova se destina. E geralmente, não é ao profissional com vários anos de carteira. Se você está saindo da faculdade, é bem melhor ser também certificado numa linguagem ou plataforma do que só ter seu diploma universitário. Um currículo de um recém graduado é bem “pelado”, e qualquer diferenciação conta para um programador. Isso é um indício de que você não foi só mais um que se formou, mas que também é um cara que está se dedicando à algo (só alunos interessados tiram por conta própria uma certificação).

Além disso, é bom lembrar que a OCJP é apenas a primeira certificação. Há outras bem mais conceituais, e bem mais práticas. Tente tirar uma certificação de System Architect e você verá que o buraco é bem mais embaixo. Na área de redes, há programas de certificação como o da CISCO, que não são para qualquer um. A própria Oracle tem uma certificação pesada em bancos de dados.

VonNaturAustreVe

Como foi dito pelos colegas acima, existem certificações e Certificações, algumas tão pesadas que um profissional sem experiência e tempo para estudar não consegue obtê-la. Agpra uma pratica que venho achando interessante e usar o seu github como currículo, afinal de contas vendo o github tá o código do programador, então o recrutador tem uma oportunidade verdadeira de ver o profissional em ação.

Não gosto muito de certificações, particularmente prefiro a experiência, não é sé com trabalhando/estagio que a experiência adquirida. Uma dica que sempre dou para as pessoas sem nenhuma experiência e com algum tempo livre e a participação em projetos open-source que podem agregam muita experiência e peso ao currículo do que uma certificação.

[]'s

M

O pessoal respondeu ao que eu sempre digo: certificação não foi feita pra substituir experiência e nem pra afirmar se alguém está preparado para o mercado. É feita pra avaliar um conhecimento específico.

Conforme for a necessidade da empresa, a certificação pode ser um diferencial importante ou não, não existe regra e não pretende ser regra. Alguém anima contabilizar o tanto de tópico que diz ‘certificação não substitui experiência’, ‘livro é melhor que certificação’, ‘google é melhor que certificação’, etc? Até parece que tudo isso é mutuamente excludente…

R

O problema eh q pra quem não tem experiencia parece que a certificação eh o ‘Holy Grail’ da TI.

Eu creio que esse tipo de comportamento decorre da vaidade e falta de conhecimento da ‘real’,eu mesmo quando era estagiário e tirei minhas certificações tinha essa vaidade besta,hoje com 7 anos de experiencia nas costas sei pesar bem o real valor das certificações.

bestlinux

O problema eh q pra quem não tem experiencia parece que a certificação eh o ‘Holy Grail’ da TI.

Eu creio que esse tipo de comportamento decorre da vaidade e falta de conhecimento da ‘real’,eu mesmo quando era estagiário e tirei minhas certificações tinha essa vaidade besta,hoje com 7 anos de experiencia nas costas sei pesar bem o real valor das certificações.

Concordo.

Trabalhei em uma consultoria em que o trabalho do cara anterior era “Marceneiro”. Ele tinha somente 2º Grau e tirou a SCJP. Ele entrou na empresa ganhando R$ 6k. Não durou 4 meses na consultoria. No primeiro caso de uso, ele simplesmente não sabia o significado de “Regra de Negocio”.

FernandoFranzini

Qualquer profissional precisa de ambos…

bestlinux

Eu acredito que depois que você pega muita experiencia profissional. A Certificação fica meio “jogada” de lado.

FernandoFranzini

Vai minha humilde opinião de 12 anos de experiência acompanhadas de 26 certificações:
- Experiencia
prova que vc fez algo e ou viveu aquele processo na vida real, mas não prova que fez da melhor forma.

- Cerificação
prova que vc estudou, decorou e assimilou informações mas não prova que fez ou que saberá fazer quando chegar a hora.

- Resumo
Ser um bom profissional = EXPERIÊNCIA + CERTIFICAÇÕES + BOM SENSO.

R

Fernando,qualquer profissional precisa de tantas qualificações quantas puder obter,o problema é esse debate besta “Certificação” vs Alguma Coisa

maior_abandonado

FernandoFranzini:
Vai minha humilde opinião de 12 anos de experiência acompanhadas de 26 certificações:
- Experiencia
prova que vc fez algo e ou viveu aquele processo na vida real, mas não prova que fez da melhor forma.

- Cerificação
prova que vc estudou, decorou e assimilou informações mas não prova que fez ou que saberá fazer quando chegar a hora.

- Resumo
Ser um bom profissional = EXPERIÊNCIA + CERTIFICAÇÕES + BOM SENSO.

concordo em gênero numero e grau… ironicamente, apesar de faltar tanto a experiência quanto as certificações acredito que o que mais falta por ai é o bom senso…rs e é por isso que tem tanta gente ou endeusando certificação ou colocando seu valor como lixo…

rmendes08

marcosalex:
O pessoal respondeu ao que eu sempre digo: certificação não foi feita pra substituir experiência e nem pra afirmar se alguém está preparado para o mercado. É feita pra avaliar um conhecimento específico.

Conforme for a necessidade da empresa, a certificação pode ser um diferencial importante ou não, não existe regra e não pretende ser regra. Alguém anima contabilizar o tanto de tópico que diz ‘certificação não substitui experiência’, ‘livro é melhor que certificação’, ‘google é melhor que certificação’, etc? Até parece que tudo isso é mutuamente excludente…

++

Criado 27 de março de 2012
Ultima resposta 28 de mar. de 2012
Respostas 25
Participantes 12