Pessoal
Estou iniciando desevolvimento de software para transmissão de NFEs. Meu sistema será web, jboss.
Tenho muitas dúvidas quanto ao certificado digital. Se alguem puder me ajudar, agradeço.
Eu como prestador de serviços, emito NFEs pelo site da prefeitura de minha empresa.
Como funciona isso? Qual certificado digital é usado? Creio que seja a mesma estrutura que vou precisar ter no meu sistema.
Meu cliente atualmente emite NFEs pelo emissor gratuito do SEFAZ, que é um aplicativo local.
Para transmitir a NFE, ele pluga o token do certificado A3 na USB do micro e segue com o processo.
Como ficaria esse processo num ambiente WEB, já que o usuário vai acessar o sistema de um micro cliente?
Vou precisar comprar um certificado para minha empresa, que será o transmissor?
Enfim, são muitas as dúvidas, nunca trabalhei com certificado digital…Estou boiando…rs
Vou responder alguns pontos mas, como disse o renanpto, dá um pesquisada que já têm muita coisa no fórum.
<troll>coloca o pendrive no servidor</troll> - Falando sério, ou você usa applets, ou usa o certificado A1, que é um arquivo ao invés de token.
Como disse o renanpto, não. Porém… você precisa de um certificado se quiser testar a emissão para valer. Então ou compra um, ou pega emprestado de algum cliente.
O certificado A1 nao precisa ser instalado de fato, basta estar em uma pasta qualquer, entao voce faz a leitura dele no seu código, esta coisa de instalar esta mais para windows, pois ai ele fica no repositorio de certificados do windows, e diga-se de passagem ler ele do repositorio do windows acho que é até mais complicado.
Bom eu ja tive a ideia de fazer um emissor web tambem, e o que pensei foi, ter todos os certificados de todos os clientes no servidor, e a senha armazenada, ai dependendo de quem estiver emitindo lê o certificado do cara e emite a NFe.