Certificado e Assinatura Digital utilizando TOKEN

Olá, onde trabalho estamos com um projeto em fase de analise sobre assinatura digital de documentos eletronicos
utilizando o token e a arquitetura de chave privada e publica.
Ainda estamos analisando em qual linguagem a implementação irá ser feita.
Como tenho preferência pelo Java, gostaria de ter mais poder de fogo para comprar a idéia de fazer no java,
mas infelizmente sei pouco sobre o assunto. Gostaria que alguém me indicasse livros, ou sites com artigos sobre o assunto,
principalmente com implementação. Ou se pudesse, disponibiliza-se um tutorial ou até código com implementação de
assinatura digital em java.
A ideia é a seguinte, teríamos um plugin instalado na maquina do usuario, e esse plugin seria responsavel
pela assinatura e verificacao dos documentos eletronicos (exemplo PDF, ODT etc). Daí a liberdade de linguagem a escolher.

Desde já Agradeço.

A assinatura digital de diversos formatos (PDF, ODT, DOC, XLS etc.) segue padrões diferentes; basicamente é sempre a mesma coisa (PKCS#7 signedData), mas esses formatos têm cada um suas particularidades. Isso é um projeto maior que o que você está imaginando, e normalmente as empresas cobram bem caro por software que faça tais coisas.

De qualquer maneira, veja como a assinatura digital é feita, por exemplo, pelo Adobe Acrobat (formato PDF). Talvez você tenha de comprar uma cópia do Adobe Acrobat (não é o Reader, hein!) só para poder assinar digitalmente PDFs.

[quote=thingol]A assinatura digital de diversos formatos (PDF, ODT, DOC, XLS etc.) segue padrões diferentes; basicamente é sempre a mesma coisa (PKCS#7 signedData), mas esses formatos têm cada um suas particularidades. Isso é um projeto maior que o que você está imaginando, e normalmente as empresas cobram bem caro por software que faça tais coisas.

De qualquer maneira, veja como a assinatura digital é feita, por exemplo, pelo Adobe Acrobat (formato PDF). Talvez você tenha de comprar uma cópia do Adobe Acrobat (não é o Reader, hein!) só para poder assinar digitalmente PDFs.
[/quote]

Não vou mentir pra voce, que tambem penso a mesma coisa que está pensando. Inicialmente tenho que pesquisar e implementar com PDF’s.
Já disseram para o meu chefe do orgao de tecnologia do estado que isso demoraria muito tempo, mas sabe como é chefe querendo mostrar serviço.
Bom nao custa nada estudar, e pelo menos ter base no que estiver falando.
Vou dar uma olhada na assinatura do adobe acrobat.
Ja temos um assinador, mas que nao segue o padrao ICP em .NET, por isso quero estudar o maximo possivel em Java, pois gostaria de implementa-lo em java
e nao dar continuidade no de .NEt
Vlw

http://learn.adobe.com/wiki/display/security/Document+Library