Certificado Digital de e-Servidor ou e-Equipamento

Olá… Gostaria de saber se alguém já utilizou certificação de e-Servidor ou e-Equipamento

Preciso deste tipo de certificado emitido por uma CA para acessar o web-services da Receita Federal para consulta de CPF.

Alguém poderia me ajduar? Já procurei bastante sobre o assunto e não encontrei nada que ajudasse muito.

Obrigado!!!

Contacte a Certisign ou a Serasa, elas devem vender esse tipo de certificado.

Mas como funciona, eles emitem esse certificado uma vez e eu fico com ele localmente e o utilizo para validar junto a entidade que o esta exigindo?

Valeu!!!

Esse certificado é para ser instalado em uma aplicação rodando em uma determinada máquina, e deve ser renovado uma vez por ano, mediante o pagamento de uma taxa.

Você tem de ficar com ele “localmente”, se é o que você está perguntando.
Não se esqueça de fazer um backup dos arquivos relevantes quando for fazer a solicitação, senão você vai perder seu dinheiro.

Valeu cara… Acho q a empresa aki vai pegar este cetificado com a SERPRO.

Abraços!!!

Fernando bom dia

Estou desenvolvendo a mesma aplicaçao para consulta a receita e tambem estamos tendo duvidas quanto ao certificado, voce conseguiu resolver este problema e acessar o serviço?
Estou imaginando que apos termos o certificado basta instala-lo numa biblioteca de certificados e fazer a devida referencia na aplicaçao?

Agradeço qualquer ajuda.
Alexandre

Fala corsai tudo certo?

Então… Ainda não testei a aplicação mas criei um servidor web services de simulação e instalei o certificado desejado num repositório.
Assim funcionou. Se quiser posso te passar o exemplo, mas basicamente tem que algumas propriedades do System.Properties.

Vc está usando o Axis?

Abraços!!!

Bom dia Fernando

Encaminhei a resposta no seu email, o meu corsai@gmail.com.

Atemais
Alexandre

Fernando, teria como você me passar esse exemplo também?

Fernando boa tarde

Ja conseguiu fazer testes na receita?

Att
Alexandre

Boa tarde,

Ainda não fiz porque estão demorando 3 anos para entregar o certificado :frowning:

O código já está pronto porém não puder fazer os testes.

Quanto ao código de teste que tenho aki, percebi que não vai adiantar para vocês pois foi feito utlizando o framework particular do banco.

Assim que receber o certificado para realizar os testes dou um feedback.

Abraços

Oque posso passar são as classes geradas pelo Axis a partir do WSDL da receita… Isso interessa a alguem?

Abraço

Agradeço, mas tambem ja fiz o codigo, o certificado recebi hoje mas ainda falta efetuar cadastro junto a receita.

quando tiver algum resultado reporto.

Att
Alexandre

Olá pessoal, boa noite!!!

Então, estamos realizando tb a migração de um aplicação para acesso ao novo Web Service da Receita, mas assim como vcs ainda estamos aguardando o tão esperado certificado e-Equipamento.

Minha dúvida é se da forma que estamos setando o certificado irá funcionar ou não.

Vocês poderiam informar como estão setando o certificando na aplicação de vocês e como geraram o .JKS para armazenamento do certificado?

Nossa aplicação foi desenvolvida em Java usando a api Axis.

Obrigado,

rona.dol@hotmail.com

Fernando, Ronadol já conseguiram acessar o serviço??? aqui a coisa esta devagar deve ser ainda por causa do certificado.
Qualquer opiniao é bem vinda

Falou…

Fala Pessoal… Aqui as coisas estão paradas também aguardando o certificado. deve chegar nos próximos dias…

Eu consegui bater na receita e tomar o erro 403 por falta do certificado… Acho que isso já eh um bom sinal…

ronadol, para setar o certificado estou usando o System.setProperties() desta maneira:

public void setCertificado(){
    java.security.Security.addProvider(new com.sun.net.ssl.internal.ssl.Provider());
    System.setProperty("java.protocol.handler.pkgs","com.sun.net.ssl.internal.www.protocol");
    System.setProperty("javax.net.ssl.trustStore","c:/certificados/trustStore.jks");
    System.setProperty("javax.net.ssl.trustStorePassword","trustStore.jks");
    System.setProperty("javax.net.ssl.keyStore","c:/certificados/client.jks");
    System.setProperty("javax.net.ssl.keyStorePassword","client.jks");
}

Algum de vocês fez assim também???

Vocês necessitaram setar um proxy ai também?

Abraço!!!

Outra coisa… Me surgiu uma dúvida que acredito ser banal…

Preciso pegar o certificado da receita e colocar no meu JKS também ou somente o meu?

Abraço

Pessoal boa tarde

eu setei apenas 3 linhas:

System.setProperty(“javax.net.ssl.trustStoreType”, “JKS”);

String keydb = “C:\WebSphere\AppServer\profiles\Custom01\etc\DummyServerTrustFile.jks”;

System.setProperty(“javax.net.ssl.trustStore”,keydb);

Acrescentei na lib jks o certificado raiz brasileira para autenticaçao na web(sem ele da um erro SSLHandshakeException), acrescentei tambem o certificado que foi solicitado ao serpro mas com ou sem ele obtenho 403 forbidden.

Att

Caro Corsai, por aqui as coisas tb estão devagar, acredito que ainda esta semana teremos o certificado. Assim que testar passo as informações para vcs.

Um abraço…

falvesti, primeiramente obrigado pelas informações. Na verdade irei tentar setar o certificado assim como vc fez, assim que tivermos o mesmo em mãos.

Quanto ao proxy tb estou tendo que setar, mas o certificado que pedimos foi para o servidor da aplicação.

Quanto ao certificado da Receita eu tb estou com dúvida se vms usar ou não, pelo que li neste site(http://www.guj.com.br/posts/list/70567.java) ele tb deveria ser informado.

Algumas dúvidas acho que só conseguiremos sanar com o certificado em mãos.

Qualquer novidade eu posto.

Obrigado a todos.