Certificações Sun, como que fica agora?

Bom, como muito de voces, tb fui pego de surpresa pela venda da sun, oq eu tinha certeza era q ela n ia ser comprada pela ibm. Eu estava estudando para algumas certificaçoes, scjp, scja, e um tb pra scwcd. Mas eu pergunto, vale a pena continuar a estudar ?- ainda n comprei os voucher.

Como vao funcionar as certificaçoes agora que a sun foi comprada pela oracle ? Elas ainda vao ter o mesmo peso no mercado ?

[quote=guimoz]Bom, como muito de voces, tb fui pego de surpresa pela venda da sun, oq eu tinha certeza era q ela n ia ser comprada pela ibm. Eu estava estudando para algumas certificaçoes, scjp, scja, e um tb pra scwcd. Mas eu pergunto, vale a pena continuar a estudar ?- ainda n comprei os voucher.

Como vao funcionar as certificaçoes agora que a sun foi comprada pela oracle ? Elas ainda vao ter o mesmo peso no mercado ?

[/quote]

Provavelmente vão ficar iguais, pra q q vai mudar? se mudar isso vai demorar não é da noite pro dia.

talvez pq o java n seja mais da sun e sim da oracle, talvez pensem de outra forma …

mas realmente, tb n acho q vao mudar da noite pro dia. E qnt a aceitaçao e o peso q elas vao ter no mercado ?

[quote=guimoz]talvez pq o java n seja mais da sun e sim da oracle, talvez pensem de outra forma …

mas realmente, tb n acho q vao mudar da noite pro dia. E qnt a aceitaçao e o peso q elas vao ter no mercado ?

[/quote]

Com certeza da maneira q está hj o nível de prestígio das certificaçãoes Java no mercado, qualquer mudança deve ser pra melhor.

…Mas veja q se elas ocorrerem, deve ser dentro de um prazo generoso. Deve haver muitas outras prioridades a serem tratadas antes de atacarem esses pontos. Além do mais, não deve ser de interesse no momento retirar o nome da Sun de todas as atividades q a empresa exercia e substituir tudo por Oracle.
Tudo deverá passar por uma reformulação para os novos padrões de qualidade antes q isso seja feito, até para resguardar o nome Oracle.

[quote=brrodo][quote=guimoz]talvez pq o java n seja mais da sun e sim da oracle, talvez pensem de outra forma …

[/quote]

Com certeza da maneira q está hj o nível de prestígio das certificaçãoes Java no mercado, qualquer mudança deve ser pra melhor.

…Mas veja q se elas ocorrerem, deve ser dentro de um prazo generoso. Deve haver muitas outras prioridades a serem tratadas antes de atacarem esses pontos. Além do mais, não deve ser de interesse no momento retirar o nome da Sun de todas as atividades q a empresa exercia e substituir tudo por Oracle.
Tudo deverá passar por uma reformulação para os novos padrões de qualidade antes q isso seja feito, até para resguardar o nome Oracle.[/quote]

Concordo com a opinião, existe assuntos muito mais importantes no “momento” para serem resolvidos do que as certificações, acredito sim que irão mudar mas não agora.

Portanto eu continuo estudando…

De qualquer modo pelo que vi a Oracle apenas comprou e não disse anda de fusão… talvez a Sun ainda seja a Sun mas a dona da Sun é a Oracle.

tomara que seja assim. Entao ainda vale apena tirar as certificoes da sun?

Veja pelo lado otimista. Agora sou certificado SUN/ORACLE!

Hahaha, fica mais forte! Ou sou certificado ORACLE, já que a Oracle é bem mais conhecido que a Sun.

Candidato:
-Tenho certificação SCWCD5.

RH:
-O que é SCWCD5.

Candidato:
-É um certificado emitido pelo SUN.

RH:
-O que é SUN.

Candidato:
-A empresa que criou o JAVA.

RH:
-Ah tá, Vc sabe JSP/Servlets?

Comédia esse pessoal de RH! Se vai entrevistar alguém de Java que pelo menos saiba o básico.

Com com compra da Oracle, acho que vai ficar mais fácil!

Candidato:
-Sou certificado Java/Oracle!

RH:
-Ah tá, aquela empresa de banco de dados né?

[ fui editar o tópico, e o sistema duplicou a mensagem ], parece que temos bug´s !

Engraçado,

passei no exame SCJP, no mesmo dia que foi anunciado a venda da Sun.
Fui fazer a prova pela manhã (não sabia de nada ainda), passei no exame, tava bem feliz, até chegar no trabalho.
Foi quando abri meu email e lá estava “ORACLE comprou a SUN”. Até pensei que fosse piada do povo do trabalho, mas
infelizmente não era.

Mas de fato, acredito que nada vai mudar para pior.
O certificado sempre será visto como a comprovação do conhecimento da linguagem (sem polemicas, por favor ),
independente de quem sejam os donos.

Java sempre será Java!

[]´s

Acho que se houver mudanças no futuro, elas virão para melhorar a situação e não para tirar o prestígio ou mérito de quem já tem a certificação antes da venda da Sun.

Eu estava estudando pra tiras as certificações SCJA e SCJP. Mesmo com a venda, vou continuar estudando e tentar tira-las em julho.

Opiniao minha as certificacoes oracle sao tao boas quanto as da sun, eles exigem treinamentos da oracle que eleva um pouco mais o nivel do profissional certificado, nao estou desmerecendo os profissionais ja certificados, mas acho que dessa forma o nivel dos profissionais certificados eh melhor.

eu ja tinha um voucher vencendo agora em outubro, e estarei em algumas semanas ou meses, retomando estudos para SCDJWS 5.0
para mim, tudo caminha normal, então bola para frente

No dia 24/04 chegou meu certificado da SCBCD 5 e por enquanto ta tudo igual aos outros que recebi (SCJP e SCWCD).
Nada mencionando a Oracle por enquanto! :smiley:

fica tudo do mesmo jeito, ou seja, tudo igual. :wink: