Chamada JavaScript

Feras alguém ai sabe como posso fazer uma chamada em um metodo dentro da minha Action ?

o que vc quer fazer? Que framework está utilizando?

Se o action está no server, não tem como você fazer essa chamada, mas em um evento javascript no cliente você pode chamar esse método:

(exemplo em richfaces)

<a4j:support oncomplete="seu código javascript aqui" event="onkeypress" action="#{action no bean}"/>

e que ai vc esta usando jsf no meu caso aqui e struts 1,

eu quero num submit fazer a chamada no meu JavaScript minha função vai fazer uma chamada no meu metodo que esta na Action que faz uma requesição no banco e retorna o valor

retorna o valor antes de dar o submit?
no onclick do botao submit?

então é ajax…

mas se for assim é melhor vc chamar o ajax, dar um return false no botão (para não dar o submit antes de voltar o ajax) e aí sim dar um .submit() via js mesmo pra assegurar q venha o valor antes

Voce tem um exemplo disso ?

bom… é assim
no onClick do seu botão vc chama uma função que faz um ajax, e no final da um return false;

essa função ajax eu recomento usar jquery que não precisa de xml nem nada… é bem simples
no google vc acha um monte…

exemplo:

$.ajax({
      type: "POST", //método de envio
      url: url_relativo,  //url que vai processar e enviar uma resposta
      data: "ajax=1",   //parametros 
      success: function(msg){ //rodado quando chegar o ajax com sucesso
        alert( msg ); //msg é sua resposta
        jQuery("#id_do_form").submit();  //agora sim ele da o submit
        }
    });

aqui tem alguns outros modos de fazer:
http://net.tutsplus.com/tutorials/javascript-ajax/5-ways-to-make-ajax-calls-with-jquery/

Bom, sendo um pouco chato, mas se o struts (não conheço ele) implementa uma interface de javascript ajax como, por exemplo, o RichFaces, você está replicando a complexidade (tá, não é tanta assim, mas começa a desorganizar o código) que está encapsulada no framework.

No richfaces, você faria, no onclick do botão, testava uma condição, retornava false se quisesse cancelar a requisição (mesmo que seja Ajax, por exemplo, com um botão “confirm(‘quer deletar?’)”) e true se quisesse que prosseguisse.