mausexdd:
voce tbm pode criar um método abstrato na classe pai
public abstract void adicionaBonificacao();
automaticamente todas as suas classes filhas seriam obrigadas a implementar este método, de maneira
que voce não fique amarrado a uma unica condição .. ex o bonus de um gerente ... dificilmente vai ser igual
ao de um um vendedor ou Presidente da empresa ... o melhor seria criar uma Interface com esse metodo lá dentro
aonde todos os seus empregados implementariam esta face...seria melhor pois lembre-se .. não é recomendado uma herança
com mais de 3 niveis ex. supervisor extends coordenador que extends gerente que extends funcionario...
Tenho uma classe Gerente que extends de Funcionario.
.....
Tenho uma classe Gerente que extends de Funcionario
isto não é uma boa pratica!
pode complicar e muito a interpretação do seu cod em um futuro breve.!
Assim seria melhor com a face...
public class Vendedor extends Funcionario implements IBonifica{
}
Boa tarde a todos.
O ideal mesmo é você utilizar o método abstrato, pois criar uma interface para implementar apenas um método, considero isto disperdício de recurso, a não ser que se vá implementar vários outros métodos abstratos que se encaixem na mesma condição de bonificação.
Aliás, a meu ver, também considero disperdício de recursos voce ficar criando classes de diversos cargos (Presidente, Gerente, funcionário e etc.) quando este dado é um valor a ser armazenado no atributo "Cargo", isto pois, devemos sempre perguntar: Todo Presidente de Empresa e todo Gerente são todos eles Funcionários, ou não :?: :?: :?:
E quando um Funcionário for promovido a Gerente, e ou quando um Gerente for promovido a Presidente de Empresa, voce ficará deslocando dado de um classe para outra dentro da aplicação :?: :?: :?: Como esse dado será então armazenado no banco :?: :?: :?: Será de acordo como o mesmo organograma de classes da aplicação :?: :?: :?:
Mesmo que esse conceito de criar classes para diversos cargos sejam apenas para ilustrar de como funciona o paradigma de Orientação a Objetos, no modo de pensar é errôneo pois estimula equivocadamente o uso desta prática que não é ideal.
A fazer um análise de seu projeto, voce verá que a maioria dos atributos de um Presidente de Empresa, Gerente e qualquer Funcionário, são todos eles iguais, diferindo apenas entre eles de um a sete atributos no máximo, se chegar a dez, é muito.
Um abraço