Chamada de trabalho para o JNuke

48 respostas
F

Olá,

o Javanuke, ou JNuke é um dos projetos de software livre mantidos pela equipe do portaljava.com. Ele visa ser um substituto para o PHPNuke, sitema que mantém o Portal Java hoje.

Estamos buscando por pessoas com algum tempo livre, e alguma habilidade em Java para auxiliar no desenvlvimento do JNuke.

Se você possui interesse em auxiliar neste projeto, leia atentamente o texto abaixo.

Passos para ingressar no projeto JNuke:

1. Registra-se no dev.java.net - Este é o portal que usamos para gerenciar o projeto. Tarefas como controle de versões, forum, listas de discussão e acompanhamento de tarefas.

2. Baixe os códigos no CVS e dê uma olhada geral. Não preocupe-se em entender tudo. Apenas familiarize-se com o projeto.

3. Cadastre-se na lista de desenvolvedores brasileiro, para que você possa ficar por dentro do que estamos precisando.

4. Olhe as tarefas em aberto em nosso Issue Tracker.

Qualquer dúvida deve ser enviada para a lista de discussões dos desenvolvedores brasileiros.

Para cadastrar-se na lista de desenvolvedores brasileiro basta enviar e-mail em branco para: [email removido]
Toda a comnicação deve ser feita através desta lista.

Caso não saiba como usar o CVS, há algumas dicas em:
https://jnuke.dev.java.net/source/browse/jnuke/ (é necessário estar logado)

Mais informações em http://www.javanuke.org

IMPORTANTE:

Em qualquer projeto de software livre é importante:

1. CVP - “Coeficiente de viração própria”. Ou seja, procure resolver sua dúvida sozinho ou de formas alternativas como google, foruns e listas de discussões, antes de procurar alguém em específico.

2. Use os meios de comunicação do projeto. Evite trocar informações por e-mail ou instant messeger. A sua dúvida pode ser a de outros também.

3. Não fique desistimulado nos primeiros problemas que encontrar. Faça disto um desafio.

4. Nunca diga “não tenho tempo disponível”. Qualquer minuto que você tenha disponível é útil. Na medida em que você for aprofundando-se no projeto, seu tempo disponível aumenta, pois aquela atividade torna-se prazerosa.

Graus de envolvimento:

Também conhecido de Roles. Existem algumas roles disponíveis nos projetos do java.net, cada uma garante permissões em níveis diferentes aos participantes. Tem tudo explicado no java.net mas, como tenho recebido várias questões sobre isto, vou resumir o assunto aqui.

Observer: Pode baixar os códigos do CVS e visualizar as ferramentas como Issue tracker, forum, etc. Mas, não pode enviar modificações para o CVS. Esta é a role que você deve pedir na primeira vez.

Content Developer: Tem todas as roles do Observer e mais a possibilidade de enviar conteúdo para a página do projeto através do CVS.

Developer: Pode “commitar” no CVS. Este é a pessoa que está autorizada o desenvolver o projeto.
Esta role só é dada depois que você entrar em contato com os developer atuais e mostrar que possui condições de receber tarefas para desenvolver.
Geralmente o processo para ganhar roles de developer é o seguinte:
-Pede roles de Observer.
-Baixa os códigos, estuda eles e detecta algo que aidan está para ser feito.
-Sugere novas funcionalidades ou mostra-se capaz de desenvolver uma funcionalidade que ainda esteja faltando.

Este texto está replicado no wiki: http://wiki.java.net/bin/view/Projects/IniciandoJNuke

48 Respostas

M

Quais seriam as tarefas, eu pergunto para saber se tenho condicoes de ajudar…

C

Eu gostaria muito de ajudar.
Preciso saber quais são os requisitos e as tarefas.

Obrigado.

F

eu quero participar :smiley:

mas n tenho muita experiencia com jsp (ateh agora soh fazendo stand alone e applets), e como to pensando em comecar no jsp creio q essa eh uma boa oportunidade de conseguir experiencia…
vlw

M

bahh… eu quero e muito poder participar! :bocao: … da pra montar uma equipe organizada e botar a mão na massa, ou melhor, no teclado! … gostaria muito mesmo de entrar no desenvolvimento do JNuke, acredito q venha a ser uma boa esperiência em desenvolvimento web com java, eu realmente estou precisando muito de algo sério pra praticar meu Java na web!

:fucando:

P

Gostaria de participar do projeto, uma descrição da forma de trabalho e tarefas seria interessante para esclarecer o pessoal …

Att.
Paulo Paim

A

Tô na mesma situação dos caras aí, gostaria de ajudar, mas não tenho muito conhecimento.

H

Se precisar de mim é só chamar !!!

F

Olá,

editei o primeiro post. foram adicionadas algumas dicas de como ingressar no projeto.

M

ae, frank, eu dei um request project role, ai cliquei uma vez, não vi se deu certo… e cliquei outra… ai apareceu isso ai ó:

Observer Pending approval
Content Developer Pending approval

… to achando uma confusão aqui, não to conseguindo pegar o código pra dar uma olhada, sei la… só consigo carregar o jsp traduzido pra html do servidor… :oops: help.

F

Olá,

o melhor que se pode fazer neste caso é ler todas as instruções na página do projeto. Não é simples e nenhum um pouco intuitivo usar o java.net, portanto é necessário ler os manuais.

Matheus, isto que vc pediu foram Permissões no projeto. Observer pode baixar os códigos, nada mais. Content developer faz o q observer faz e aidna pode editar a página do projeto.

Só estamos habilitando pedidos de “observer”, por motivos óbvios de segurança. Para ganhar roles de “developer”, tem q pedir observer primeiro e baixar os códigos.
Depois que fizer isto, é só mandar para a lista de discussões do projeto uma tarefa que você deseja fazer. Assim ganha roles de developer.

Pode parecer complicado mas, na verdade é muito mais simples do que a grande maioria dos projetos livres. Na maioria deles, vc nunca vira um developer a menos q trabalhe full-time nele.

M

ok, dei subscribe em todas as listas, … talvez eu consiga ser útil na camada view, tentarei me esforçar ao máximo para entender e acompanhar!

:sentido:

C

Olá, vcs poderiam disponibilizar os diagramas uml em formato jpeg? Seria um pouco mais comodo para quem quiser, por exemplo, dar uma olhada sem ter instalar o Jude. Outra duvida, quantos desenvolvedores estão ajudando ativamente hoje?

Até.

F

Olá,

cancao,

há algum tempo atrás comecei a colcoar os UML em JPG no Wiki. SE vc olhar no wiki do projeto(link na primeira página) vai eoncotrar alguns, bem poucos é verdade.
O grande problema é q só geramos os JPG qdo o diagrama está pronto, ou quase pronto. E isto nunca acontece :slight_smile:
Mas, isto é por pouco tempo. Postei uma mensagem lá no forum do projeto falando justamente sobre isto. Vou terminar os mods onde estou trablahando atualmente, e depois vou ficar apenas nos UML, deixando o código para os outros.

Antes desta chamada aqui no PJ, tinhamos 4 developers ativos. Ativos é uma palavra vaga, tratando-se de projetos de soft livre. A maioria de nós fica muitas vezes mais de um mês sem tocar no projeto.
Depois da chamada de trablaho, tem uns 15 interessados.
Destes 15, se 2 tornarem-se commiter já é um grande ganho para o projeto!

M

…vou pegar o JUDE e ver oq consigo entender… :oops:

…tb dei uma olhada em Issue Tracker, e tem isso:

Defect
Patch
Task
Feature
Enhancement

…não achei nada q me explicasse direitinho oq signigica cada um… :oops: :oops: :oops: …to meio perdido pelo java.net…, to mais pra pedra no sapato do q desenvolvedor no projeto… :roll:

F

Oi Matheus,

os diagrams UML ainda tem pouca coisa. Tem muita coisa no códig q não está nos diagramas.

No issue tracker tu tem q executar uma query. Dá para filtrar as querys pro tipo, prioridade, subcomponente, etc… Tem tudo explicado no java.net. é chato de ler e é difícil de entender no começo, por isto já aviso para terem paciência. Sempre q possível vou tentar ajudar aqui pelo forum, ou preferêncialmente pela lista de discussões dev-BR do projeto.

M

valeu pela paciência frank, vou procurar algum help na própria java.net q me exclareça as dúvidas iniciantes… :estudando:

M

…fui fuçar no Issue Tracker pra ver se eu conseguia algo e tomei um laço…, bem, até entendi tudo e tal, como cadastrar uma issue, e oq eu queria fazer nesta issue, mas… acho q a unica coisa q eu poderia fazer seria a parte view do modelo, com o jsp apresentando… ai pra não escrever bobagens nas issues lá, eu preferi não colocar nd! :oops: :oops: :oops:

F

Olá,

só para avisar que atualizei o primeiro post novamente.
Todo o texto que está neste posta também está em:http://wiki.java.net/bin/view/Projects/IniciandoJNuke

ps. Tem bastante novidades no código fonte, procurem atualizá-los diariamente durante esta semana.

A

Precisa ser um expert em Java?

Comecei a estudar Java tem alguns poucos meses…
Comprei o livro Struts e estou dissecando ele. Meu objetivo era aprender Struts com hibernate… daí o meu grande interessante em participar, pra poder estar participando de um projeto interessante, e na tecnologia que estou estudando hje. Mas como disse, sou iniciante…

Já me cadastrei no site, mas ainda estou com certa dificuldade pra baixar os arquivos… MAs chego lá… hehee

F

Olá Alex,

a resposta para sua pergunta pode ser encontrada no link que coloquei no post anterior:
http://wiki.java.net/bin/view/Projects/IniciandoJNuke

A

Consegui baixar os fontes… mas tive que digitar o comando direto…
ou eu fiz besteira ou o comando gerado pelo WinCVS estava errado. :slight_smile:

Valeu…

Agora o duro é entender aquele tanto de pastas… :slight_smile:

F

Olá Alex,

não uso o WinCVS, portanto não sei como lhe ajudar. Eu uso o Cliente de CVS do Eclipse.

É assim que funciona desenvolvimento colaborativo. Agora que sei que há alguém com dificuldade de entender as pastas, vou gerar um documento detalhando elas…

A

Valeu… vai ajudar demais… me senti como um náufrago no oceano no meio de tantas pastas… hehehe exagero não né??

Vou dando um olhada… qdo tiver o documento pronto me avise…

E mais uma coisinha… o que é esse Issue Tracker? é aquela lista de tarefas que estao sendo feitas e as que precisam ser feitas? ou tem algo mais. Mais detalhado?

valeu

D

Acabei de entrar no projeto… vamos ver em que posso ajudar…

P

Gostaria muito de participar, os meus conhecimentos são no momento basicos mas no que eu poder contribuir será uma honra :funck:

R

[color=“darkblue”]Gostaria de ajudar porém não tenho muito tempo disponível para quebrar a cabeça com programação… mas posso ajudar em algo relacionado à UML e banco de dados que para mim consomem menos tempo e massa cefálica hehehehehehehe…
Se precisarem de algo em javascript tbm posso contribuir, pois tenho experiência nisso…
Ah!!! Na parte de programação eu tenho experiência tbm em montar um HTML apartir do banco de dados!!!
O chato é q eu não tenho muito tempo disponível, mas oq eu puder ajudar eu ajudo!!![/color]

[]'s

M

eu tbm queria saber se eu posso ajudar :slight_smile:

seria legal pra pegar experiencia em jsp :slight_smile:

como eu posso saber se eu posso ajudar?
temq registrar pedir role observer e depois se eu conseguir fazer algum codigo bom ir pra developer?

foi isso que eu intendi me corrige se eu tiver errado :slight_smile: vlw

F

Murray,

quase isto. Vc vai ganhar roles de developer quando começar a iteragir com o resto do time através das listas e tiver idéias úteis ao projeto.

A pessoas que apenas faz um código útil envia um “patch” que é anexado ao projeto mas, não ganh roles de developer.

M

ata agora entendi :slight_smile:
esta semana ainda estou meio ferrado :slight_smile: semana que vem pra frente quem sabe eu de uma olhada :slight_smile:

até

M

nossa franklin desculpa ai,
cara eu estou ferrado de coisas pra fazer até no natal ( probly )
a faculdade ferrou comigo, nao pensei que os professores iam dar mais provas ja estava meio sucegado :confused:

bom, quando eu sair de ferias vou olhar :slight_smile:
At+

D

Queria saber em q pé q ta o desenvolvimento… to afim de ajudar pra valer, e o melhor de tudo: to com tempo pra isso!

:rock:

:banda:

M

“darkseid”:
Queria saber em q pé q ta o desenvolvimento… to afim de ajudar pra valer, e o melhor de tudo: to com tempo pra isso!

:rock:

:banda:

opa! desenvolvedor com tempo é raro! procura a gente! heuae, [email removido]

D

Pronto Matheus, ja mandei o email… q faço agora Homi!?

M

[color=“green”]Me cadastrei como Observer… agora tô vendo em q posso ajudar…[/color] :wink:

R

Eu vou querer ajudar também, achei demais a idéia, tenho só uma pergunta , já existe algum documento identificando padrões, frameworks, etc… que serão utilizados?

Falows

M

Da uma olhada no proprio site do projeto :joia:

F

Pessoal,

Faz uns 5 dias que eu pedi o role de observer e ainda não tive resposta…
Isso é normal mesmo ou você não receberam o pedido?

Té mais…

F

feito. Roles fornecidas.

F

Valeu Franklin…
Quase instantâneo…

hehehe

T

Eu gostaria de participar… é uma experiecia muito valida…

A

Não tenho conhecimentos de J2EE, mais gostaria de particpar do projeto.

D

Olá pessoal!!!

Estou curioso, pois as mensagens neste tópico e até mesmo no site https://jnuke.dev.java.net/ estão paradas a um certo tempo.

Gostaria de saber se ainda existe alguém trabalhando neste projeto

Fico no aguardo…

J

Alguém sabe de uma função que tem como parâmetro outra função e a cada intervalo de tempo ela dispara a função que recebeu como parâmetro.

C

Olá Júnior,

sua dúvida não tem nenhum vínculo com este tópico, por favor crie um novo tópico com a sua dúvida.

Obrigado.

V

Se precisar de uma melhora no Design e utilizar tecnicas de AJAX e só chamar. :grin:

M

Precisamos de design, alguém que saiba tableless, webstandards…

S

:grin:

E

To dentro é so chamar

Criado 8 de abril de 2004
Ultima resposta 28 de jan. de 2008
Respostas 48
Participantes 25