Olá. Meu primeiro post aqui. Gostei muito do fórum, principalmente sobre as discussões referentes a mercados e salários. Muitas opiniões diferentes, positivas e negativas, isso ajuda muito pra mim que estou iniciando na área.
Estou no terceiro ano de ciência da computação, já fiz técnico em informática com enfase em programação (Java SE) e estou estagiando com Java Web a alguns meses. Cresci muito na linguagem, não só pelos aprendizados práticos do dia a dia, mas também pela base teórica passada na universidade, que tem sido fantástica. Por isso, me sinto capacitado em estudar por conta para tirar um certificado.
Contudo, algumas dúvidas me veem a cabeça:
-
Qual versão devo tirar: 6, 7 ou 8? Vi que na 6 eu posso tirar certificado OCJP direto, sem requisitos, enquanto na 7 ou 8 eu preciso tirar primeiro o OCJA, dobrando o custo e o tempo de estudo. Ainda é recomendado fazer a 6? Tem diferença entre ser OCJA e OCJP, para o mercado?
-
Caso faça a 7 ou 8, o livro da Kathy Sierra ainda é recomendado?
Agradeço desde já!
O ideal é sempre tentar tirar a certificação mais atual, eu acho que a 7 ou 8 seriam mais indicadas atualmente. Embora sejam duas provas, na verdade o conteúdo foi dividido. Não é exatamente o mesmo conteúdo da OCJA 6 que faz parte da primeira prova da 7 ou da 8.
Para a versão 7 eu sugiro esse livro Oca/Ocp Java Se 7 Programmer I & II Practice Exams, é o oficial, inclusive escrito pela Kathy Sierra.
Já para a versão 6, o livro recomentado é este: SCJP Sun Certified Programmer for Java 6 Study Guide, dos mesmo autores do livro da versão 7.
Sobre a versão 8, ainda não tem um livro para as duas provas eu acho, apenas para a 1ª delas.
1 curtida
Eu também tenho dúvidas sobre isso, aliás, as provas são de acordo com a versão do java ?
Desculpa pela demora, o GUJ não me enviou o email de acompanhamento do tópico.
Sim, a prova aborda todo o conteúdo até a versão referente que você está fazendo. Se fizer a prova para o 8, cai conteúdo até o Java 8, caso faça do Java 7, o conteúdo do Java 8 não cai na prova.
Também indico o mais atual. Além da certificação em si, é muito interessante o que você aprende quando estuda pra tirá-las.