Certificações: Decoreba ou avalia realmente o profissional?

25 respostas
rsantik

Estou estudando para obter a certificação .NET e OCJP, vi alguns simulados de provas e etc. Mas percebi algo em tudo isso… é mais decoreba do que saber realmente a plataforma.
Na verdade, o estudo das certificações não condizem em nada com trabalhar realmente na área, os problemas do dia a dia, o desenvolvimento de sistemas do dia a dia e experiências que aparecem durante nosso trabalho, problemas com web service, frameworks de terceiros, problemas com bancos de dados e etc…

Afinal, certificação é apenas um selo que se coloca no peito para dizer que você é bom? Ou isso realmente irá me ensinar alguma coisa?

Abs
Rodrigo Santik

25 Respostas

L

Irá te ensinar muita coisa sim, mas tem coisas que são cobradas que você nunca usara na sua vida de programador,

mas é o que cobram na prova, fazer o que? A certificação importante e temos que passar por isso…

Abraço!

rmendes08

Na boa mesmo, eu não entendo qual é o seu ponto.

Tanto o universo Java quanto .NET possuem uma pilha grande de certificações, acho que Java tem pelo menos umas 10 certificações (Associate, Programmer, Developer, Architect, Servlets & JSP, JSF, JPA, EJB, Mobile, e devo estar esquecendo de algo), cada prova tem um escopo muito bem definido. A OCJP por exemplo, tem bem claro em seu escopo que “avalia se o candidate conhece a LINGUAGEM Java”. Ou seja, ficam de fora da prova quaisquer conhecimentos sobre projeto OO, boas práticas de código, especificações JEE, gerência de projetos, etc. Por exemplo, para cobrir uma parte da JEE você tem pelo menos 4 provas. Então de fato, é impossível avaliar um profissional com apenas uma prova escrita. Na prova de arquiteto por exemplo, você tem que projetar um sistema e defender suas decisões.

Sendo assim, na minha opinião, certificações são um jogo com regras muito bem claras, o que temos na verdade são empresas e candidatos que supervalorizam as certificações.

rmendes08

limaaq: