Olá pessoal, tudo certo?
Preciso de uma ajuda de vocês com certificado digital/assinatura digital.
Primeiras duvidas são sobre conceitos, por exemplo:
Eu pesquiso no google o que é e como faz e sempre aparece pessoas falando coisas diferentes, até agora o que eu entendi foi o seguinte:
Lendo este artigo: http://www.guj.com.br/articles/141
Eu vi que certificados digitais não precisam necessariamente ser feitos por essas empresas certificadoras, ICP-BRASIL e afins, podemos gerar o certificado pelo proprio java, usando o keytool, ou seja, eu consigo gerar o certificado digital sem problema, blz.
Esse certificado digital gerado .jks eu posso dizer q é a minha “chave privada”? o arquivo .x509 eu posso dizer q é minha “chave pública”?
no meu caso, vou ter varios usuários acessando o sistema, cada usuário vai ter uma chave pública .x509? ou é uma chave pública e todos usam a mesma?
sempre tem pessoas falando que vc gera varias chaves privadas e uma publica, outras pessoas falando q são várias publicas e varias privadas, por ai vai, qual é o certo na verdade?
1 privada = N públicas?
Agora duvidas sobre implementação, no artigo demonstra como criar o .jks, criar o .x509, criar os metodos e usa-los, mas não mostra como e praq usar o .x509, q seria o caso do usuário que só vai ter a chave publica, quando o sistema receber essa chave, como eu faria para verificar se o texto criptografado com essa chave é válida?
E para criptografar String com a chave pública, é a mesma coisa?
São essas as dúvidas,
Obrigado desde já.
