Certificado prova algo?

14 respostas
P

Ae galera, faz tempo que não posto mas andei meio ocupado,

a pergunta é a seguinte, certificação prova algo?

Eu programo em java a um ano ± mas nunca fiz nada dificil, apenas projetos para a faculdade, na verdade so bem leigo em java, sei mais a parte aritmetica mesmo,

Eu to querendo tirar minha certificação, ja li metade do livro da kathy 2 vezes e parei no meio por desanimar

A certificação me adicionaria conhecimento sobre java?

A minha vida profissional melhoraria ? (pergunto isso porque eu penso que por exemplo eu posso pegar um emprego por ter a certificação, mas não dar conta do emprego por não saber realmente programar)

oq voces acham?

14 Respostas

A

Eu, pessoalmente, considero a certificação muito importante.
Como faço seleção de pessoal, as vezes, é muito mais prático você chamar para uma entrevista um candidato que é certificado.
Vou te explicar o porquê !

A prova de certificação não é fácil. Ela requer que o candidato tenha no mínimo as noções básicas da linguagem, quer dizer, no mínimo o cara sabe pra que serve cada tipo de variável, tem noções básicas de orientação a objeto, sabe trabalhar bem com as exceções etc.
Eu vejo muita gente que diz que tem experiência de tempos e não sabe nada. Chega e programa em java como programava em VB (linguição !).

Aqui vai uma dica, tire a certificação. Se anime um pouco e tente mudar o jeito que vc está estudando. Faça pergunta aos fórums de certificação, converse com outras pessoas que também estão aplicando e bola pra frente.

Boa sorte e até mais !

vamorim

No próprio livro da Katty tem uma explicação sobre isso. Mas, vamos lá.

Se Certificação não prova nada, o que então prova?
Sim certificação é uma coisa que você pode mostrar para todo mundo que garante que você tem algum conhecimento.

Na certificação de programador Java da Sun, o que é avaliado é o seu conhecimento da sintaxe básica. Obviamente, essa certificação só certifica que você detem esse conhecimento. Quando você mostra uma certificação para uma empresa você está dizendo: Olha, eu não preciso de treinamento na sintaxe de Java. Mas não quer dizer que você já fez sequer um programa em Java. Ou que fará um bom projeto. Ou que fará uma boa documentação, etc. Para isso existe a certificação de desenvolvedor Java.

Enfim, cada certificação ataca apenas um pedacinho da sua competência profissional. Mas todas também mostram que você é determinado, persistente e não se desanima.

Nem todas empresas olham certificado. Mas a menos que queira tentar emprego apenas nessas empresas, faça a certificação.

Se a certificação adiciona conhecimento de Java? Não. Se você fizer a prova com o que sabe e passar. Beleza. Passou e ponto final. Pega a certificação sem aprender nada. Agora, se você não sabe tudo que é cobrado e não quiser arriscar seu rico $$, ainda mais quem já tem o livro da Katty, estude-o. Estudá-lo não faz você passar, mas adiciona o tão precioso conhecimento a quem não o tem por completo (maioria dos seres humanos).

t+

Rafael_Steil

Eu to pouco me lixando pra certificacao, apesar de ter. Fiz mais por dizer que fiz mesmo… Mas sempre ha empresas que louvam certificados, e elas adoram colocar nas propostas que na equipe tem fulano de tal, certificado de tal e blablabla-de-tal.

Na pior das hipoteses, vc melhora o teu conhecimento geral um pouco mais rapido, ja que eh preciso “estudar” para decorar. Cclaro, nao que seja o correto, mas eh o que grande parte acaba fazendo, e esqueca de 90% depois da prova. Se voce estudar, fizer uns mock exams, deixar passar um mes, entao voltar a fazer o mock e ainda assim tirar uma boa nota, entao vc estara bem melhor na foto :smiley:

Rafael

Luca

Olá

Certificados são realmente muito bons por tudo que já falaram antes. Meu conselho a todos é que se certifiquem mesmo sendo uma completa chatura. Aliás eu mesmo tenho alguns velhos certificados de várias procedências. Mas na verdade acho tolice contratar alguém por ter certificado. Acompanhe meu raciocínio:

Hoje em dia as empresas dependem MUITO dos colaboradores. Está comprovado que mais de 80 a 85% das invasões são oriundas de atos de funcionários ou pessoas ligadas a um deles. Apesar de algumas empresas tomarem aborrecidíssimas medidas para evitar a evasão de software, um funcionário desonesto consegue roubar e revender código com a maior facilidade.

Podia falar mais porém fico nestes dois exemplos para lhe dizer que mais do que ser certificado em Java ou em outra coisa qualquer, hoje em dia é preciso detectar no candidato as seguinte qualidades: honestidade, ética, bons princípios morais e muita vontade de aprender.

Perceber isto exige olho no olho, não dá para captar lendo currículum vitae ou examinando certificado.

PS: Outro motivo para não usar só o certificado para decidir a contratação é porque não basta saber muito porque tudo que se sabe na nossa área vale por pouco tempo. Mais importante é a capacidade e vontade de aprender.

[]s
Luca

P

Vlw galera, me animou um pouco a opinião de vocês,

To voltando a ler essa zica, espero num parar no meio hehe

E

A certificacao prova que vc realmente esta afim da linguagem, seja para ganhar dinheiro ou por “amor” mas provar que vc e bom… isso… fica bem longe…
Mas no mundo dos negocios… ter certificacao e garantia de passar na frente de muitos outros programadores… portanto va fundo e tire a sua…
[]s

Fabricio_Cozer_Marti

E lembre-se Certificação não é o fim e sim o início …

A

Eu tirei minha certificação por considerar um desafio para mim mesma.
Para mim, envolveu muito mais orgulho próprio do que achar que ia ganhar mais ou encontrar um emprego melhor, mas é claro que eu quero isso também pois preciso de dinheiro para viver tanto quanto todo mundo.
Com certeza eu acho que ser certificado significa que você conhece o assunto e que ajuda muito na sua apresentação.
Mas não é só isso mesmo…
Eu conheci java e me empenhei em aprender de verdade e estudando para a certificação eu aprendi bastante coisa a mais.
Acho que muita gente confunde isso, acha que ter certificação pura e simplesmente é uma garantia de salário e não é assim mesmo… precisa ter experiência que eu acho que é muito mais importante, e a certificação é uma ajuda a mais para seu currículo.

A

Com certeza!
A gente tem que fazer jus ao título de certificado. :wink:

E outra…
Depois de tirar a primeira, gostei da idéia e quero tirar outras…
É uma maneira de eu me empenhar nos estudos e aprender cada vez mais… :smiley:

elvishr

Gostei da frase q certificacao eh so o inicio…

Eu vejo a certificacao como uma oportunidade para provar q estou disposto a trabalhar com Java, e que estudei para isso.

Eu trabalho como programador, mas nao com java, se eu ja trabalhasse, maravilha, a certificacao seria um complemento. Mas como nao trabalho, vejo nela um item importante no curriculo para uma empresa disposta a contratar um profissional.

Considero ela tambem importante para o caso:
Nao me contratam pq nao tenho experiencia, nao tenho experiencia porque nao me contratam.

Fabricio_Cozer_Marti

E então Ana! Você pode relatar pra gente como está sendo reconhecida no mercado por ser SCJP!!!
E aiii ?? valeu a pena ???
Por onde estudou ???
Qto Tempo de estudo??
Quais tópicos se mostram mais dispostos a cair prova ???
Existe muita mudança de uma prova para a outra???
E as pegadinhas ?? Foram muitas ??
Qdo vc fez , vc estava 100% confiante ?? 100% preparada ??
Como sentiu q estava preparada para fazer ??
Os simulados são realmente parecidos com a prova??
Como faço pra saber em que nível de Java eu sou ?? existe algum teste
que me diga isso??
E em relação ao 1.5 ??? Ainda posso estudar para a de 1.4 ??
Qual a nova certificação que pretende tirar??

Eitaaa…acho q foram muitas perguntas !! heheheh
Mas responda o que der!!!
Valeu!!!

A

Como já disse, valeu pelo meu próprio orgulho…
No meu trabalho atual eu não uso Java infelizmente, mas já estava fazendo uma espécie de estágio em outra empresa e estarei trabalhando mais tempo lá em breve, mas não por causa da certificação e sim pelo meu trabalho mesmo… como já tinha dito antes não adianta ter um certificado e não mostrar conhecimento.
Estudei pelo livro da Kathy Sierra em inglês, foram 6 meses nas horas vagas, tipo domingo e à noite na semana. Usei os simulados do site JavaRanch, do Marcus Green e do Dan Chisholm.
Cai de tudo, claro, mas não vi tantas pegadinhas não, coloquei no fórum a minha experiência e várias questões que cairam no meu exame, dê uma pesquisada… fiz o exame em 29 de abril deste ano.
Eu fui tranquila fazer o exame e não achei muito difícil, mas com certeza deve ser porque eu estava bem preparada, não 100% mas bastante porque eu estudei mesmo não decorei a matéria.
Os simulados que vêm no CD do livro são mais ou menos o mesmo nível do exame, já os sites que indiquei são mais difíceis mas bons para aprender mais coisas.
A versão 1.5 do exame só sairá depois que o Java5 estiver disponível no fim do ano, então não se preocupe com isso, inclusive os livros e sites se baseiam na 1.4, você não vai encontrar da nova versão ainda justamente porque ainda não saiu, certo?
Já comprei meu voucher para o exame SCWCD 1.4 e estou esperando meu livro chegar no mês que vem, mas já estou praticando no projeto que estou desenvolvendo.

A

Eu encomendei o Head First Servlets e JSP que está sendo lançado ainda neste mês.

Fabricio_Cozer_Marti

Valeu então Ana pelas informações que você esclareceu pra mim, e creio que para mais algumas pessoas, realmente o que importa mesmo é você se desafiar… e certificação é um desafio, e você conquistou mesmo !!!
Parabéns por ser certificada e bons estudos para a SCWCD 1.4!!!

Criado 7 de junho de 2004
Ultima resposta 28 de jul. de 2004
Respostas 14
Participantes 9