Chamando um JasperReport criado pelo Ireport no Netbeans

0 respostas
diogenes.leandro

Olá, dei uma fuçada nos tópicos do forum e não achei muita coisa que me ajudasse então aó vai:

Instalei o plugin do Ireport no netbeans, importar os arquivos do jasper e cosegui criar um relatório que funciona belezinha no preview do próprio plugin. É um relatório simples que pega os dados de uma tabela em mysql sem maiores complicações. Bom, esse Relatório recebeu o nome de report1.jasper e está na mesma pasta que as class do meu projeto....
Fuçando nos foruns descobri que pra visualizar esse relatório tenho que :

1 instanciar um JasperViewer que recebe como parametro um JasperPrint
2 instenciar um JasperPrint que recebe como parametro o arquivo jasper e um arquivo do tipo hashMap que pelo que eu entendi contém os dados da consulta pra serem inseridas no relatório.
3 criar o tal do hashmap.

Aí vai minhas duvidas:

Como meu relatório foi criado no plugin já buscando as informações do banco e está funcionando, mesmo assim preciso do HashMap?

Criei esse código pegando um pouquinho de cada lugar mas quando executo diz que o report1.jasper não foi encontrado e dá um ClassNotFoundException.
Aonde estou errando?

Aí vai o código:

public static void main(String[] args) throws SQLException {
        try {
            // TODO code application logic here
    //        FormCadLogin flogin = new FormCadLogin();
    //        flogin.setVisible(true);

HashMap param = new HashMap();
            JasperPrint jp = JasperFillManager.fillReport("report1.jasper", param);
// ja tentei assim também
//JasperPrint jp = JasperFillManager.fillReport("../report1.jasper", param);
            JasperViewer jv = new JasperViewer(jp,false);
            jv.setVisible(true);

} catch (JRException ex) {
            Logger.getLogger(ConexaoBD.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
        }

}

Agradeço desde já a atenção de todos.....

Criado 26 de outubro de 2012
Respostas 0
Participantes 1