Certificações em Inglês e Mestrado no Exterior

Fala pessoal, blz?

Seguinte… to estudando para ver se consigo um mestrado no exterior e andei vendo que a maioria das instituições na América do Norte usam o TOEFL. Mês passado eu prestei o TOEIC e tirei 750 pontos e estou pensando em fazer um curso intensivo de preparação para o TOEFL e tentar certificar para ver se consigo entrar nos processos seletivos.

Alguém tem experiência com estas certificações?
Tem alguém por aqui que entende bem do processo seletivo para o programa Ciência sem Fronteiras do governo Dilma?

No meu caso eu estudei em universidade particular na graduação (Uniasselvi) e pós-graduação (PUCPR), vocês sabem se rola tbm essas panelinhas de darem preferência para os graduados em universidades públicas, tendo em vista que vc tem que passar pela seleção da capes e cnpq?

Nao sei se vou ajudar muito, mas vou tentar, ok ?

Referente as certificações, crieo que voce possa ir em uma escola de linguas, exemplo Wizard, e consultar com eles, pois normalmente eles tem professores certificados que podem te orientar melhor voce.

Sobre o programa da tia Dilma, nao sei informar, mas sera que algum professor da PUC ou da Uniasselvi nao tem alguma informacao disso ?