Olá…
existe algum tipo de se retornar uma classe atravez de seu nome
ex:
eu tenho em meu banco de dados varios nomes de classe em uma tabela chamada classes, tipo, JPane, JText, JButton
ai eu gostaria de percorrer linha a linha dessa tabela e inserir em um FRAME dinamicamente mas soh apartir do nome da classe, existe algo assim no java??
um exemplo utópico seria assim:
String nomedaclasse="JPane";
frame.add (classe_que_retorna_otra_apartir_do_nome.getClass(nomedaclasse)); //e aqui adiciona o objeto JPane
O que você pode fazer é na mão mesmo… Tem algumas coisas que você pode fazer usando ClassLoader, mas o que usei usava a classe JarFile, JarEntry e Manifest. Na verdade já peguei pronto apenas para adaptar no meu código, eu não fazia nada passando string. às vezes vale apena dar uma olhada nessas classes e ver se você acha alguma coisa. De qualquer forma se não der você pode ter um switch grandinho nesse método xD
Esquece, confundi as coisas :oops:
Class classe = Class.forName("pacote.MinhaClasse");
Object obj = classe.newInstance();
http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/api/java/lang/Class.html
Olá
eu fiz como vc me disse
Class classe = Class.forName(“pacote.MinhaClasse”);
porem como faço agora pra converter a classe retornada q esta do tipo OBJECT para o real tipo dela
exemplo de um problema…
Class classe = Class.forName(“JPanel”);
se eu for inserir a instancia “obj” em um frame vai da problema pq ela não é do tipo component e sim do tipo object…deu pra saca minha duvida?vlw