rmendes08:
Na boa mesmo, eu não entendo qual é o seu ponto.
Tanto o universo Java quanto .NET possuem uma pilha grande de certificações, acho que Java tem pelo menos umas 10 certificações (Associate, Programmer, Developer, Architect, Servlets & JSP, JSF, JPA, EJB, Mobile, e devo estar esquecendo de algo), cada prova tem um escopo muito bem definido. A OCJP por exemplo, tem bem claro em seu escopo que “avalia se o candidate conhece a LINGUAGEM Java”. Ou seja, ficam de fora da prova quaisquer conhecimentos sobre projeto OO, boas práticas de código, especificações JEE, gerência de projetos, etc. Por exemplo, para cobrir uma parte da JEE você tem pelo menos 4 provas. Então de fato, é impossível avaliar um profissional com apenas uma prova escrita. Na prova de arquiteto por exemplo, você tem que projetar um sistema e defender suas decisões.
Sendo assim, na minha opinião, certificações são um jogo com regras muito bem claras, o que temos na verdade são empresas e candidatos que supervalorizam as certificações.
É exatamente isso… concordo mesmo, o problema é que falam que a certificação é uma merda por que nãoprova que o cara é um bom programador considerando a OCPJP… o detalhe é que isso não está no escopo desta certificação, essa certificação atesta que o cara conhece a linguagem, conhece principios de OO e só… quero ver alguém encontrar argumento para dizer isso da antiga SCJD por exemplo, essa sim atesta que o cara sabe programar bem (e pra ser honesto acho bem difícil você encontrar alguém que a possua), ou então a SCEA, também atesta que o cara conhece muito sobre arquitetura, OO, design patterns… etc …
e quanto a maioria do conteudo da OCPJP não ser usado, é uma “meia verdade” pelo menos 50% do que é estudado é muito pouco usado, porém bastante coisa do que você aprende estudando para essa prova, você sabe como funcionam detalhes sobre coisas que você usa no dia a dia, sobre como funciona certas coisas que muita gente usa sem saber direito como que funciona, tipos genéricos são um bom exemplo disso, você aprende como funciona bem a fundo enquanto que muita gente usa sem intender muito bem como funciona (e isso as vezes ajuda a achar uns bugs estranhos de vez em quando).